domingo, 7 de novembro de 2010

Esmiuçar a verdade

"Dívida de gaveta"

Milhões de euros de compromissos da Câmara Municipal da Trofa estavam escondidos nas gavetas dos Srs. Vereadores do anterior executivo.
Ou seja, faziam-se obras e obrinhas sem cabimento orçamental e, quando as facturas chegavam, as mesmas eram metidas, literalmente, na gaveta não chegando às contas oficiais da câmara.
Por isso, quando a JS denunciou os 38M€ de dívida em Junho de 2009, ninguém imaginava que esse valor estivesse, na verdade, perto dos 70 M€.
Os cidadãos trofenses, os membros da assembleia municipal eram sucessivamente enganados, pois não eram apresentadas as verdadeiras contas.

Resultado? Descontrolo das finanças públicas e muitos fornecedores, empresas trofenses por exemplo, em situação de pré-falência.
Colocaram em causa o futuro da Trofa.

O que está a ser feito para corrigir esta situação?
Cabimentação das dívidas, de forma a verificar a real situação financeira. Só assim é possivel construir um plano de recuperação financeira. Saber onde estamos, para poder perceber por onde ir. Pois sabemos que queremos chegar a uma Trofa melhor.
Pagamento das dívidas mais "dramáticas". Há dividas com origem no ano 2000 e muitos fornecedores em situação preocupante. É importante recuperar a nossa imagem, a imagem enquanto concelho sério e transparente. Além disso, restituir competitividade a algumas empresas trofenses que sofreram com as irresponsabilidades do seu próprio município. Esse está a ser o caminho seguido.


Este é um dos primeiros passos da mudança! 
Assim se constrói uma Trofa de futuro.

9 comentários:

Vilela disse...

Não desistam do nosso concelho. Força e determinação para dar a volta por cima.

Vamos conseguir construir um grande concelho!

Hugo Soares disse...

Engraçado... ningém tem nada a dizer agora?!

Anónimo disse...

Tenho a dizer que nao acredito no ps nem na js, só as contas sendo publicadas é que me acredito. Já chega de mentiras, nao vejo o ps a fazer nada só critica o anterior executivo para se desculpar do trabalho que nao faz dizendo que nao tem dinheiro para nada, assim é muito fácil de governar culpando sempre os outros.

Anónimo disse...

Divida na gaveta esteve o Ps a esconder durante todos estes anos dizendo aos Portugueses que estava tudo bem e o Pais já estava na falencia, isso é que é enganar os Portugueses, deviam ter vergonha de vir com estes comentários se o vosso lider é a pessoa mais falsa e corrupta que existe.

Anónimo disse...

nao estive na asembleia porque nao pude, mas não acredito nesse buraco financeiro, já que estiveste lá e tens acesso aos relatórios do antigo executivo gostava que os mostrasses neste blog.

João disse...

Pois é anónimo, é mesmo uma injustiça não achas? As responsabilidades dos dirigentes anteriores terminaram quando o executivo PS tomou posse não é mesmo? Se houve um endividamento de 66 milhões de euros durante o seu mandato não importa porque agora é tudo culpa da Joana Lima!

As contas não foram publicadas mas estavam bem visiveis na Assembleia Municipal da passada Sexta, quem lá teve pode vê-las! É claro que uma autarquia jovem como a nossa precisa de se endividar para fazer obra porque não tem dinheiro mas não me parece que exista obra que justifique 66 milhões de euros na Trofa. É verdade caro anónimo, esta autarquia não tem mesmo dinheiro e tem muita dificuldade em conseguir financiamento devido á divida dos seus antepassados. Governar culpando os outros não é o método mais adequado mas não poder governar devido aos erros dos outros não pode ser ignorado dessa forma que pretende.

Cumprimentos,

João

João disse...

E já agora Sr. Segundo anónimo, não pense que os líderes anteriores ao actual PM eram melhores que ele, a começar pelo Cavaco, pai do défice e da dívida pública e a terminar nos cobardes Guterres e Durão que fugiram das suas responsabilidades assim que puderam e viram o barco a afundar...

E já agora, dizer que a JS devia ter vergonha por fazer comentários sobre esta matéria pelo estúpido motivo do PM ser falso ou corrupto faz tão pouco sentido e é tão ridiculo que quase nem merecia ser comentado!

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Volto a dizer não acredito nem na joana lima,no seu vice presidente e nos seus vereadores, nem mesmo no Dr. Bernardino Vasconcelos, resumindo não acredito nos politicos da Trofa, só mesmo vendo as contas com os meus olhos é que saberei se esse endividamento é real.

Hugo Soares disse...

Anónimo acima, pronto do teu comentário só posso formular o seguinte: Numa bela manhã, a Presidente da Câmara e os seus Veradores, reuniram-se disseram: "ora bem, para hoje, como não temos mais nada que fazer, vamos inventar um edividamento! Que dia é hoje? 6 de junho?? Pronto é mesmo isso, 66 milhões de euros!" e pronto... Eh pa, santa paciencia, sei que este comentário é completamente descabido e sem fundamento, mas com comentários como os seus, eu só posso responder assim!
Se não acredita no endividamento, porque não vai procurar saber? Está a espera que a JS coloque aqui? A JS até pode colocar e depois você comenta: Não acredito em vocês porque estão a colocar isto porque a Joana Lima mandou...
Um conselho, procure pelos seus próprios meios, mas digo-lhe já, se procurar, prepare-se para encontrar uma verdade inconveniente! Não vai gostar de encontrar...