terça-feira, 27 de julho de 2010

Assim se constrói uma Trofa melhor - Futebol Amador

Os rumores infundados... e as novas ideias!
Os rumores que alastraram no concelho sobre o fim dos campeonatos concelhios acabaram por se revelar infundados, mas houve alterações que se aplicaram do ponto de vista financeiro. Artur Costa referiu que com a mudança do poder político surgiram "novas estratégias, novas ideias e falta de dinheiro quer da Câmara quer da Associação de Futebol Popular da Trofa". As dificuldades, segundo o responsável, incidiram no pagamento dos seguros desportivos dos atletas: "Tivemos imensa dificuldade até que a Câmara estivesse em condições de nos poder facultar o dinheiro do contrato-programa, mas depois as coisas encarreiraram. A autarquia tratou do dossier do futebol amador e tudo acabou em beleza".

Um caso paradigmático... com menos dinheiro faz-se mais pelos jovens!
A alteração do molde para o encerramento dos campeonatos também foi resultado do ajustamento financeiro encetado pela autarquia. Com a festa popular, os atletas e dirigentes apenas tiveram que desembolsar dois euros, quando no ano passado o jantar de gala obrigava ao pagamento de 15 euros, "50 por cento comparticipado pela Associação de Futebol Popular". A alteração foi uma aposta ganha, considerou Artur Costa. Quem comunga da mesma opinião é Teresa Fernandes, vereadora do pelouro do Desporto e Juventude. A autarca esteve na festa juntamente com a presidente Joana Lima e ao NT/TrofaTv sublinhou as vantagens do churrasco. "Toda a carne, bebidas e pão foram oferecidos para a festa, que juntou mais pessoas, porque não estão aqui só os atletas, mas também as suas famílias. Para além disso, as associações podem trazer as outras actividades que desenvolvem", referiu.


Teresa Fernandes quis deixar claro que "em altura nenhuma" a autarquia "pôs em causa a continuidade do futebol amador", no entanto salvaguardou a necessidade "de haver consciência de que as verbas que eram atribuídas não vão ser possíveis". "A Câmara estará sempre ao lado do futebol popular e das associações", asseverou.

E termina com uma nova mudança positiva:
Futebol Amador com mais dois escalões na próxima temporada

Fonte Noticias da Trofa, com Comentários JS Trofa

3 comentários:

Nogueira da Costa disse...

Torneios de futebol gastam dinheiro da câmara?

Primeiro: Já ouviram falar de patrocínios? Tratando-se de actividades com visibilidade há sempre empresas interessadas!

Segundo: O grupo de jovens "Jovens Unidos" (de S. Mamede do Coronado) organiza todos os anos um torneio de futebol amador que não só não custa nada como dá lucro para suportar grande parte das outras actividades do grupo.

Se quiserem aprender como se faz apareçam, está a decorrer... a final é este sábado na escola primária da Feira Nova.

A GASTAR dinheiro com actividades que GERAM dinheiro não admira que estejamos nesta situação!

Anónimo disse...

mais um "enginheiro"!

1º Torneio é uma coisa, campeonato é outra.
2º Se tens patrocinadores interessados em patrocinar, apresenta-los. os jovens da Trofa agradecem.
3º Se estamos nesta situação, é por culpa de antigas gestões ruinosas.

Daniel Lourenço disse...

Caro Nogueira agradecemos muito essa tua sugestão mas sabes quanto é que custa SÓ os seguros dos atletas?
Mais de 40 mil Euros por ano à câmara.

Agora ainda achas que o torneio de S. Mamede consegue cobrir as despesas do futebol amador?