terça-feira, 20 de julho de 2010

O "até já" do Jornal da Trofa


Foi anunciada a suspensão do Jornal da Trofa. O histórico jornal trofense passará a ter edições anuais, deixando as suas edições regulares que, recentemente, tinham passado de semanais para quinzenais.
É uma decisão que lamento profundamente. Tive a honra de durante os últimos meses, a convite da direcção do JT, figurar como colaborador do jornal, e em todas as edições pronunciar-me sobre os mais variados assuntos que influenciavam a vida dos cidadãos trofenses. Agradeço essa oportunidade.
Apesar de lamentar o facto, por toda a carga histórica que se associa ao jornal, esta era uma decisão que se antevia. A crise económica do país baixou os orçamentos das empresas para publicidade, o rigor na gestão dos dinheiros públicos da câmara municipal da Trofa diminuiu as receitas de publicidade por esta via, quando anteriormente este valor era manifestamente exagerado. Mas não foi só a liquidez de empresas e instituições públicas que baixou, o interesse em publicitar neste jornal também decresceu. E neste ponto, há que ser muito claro e não encobrir a realidade, o JT foi-se tornando menos apelativo, muito por culpa das decisões editoriais do jornal.
Existem vários exemplos a dar. O JT nunca foi completamente isento, ao nível da sua direcção. Das jornalistas que trabalharam neste jornal só se pode louvar o seu esforço por uma informação imparcial, contudo, as direcções do jornal que contaram nos últimos anos com elementos publicamente afectos aos PSD, reduziram a qualidade informativa e opinativa do jornal, transformando-o, ultimamente, num espaço de raiva pessoal, mesquinhez política e desvarios inconcebíveis.
Eu, pessoalmente, e a JS, institucionalmente, sofreram com esta atitude. O meu habitual artigo na penúltima edição do JT não foi publicado, para a última edição apenas os colaboradores afectos ao PSD publicaram, e JS viu a sua actividade em Covelas censurada, por ordem expressa da direcção do jornal. Enquanto isso, sobrava espaço para páginas e páginas de opinião pouco fundamentada, afecta à oposição, baseada em boatos e desfasadas da realidade e, em alguns casos pasme-se, opinião não assinada, que prejudicava gravemente a imagem do jornal.
O Eng. Luís Pinheiro, membro da direcção do Jornal, diz que restará na Trofa um jornal “que anda atrás dos factos ocorridos”. Pois bem, o eng. Luís Pinheiro e restante direcção deveriam ter entendido anteriormente que é exactamente para isso que serve um jornal: informar sobre factos ocorridos, e não sobre factos imaginados.
Falar de máfias, falta de democracia, e outros artefactos apenas serve para tentar apagar um facto: o Jornal da Trofa já não era o jornal de todos os trofenses, e os investidores desistiram de um jornal faccioso que perdeu qualidade. Apenas funcionou a lei do mercado, num mundo e numa terra em mudança, enquanto o JT se perdia nas agruras pessoais do velho poder.
Poderão contar com a minha colaboração para reerguer o Jornal da Trofa, para que esta suspensão, seja apenas um "até já".

10 comentários:

Luís Pedro disse...

Excelente artigo. Teremos saudade de ler os teus artigos, Marco.

O teu amigo,
Pedro

Anónimo disse...

Tive oportunidade de ler a ultima edição do jornal, e sinceramente só me deu vontade de rir! o JT tinha-se vindo a tornar num jornal massudo! Artigos de uma pagina inteira, sem uma unica imagem, ou com uma pequena! isso era meia pagina virada já! sem ler... não pode ser, o JT precisa de sangue novo em todo lado (de cima a baixo!) para voltar a ser o que era... independentemente das cores partidárias, gente com vontade de trabalhar e isenta! é isso que o JT precisa..

Anónimo disse...

jornal da camara municipal da trofa

é pena o jornal da trofa encerrar, agora vamos ficar apenas com o jornal camarario noticias da trofa, a senhora do povo conseguiu calar a unica forma que a oposiçao tinha para se exprimir, mas há outros meios de as pessoas falarem o que pensam sem serem perseguidas por este novo executivo camarário a verdade vem sempre acima de tudo.

Anónimo disse...

