segunda-feira, 5 de março de 2012

O que a oposição "não entende" (I)

É o Executivo Municipal socialista responsável pelo aumento da dívida da câmara municipal ?
Não!
Muito claramente: as responsabilidade assumidas pela câmara municipal da trofa são sensivelmente as mesmas, contudo a dívida, em termos absolutos, aumenta (e vai continuar a aumentar) pelas seguintes razões:

  1. Juros da dívida anterior. A câmara da Trofa não tem receitas suficientes para pagar a dívida deixada pelo anterior executivo. Por essa mesma razão, em Junho de 2009, a câmara da trofa foi proíbida de financiar-se junto da banca, dada a dimensão gigantesca do problema. Não podendo pagar todas as dívida, com a receita actual, os juros crescem, aumentando a dívida.
  2. Dívida de Gaveta. Este é o aspecto mais dramático da anterior governação da câmara: obras, serviços e fornecimentos que se faziam sem registar devidamente na contabilidade, ou seja, dívida escondida nas gavetas e que agora aparece a ser reclamada. Por isso é que o prazo médio de pagamento a fornecedores também aumenta: quando surge em 2012 uma dívida de 2008 ou 2009, por exemplo, isso vai aumentar dramaticamente a média do prazo de pagamento a fornecedores. Juntando a isto há ainda milhoes de euros de obras efectuadas, impossiveis de pagar legalmente, pois não foi feito o devido processo camarário. Gestão negligente e moralmente criminosa, foi a marca do PSD na Trofa até 2009.
Este assunto foi explicado já várias vezes em diversas assembleias, mas a oposição continua a insistir esquecendo de ler os seus próprios números. Mas os números são claros: o aumento do prazo médio de pagamento a fornecedores demonstra que a dívida é fruto da negligência do passado e o esforço na poupança dos gastos de despesa corrente e no pessoal mostra que se está a avançar no bom caminho para restituir credibilidade à Câmara Municipal da Trofa.

Seriedade, credibilidade e transparência: marcas do PS na Câmara Municipal da Trofa.

Não são necessárias máscaras quando se dá a cara pela verdade!

28 comentários:

Anónimo disse...

Mas para a oposição estas verdades "doem para caramaba"

Anónimo disse...

*caramba

Anónimo disse...

Vocês quando estavam na oposição perturbavam muitas assembleias, mas a JSD abusa! Conseguem roçar a má educação! E sinceramente, a culpa é do presidente da Assembleia Municipal que não põe mão neles!
Relativamente ao tema do post, nada a acrescentar, fiquei esclarecido!

Anónimo disse...

AHAHAHAH que engraçados! deixem de ser mentirosos pá! tenham vergonha na cara! ó marco, escreve só um comment de cada vez se faz favor!

Anónimo disse...

À menina raivosa que foi insultar a sua Presidente de Câmara no final da Assembleia... aos gritos de é MENTIRA... é MENTIRA... recomendo vivamente que veja o seguinte link do minuto 1.13 a 2.00 para ver quem mente...

DOI DE CARAMBA...

Anónimo disse...

http://www.trofa.tv/pt/play/3-atualidade/208-governo-nao-quer-acabar-com-as-freguesias

Nogueira da Costa disse...

Oh Marco eu já não me meto nisto há algum tempo, e há mais do que isso não comento aqui, mas haja paciência.

1 - Se a situação fosse essa que descreves, se a dívida fosse tão grande que só continuaria a aumentar e não havia maneira de lhe dar a volta, quereria dizer BANCARROTA, e já teriam sido accionados os mecanismos próprios para lidar com essa situação.

2 - Repetir essa de que as coisas são assim, nasceram assim, e que o executivo actual não tem nem poder nem responsabilidade alguma, é só triste. Se não há vontade política, ou pior, CAPACIDADE para resolver a situação, demitam-se por favor e cedam o lugar a outros.

Vamos deixar de ser ridículos, sim?

nuno ferreira disse...

Rui, já foram accionados esses mecanismos. A Trofa está em saneamento financeiro. Isso já foi comunicado em assembleia municipal. Qual a dúvida?

nuno ferreira disse...

ridiculo é mentir como faz a oposicao! os numeros sao mais que claro. Só uma cegueira é que nao permite ver.

Nogueira da Costa disse...

Ah já foram accionados mas a dívida continua a aumentar. Há alguma explicação para esse fenómeno então?

Deve ser uma dívida super especial de corrida, que nem com o mecanismo apropriado ela diminui. Vai ser preciso chamar o FMI especialmente para a Trofa querem ver?

