quinta-feira, 8 de julho de 2010

Inovação: Trofa apresenta o seu vinho "Castro Trofa"

in Metro News
A Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, aproveitou a cerimónia de inauguração da Expotrofa 2010, realizada no passado dia 3 de Julho para apresentar o Vinho Verde Castro Trofa.

Contando com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, a Autarca Trofense deu a conhecer o novo Vinho Verde Loureiro Castro – Trofa, através de uma breve apresentação seguida de uma prova, acompanhada com uma degustação de diferentes queijos.

O Vinho Castro Trofa foi criado como homenagem ao Monumento Histórico Castro de Alvarelhos, situado na Serra de Santa Eufémia, no Concelho da Trofa.

O Castro de Alvarelhos vem desde os tempos pré-romanos, em que controlava um vasto território que se estendia do Oceano Atlântico à Serra da Agrela e do Rio Leça ao Rio Ave. Na época romana passava por ali a via entre Cale (Porto) e Bracara Augusta (Braga), de que ainda existem alguns marcos miliários.

O Vinho Verde Castro Trofa, Branco Loureiro, engarrafado na Adega Cooperativa de Santo Tirso e Trofa, com um volume alcoólico de 11,5%, é de Denominação de Origem controlada (D.O.C.), o que significa que é um vinho de alta qualidade com número limitado, obtido a partir de castas constantes de uma lista aprovada, provenientes exclusivamente de uvas produzidas numa região determinada.

É desta ampla terra trofense, fértil em recursos naturais e de clima ameno, que surge o Vinho Castro Trofa, de carácter fresco e leve.

A produção do Castro Trofa é mais um trunfo de promoção turística e prosperidade do Concelho da Trofa, sendo um factor forte para dar solidez a uma produção económica com sentido e futuro.

A Câmara Municipal da Trofa faz mais uma aposta nos produtos da região, valorizando a promoção do Concelho e dos seus produtos, como forma de desenvolver o turismo e, consequentemente, o tecido económico trofense

O trabalho da Câmara Municipal da Trofa já é reconhecido. Com este espírito empreendedor a Trofa está no caminho do desenvolvimento.

Sem comentários: