terça-feira, 9 de novembro de 2010

Esmiuçar a verdade (II)

"A engenhosa derrapagem"

Existe a permissão, por lei, de pagar por "trabalho extraordinário" em cada obra um valor de cerca 25% acima do valor orçamentado. Ou seja, é possível existir uma derrapagem de 25% nas contas de uma qualquer obra.

Pouco compreensível é existir em TODAS as obras derrapagens de 22%, 23% ou 24%, sempre no limite da lei. Isto foi o que aconteceu nos anos de governação social democrata na câmara municipal da Trofa.

Esta é a situação que se verifica em todas as obras analisadas até ao momento.
Por exemplo, no caso do Aquaplace, esta derrapagem significam 1 milhão de euros! Numa obra que atingiu 5 milhões de euros.

No mínimo, estas derrapagens significavam um total descontrolo das contas públicas e um completo desrespeito pelos dinheiros públicos.

Assim se percebe como em 10 anos se gastaram mais de 200 milhões de euros, endividando a câmara municipal em 67 milhões de euros. Milhões a mais...

Que solução tem sido seguida?
Rigor absoluto e acompanhamentos das obras. É inadmissível a continuidade desta situação. Daí que exista uma fiscalização mais apertada e, fundamentalmente, uma maior seriedade na gestão dos fundos públicos.

Assim se constrói uma Trofa melhor e preparada para os desafios do futuro.

10 comentários:

pedro silva disse...

Parabéns Js Parece que de números vocês percebem, estão surpreendidos. Mas então o executivo não faz mais nada senão esta caça as bruxas. Tudo se resume em" Se falarmos muito mal do PSD, nós o PS estamos a salvo". Não precisamos de obra, de metas precisamos é de falar mal de lá esteve. Bem é importante os trofenses saberem a verdade, mas perece-me que as pessoas já perceberam. Pronto, agora é hora de arregaçar as mangas e mostrar o que a nossa Presidente vale. Porque falar só por falar mal do Bernardino não torna a Joana melhor Presidente que ele.

Vilela disse...

Pedro, a questão está nas soluções!
O que está ser feito para salvar a Trofa. E como disse o Sr. vereador das finanças, este executivo já evitou que as empresas saíssem da Trofa!
Isto é um atitude positiva!

Vamos dar a volta por cima

Pedro Silva disse...

Vilela deixe-me que lhe diga que a muito para na Trofa. Espero que que esse Sr. vereador das finanças tenha soluções. Um camarada vosso disse uma coisa interessante no blog dele. Se o PS sempre foi contra a existência da Trofáguas, porque é que não está em extinção a empresa. A mesmo muito a fazer na Trofa, claro que não sei se todos o querem. Porque muitos Sr. estão mais importados com os seus bolsos e com os seus salários dourados. A Trofáguas é bem exemplo disso.

João disse...

Caro Pedro Silva,

Vamos inverter o seu argumento: os Srs. do PSD tentam esconder/dissimular os erros graves que comenteram durante o seu mandato acusando o PS de justificar a terrível situação financeira da autarquia com erros cometidos no passado. Utilizando esse argumento o "PSD também estará salvo", que lhe parece? O que me parece a mim é que estão a aparecer "rabos de palha" a mais no histórico do PSD à frente da autarquia e isso deixa-me preplexo. Se a questão que aqui se aborda for literalmente como está exposta então a obra que fala não justifica o "enterro" total das contas...

Num aspecto tem razão, é importante que os trofenses percebam e saibam a verdade. Quem condenou as contas da autarquia?

Cumprimentos

Pedro Silva disse...

João deixe que lhe diga que é necessário que os trofenses saibam a verdade. Mas não me parece que seja o que estes senhores estão a fazer. Eu não sou afecto a nenhum partido, mas isto a mim parece-me ajustes de contas. Parece-me os sorrisinhos típicos na política. Porque as coisas estão iguais. A cambada continua na câmara. Gente e mais gente e mais gente. Trofa continua a viver de festas, e apresentações públicas. Estas são as minhas dúvidas João. Muda a forma e o conteúdo?

Anónimo disse...

PCP faz + pela Trofa que o executivo actual!!!

leiam o artigo:
http://jornal.publico.pt/noticia/09-11-2010/piddac-do-distrito-do-porto-desceu-de-1032-milhoes-de-euros-em-2005-para-68-em-2011-20579615.htm

FFS disse...

MT BEM PCP FINALMENTE A FAZER ALGO DE UTIL

João disse...

Caro Pedro Silva,

Concordo que possa soar a ajuste de contas. Mas independentemente disso os dados são públicos e é inegável que as contas se afundaram durante o executivo PSD. Se o actual executivo fez muito ou pouco no espaço de um ano não serei eu a melhor pessoa para lhe dizer mas sei que lida neste momento com o problema da dívida que lhe diminui a margem de manobra. Estive na última Assembleia de Freguesia e tive a oportunidade de ver o VIce-Presidente da CMT a explicar o que se tinha passado nas contas da Trofa durante o executivo PSD. E deixe-me que lhe diga que o senhor me convenceu. Até posso estar a ser ingénuo mas os números estão lá e não vi ninguém a contrariá-los. Não sou defensor do actual executivo nem do partido mas também não sou "do contra" como já fui acusado neste blog, por isso posso isolar este tema e perceber facilmente que neste caso específico, o PSD tem muitas contas a prestar aos munícipes...

Anónimo obrigado pelo artigo. É bom saber que alguém faz barulho pela Trofa apesar da pouca mediatização que as suas acções têm. O PCP esteve já do lado da população trofense noutras ocasiões FSS não é a primeira vez! Já os governos PS e PSD não trouxeram metro, nem variante nem requalificação, só nos retiraram fundos e mais fundos. O PS era, inclusivé, contra a criação do nosso concelho...

Anónimo disse...

eu acho que 5 milhoes de euros que custou o aquaplace até é barato, pensei que tinha custado muito mais.

Anónimo disse...

sim, 1 milhão de contos para o aquaplace é bem dado.
pensei que fosse mais caro até, tipo 100 mil milhões de euros

1 milhao de contos é uma pechincha, principalmente se 200 mil contos são de derrapagem