Ninguém vos está a responsabilizar a Joana pela dívida, só pelo que tem sido feito desde que tomou posse!

Eu tinha vergonha de chegar a esta altura e continuar a deitar a culpa para o "governo" anterior. Só espero para o bem da Trofa que quem venha a seguir seja melhor!...

Anónimo disse...

Quem é o artista que vem para aqui apoiar-se me notícias de links da TrofaTv?

Meterem um link da TrofaTv com uma noticia?

Ficaríamos mais agradecidos se colocasse um link do LOLtuga, sempre tem noticias e posts mais credíveis!

Dora disse...

Rui, nao sei se tem alguma ligação partidária daquelas que cegam as pessoas. Mas relembro que quem falou da divida agora foi o PSD e não os socialistas. E sim, estao a atirar responsabilidades a Joana Lima por uma divida que nao é sua.
O PSD continua mais preocupado em defender o seu passado do que apresentar propostas para o futuro.
Quanto à divida, é verdade. Ela vai aumentar sempre (mesmo com TROIKA o do estado portugues tambem aumenta). A Trofa nao tem receitas que cheguem para pagar os juros!!! Além de toda a divida de gaveta que anda a ser investigada pelos orgaos competentes...

Nogueira da Costa disse...

"Dora" apesar de me assumir militante do PSD (por razões ideológicas) não sofro de qualquer tipo de cegueira, nem nunca fui justamente acusado de tal.

Será pedir muito que os poderes eleitos se deixem de faits divers e trabalhem? Que assumam as suas responsabilidades e tentem resolver os problemas em vez de apresentar uma atitude de "está tudo lixado e está, vou é aproveitar o meu mandato que alguém um dia há de solucionar isto"?
E sim, a dívida É DA CÂMARA! Não é a Joana que tem que pagar a dívida, é a Câmara, é da responsabilidade do executivo camarário essa dívida, e quem se candidata está a assumir isso. De que serve ao contribuinte alguém que se candidata para chegar lá e dizer "não fui eu que fiz, não sou eu que vou limpar"? Chame-se então quem tem a responsabilidade de limpar! Eleja-se o PSD que esses pelo menos não têm desculpa para não trabalhar!

E eu fico completamente pasmado com a desculpa das "dívidas de gaveta" quando no início do mandato pagaram dezenas de milhares de euros por uma auditoria exaustiva às contas públicas (não sei o valor exacto, mas uma auditoria custa qualquer coisa dessa ordem), apuraram valores, e agora vêm com a história das "dívidas surpresa".

Estão a dizer que gastaram dezenas de milhares de euros para NADA?

Dora disse...

Rui, está a colocar as questões e a dar respostas. Sim a auditoria serviu para isso: estimar o montante da dividade de gaveta, essencial para avançar o saneamento financeiro e resolver de vez os problemas, que é o que esta camara tem feito.
Quem falou da divida foi o PSD, desta vez, novamente.
Começo a duvidar da sua clareza de ideias (ser militante de um partido explicará isso?). Será mais um que tem um ódio de estimação a uma mulher do povo, que de um balcao de café lutou, aprendeu e cresceu até ser eleita pelo povo para a camara municipal?
Tel algo contra a subida do povo ao poder? Ou só os ricos podem ser presidentes?
Os factos são tão claros que nao compreendo as suas duvidas.

Dora disse...

Antes de atacarem deviam ler os jornais, ler as informações do site, ir as assembleias. Senao fazem o papel que o Rui esta a fazer.

José Santos disse...

Rui,
Se tens conhecimento que houve uma auditoria, devias ter conhecimento que houve uma sessão pública de esclarecimento sobre o resultado das mesmas. Eu estive presente nessa reunião e não vi lá ninguém afeto ao PSD (talvez porque provavelmente depois do que se viu lá, aquilo poderia correr mal pra eles).
Nessa sessão pública, fiquei a saber que a Câmara terá que fazer cortes de forma a obter uma “poupança” de 5milhões de Euros durante este ano! E essa poupança só vai ser possível com cortes nas verbas atribuídas a Associações e Juntas de freguesia, cortes na despesa pessoal e etc…
No que dizes relativamente à dívida de gaveta, as coisas são muito simples: aparecem todos os dias novos credores na Câmara, e como deves imaginar, a entidade auditora não consegue contabilizar isso, tendo em conta que foram feitas obras e prestados serviços sem requisição em papel. Não sei se me faço entender..

J M R Silva disse...

Joana deita os abaixo! Doi lhes muito ver uma dona de cafe presidente mas todos temos muito orgulho na forma como lideras a Trofa!!!
VIVA A TROFA!!!!!!!!!!!!!!! VIVA A JOANA!!!