Em SETEMBRO um novo jornal estará na rua! Um jornal sem medo de Joaa LIMA!Um jornal liderado por trofenses que não precisam de se vender ao poder! Não precisam dos seus favores! Um grup de trofenses com coragem de dizer a verdade! Denunciar! Por a nú a pouca vergonha que se passa no concelho: politiquice nas escolas, favores, luvas, contrapartidas, almoços para desviar variantes,cctas de partido pagas com cheques carecas, dívidas de campanhas eleitorais.. tudo com o novo jornal será notícia.....!

R.Santos disse...

isso nao era um jornal...era a revista Maria.
A Trofa precisa de um jornal de qualidade! isso é que pode sustentar um jornal!

Anónimo disse...

Maria! Sim uma revista Maria! À imagem de quem nos governa!!!!! Poder´ser algo mais cultural se excluirmos a Maria das notícas....!!!!!!!

Luis Pinto disse...

o JT que volte, mas agora como um jornal a sério. chegou-se ao ponto de ninguem ler aquilo. tanta opiniao facciosa? estragaram o jornal
E atenção ao NT, que vai pelo mesmo caminho. Os comunicados do PSD aparecem sempre nos melhores sitios, e a manchete desta semana é inacreditavel.

João disse...

Os blogs da JS e da JSD são um autêntico cantar ao desafio de demagogia e propaganda. A JS acusa o JT de ser faccioso e afecto ao PSD, a JSD tece acusação similar ao NT. É igual!!! Mas afinal de contas querem atirar areia aos olhos de quem? Ambos os jornais tinham claramente vincadas as suas opções políticas. Continuam a dar lavagens sucessivas ao povo. Agora só o PS/JS tem esse poder...

No entanto, e com o JT fora de cena, é claro que nos focamos no NT e é grave constatar a ascenção da sua antiga directora a assessora da senhora Presidente. E ao mesmo tempo cai o JT...estranhas coincidências...

Deixem se de guerras parvas, de jantares pagos pelos contribuintes, de torneios de futebol e de festas e festinhas que raramente tem em conta aquilo que as populações jovens pretendem. Acabem com os tachos (8alguém vai negar a ascenção de vários ilustres jovens da JS para cargos na Trofaguas e afins quando os que eram afectos ao PSD foram (alguns) eliminadas? Façam política, deixem-se de palhaçadas..

Saudações DEMOCRÁTICAS (ainda alguém sabe o que isso quer dizer?)

P.S. escrevo isto em ambos os blogs, vamos ver quem censura. Pessoalmente tenho pior ideia da JS que já me censurou um comentário.

P.S.2 Se estivesse o PSD no executivo a história seria igual só que com protagonistas diferentes. Se bem que nunca se viu cair nenhum orgão de comunicação social na era Bernardino Vasconcelos..

Anónimo disse...

por este andar, qualquer coisa que feche as portas neste conselho terá sempre o dedo da joana lima?? especuladores, vamos com calma pois se por um lado culpam a joana lima por outro se poderá culpar a falta de financiamento camarario por o bernardino ja não estar no poder... Acho que o povo da trofa mostrou bem o que queria nas ultimas eleições, estavam fartos da podridão que existia na trofa, agora e so esperar 4 anos para ver no que da...

Anónimo disse...

Quem ficou a ganhar com o fecho do Jornal da trofa?

- Vera Araujo (proprietaria de 50% do Noticias da Trofa)
- Joana Lima que fica sem "oposição" jornalistica.

Note-se que:
Vera Araújo (proprietaria de 50% e ex-directora... deixou o cargo ao esposo e vai trabalhar para a Câmara.

Onde está a independência do Noticias da Trofa? Alguem com 2 palmos de testa não vê o q se passa?

Quanto está essa Senhora a ganhar para se calar... coisa que não fazia no mandato antigo (contra Bernardino Vasconcelos)?
Quanto ganha para censurar o que é publicado no jornal?

Está claro que a vida lhe corre agora de feição... mas ao custo de se vender!?

Será ético esta postura?
Bastará abandonar o cargo no jornal para se tornar isenta e não exercer qq tipo de influência no lugar onde é proprietaria e onde meteu o marido a director?

E o conflito de interesses?
Não importa?

Enfim... Vai mt mal este mundo.