Anónimo disse...

Dizia O Miguel Relvas Como chegamos ate aqui?
Nao vamos chorar sobre o leite derramado.
A Menina Rainha das Tshirts que deixe de ser mimada e desça do seu trono de porcelana Branco e imaculado.
Já agora deixe de ser ridicula e fale sem ser aos berros.
Que falta de um banho de humildade que esses meninos queques precisam.
Assinado : 20comer

Nogueira da Costa disse...

"Dora" já vi que estás a todo o custo a tentar baixar o nível da conversa. Boa sorte com isso, sim?

Zé, eu fui à assembleia municipal onde houve uma apresentação exaustiva dos resultados, se é dessa que estás a falar estava lá muita gente do PSD e JSD.
Aliás quanto a essa sessão, há uma coisa que se chama "trabalhar os dados" de modo a os apresentar de forma a que signifiquem alguma coisa para a audiência, em vez de os massacrar com números a seguir a números que só os adormece. Sugiro que prá proxima consultem o Marco, ele sempre andou na FEUP e terá, imagino, umas noções disso.

Quanto ao resto estás a contradizer o "Dora", que nesse ponto axo que tem mais razão: A auditoria não pode ter sido só para fazer contas de somar! Houve concerteza uma estimativa das tais dívidas de gaveta, as coisas não são feitas com 0 registos, mesmo não sendo contabilizadas há maneira de procurar essas dívidas.

Agora no improvável cenário de a auditora ser incompetente, e as estimativas não terem sido bem feitas: queres que acredite que 2 anos e meio depois o volume de dívidas que aparecem "todos os dias" é alguma coisa de significativo? Há gente que prestou serviços no tempo do anterior executivo e só 3 anos depois é que se lembrou de apresentar a factura à câmara?

Dora disse...

Sim, Nogueira.
Exemplo: divida à Amave, 3 milhoes (acho eu). A divida é de 2002. Só agora foi apurada nas contas da camara.
Por isso sim, ainda hoje surgem dividas dessa data.
Mas quere exemplo melhor do que o tempo médio de pagamento? Veja isto: num ano o tempo medio de pagamento aumentou 200 dias. Num ano! Ora isto só é possivel, se surgirem facturas com datas superiores 600 dias! (passou de 200 para 400 em apenas um ano) Ou seja, cairam factura de vários anos agora em 2011!
Quantas vezes terá de ser explicada esta situação ao Rui?

Dora disse...

Eu sei que é imcompreensivel. Mas incompreensivel é a forma como o PSD governou a camara durante 10 anos!

José Santos disse...

Não Rui, não me referia a essa. Nessa também eu estive. Referia-me sim, a uma sessão de esclarecimento que decorreu um dia a noite no Auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. E quem falou à população foram apenas os auditores da Delloite!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Zé, dedica-te a ganhar a junta de Covelas

Anónimo disse...

nao pode anonimo, com a agregação isso é impossivel ahahah
Por isso é q estes senhores sao contra a agregação, tao a ver as juntas a fugir xD

Vem para aqui estes defender quem lhes deu emprego, grande lata
tenham vergonha! so aqui andam porque precisam de emprego!

Anónimo disse...

Oh zé, vai pentear macaquinhos!

Anónimo disse...

Mais uma vez deixo o meu comentário neste blog. Cada vez mais vejo e tenho a certeza que alguns jovens da trofa infelismente não sabem o que é politica! Verdadeira politica. Não é isto de dizer mal uns dos outros, de andar a "atirar" as culpas sempre para os outros e não tentar pelo menos assumir alguma responsabilidade.
Meus caros da JS chega de atitudes "infantis"!!! Não se trata de apagar o passado mas sim de ver e pensar no futuro! Então não foi "essa mulher do povo, a empregada de balcão" que sabendo bem de como estavam as contas da camara prometeu tudo e mais alguma coisa só para chegar ao poder e quando lá chega: NÃO FAZ OBRA NENHUMA!!! NÃO SE VÊ NADA!!! Desculpem mas essa senhora não foi a pessoa que nós trofenses elegemos.
E se querem estar na politica aconselho-vos a todos a aprender um pouco mais de politica e acima de tudo de cidadania.

Francisco

Henrique S disse...

Quem está a virar a cara à luta? A presidente está na luta e está a vencêla
mas há algo q tem ser dito: a divida declarada era 2009 era de 38 milhoes. Hoje sabe-se q atinge os 68 milhoes!
Sei q vamos devolver a Trofa aos Trofenses! Em frente!

Anónimo disse...

Francisco = Ana (catched)