domingo, 19 de dezembro de 2010

Junta de Freguesia de S.Mamede do Coronado organizou grande evento natalício

Muitos deverão ter duvidado à partida, mas a Festa de Natal de S.Mamede do Coronado está a ser um grande evento.
Com cerca de 85 expositores e centenas de visitantes, esta festa constitui um grande sucesso, enchendo de satisfação o socialista José Ferreira, presidente da Junta.

Com o apoio da Câmara Municiapal, esta festa atrai muita gente a S.Mamede, demonstrando uma nova dinâmica associativa e cultura que há muito não se sentia no concelho.

Mais um exemplo que é um município mais vivo!



7 comentários:

João disse...

Boa iniciativa, é sempre bom saber que se fazem coisas fora do "centro do império". Só não percebo (e nunca hei de perceber) porque é que todas as festas que se fazem no concelho, á excepção da semana da juventude/viver trofa, apenas contemplam música popular. É uma pena mas nesse aspecto estaremos sempre muito atrás da realidade do país. Anunciar um evento que, no que diz respeito à juventude e muito pouco atractivo, chega a ser um contrasenso num blog de uma juventude partidária. Ou então é apenas uma forma de publicitar qualquer tipo de evento promovido pela CMT. Sejam mais focados naquilo que realmente importa na vossa zona de influência: juventude. E encarem isto como uma crítica construtiva e não como um ataque. É bom deixar as coisas claras antes que chegue por ai algum exército de anónimos a dizer a porcaria a que 90% da sua equipa já nos habituou.

Cumprimentos,

Filipe Martins disse...

Viva João,
Estou de acordo contigo em alguns aspectos, em outros não. Então vejamos:
1. porque é que todas as festas que se fazem no concelho, á excepção da semana da juventude/viver trofa, apenas contemplam música popular: Na minha opinião, e já o disse anteriormente, para chamar os jovens da Trofa, é preciso trazer os djs da alta noite, ou as bandas dos morangos, a meu ver, os jovens da trofa não se satisfazem com bandas de garagem, o que na minha modesta opinião está errado, pois há por aí muita "banda de garagem" com sons muito bons!
2. Anunciar um evento que, no que diz respeito à juventude e muito pouco atractivo: não estou de acordo, mesmo sendo um blog de uma juventude partidária, acho que a JS faz muito bem em divulgar todo o tipo de eventos, pois tenho a certeza que, mesmo sendo o publico alvo do blog, os jovens, há muitos menos jovens que também lêm o blog...
3. é apenas uma forma de publicitar qualquer tipo de evento promovido pela CMT: Este evento não foi organizado pela CMT.
4. concordo plenamente com a tua expressão "centro do império", sou totalmente a favor da descentralização de iniciativas, porque a trofa é muito mais que S.Martinho e Santiago.

Os meus parabéns à organização, e repito, acho que a JS faz muito bem em publicitar iniciativas para todas as idades...

Cumprimentos

João disse...

Caro Filipe,

De acordo no que diz respeito aos pontos 2, 3 e 4. No ponto 3 falei sem conhecimento de causa e talvez tenha sido desajustado. Não obstante, não seria a primeira vez que o blog publicita iniciativas da CMT, coisa que não aconteceria se fosse o executivo PSD no poder. Não fui suficientemente assertivo a transmitir a ideia, terei outras oportunidades. Relativamente ao ponto 2 chamo apenas a atenção para a necessidade de sermos honestos: nem 15% dos jovens trofenses se interessam pelas actividades contempladas neste cartaz.

Mas o que me importa na tua resposta é o ponto 1. Não sei que idade tens. Eu tenho 26 e lembro-me bem de quando tinha 15, 16, 17 e havia concertos de bandas de garagem quase todos os meses (às vezes mais que uma vez por mês). Podes ter a certeza absoluta que enchiam sempre. Depois vieram as politiquices e os concertos foram sendo proibidos na Junta de S. Martinho, depois no ciclo e no liceu, e finalmente passou a haver zero. Convém ainda salientar que os grandes impulsionadores deste movimento eram os jovens da JCP, na altura a única juventude que fazia coisas e sem orçamento, longe dos financiamentos de que a JSD e a JS são hoje alvo. Os dj´s da moda até podem chamar uma franja mais "pré-adolescente" da juventude trofense mas garanto-te que se voltassem a haver iniciativas a sério as pessoas aderiam. Falta coragem de romper com algumas convenções e preconceitos.

Cumprimentos

Filipe Martins disse...

Lembro-me perfeitamente dos concertos de Ectovult e etc... Eram outros tempos! Ainda há pouco falei com um amigo sobre isso, e as gerações de hoje, a diversão chega-lhes a porta, não procuram, por isso se tornam demasiado selectivos, se não forem aqui, vão a outro sitio..
Acho que os tempos em que tinhamos 16, 17 ou 18 (somos da mesma idade), eram completamente diferentes, nós queriamos era nos divertir, e aproveitar a idade que tinhamos... hoje eles não são assim, o que faz com que iniciativas sem grandes nomes se tornem um pouco fracassadas!

João disse...

Estamos a falar a mesma língua, percebes bem o que quero dizer! Tens razão naquilo que dizes mas não tenhas dúvidas que se nunca se tivesses fechado todas essas portas ainda hoje haveria um certo "culto" por esse tipo de iniciativas. Garanto-te que muita gente da nossa geração ia marcar presença e também te garanto que há por ai muita gente mais nova que alinhava de certeza. Eu conheço uns quantos. Até porque o fenómeno morangos com açucar/música electrónica comercial é residual: parece ser mais abrangente porque são os eventos mais publicitados noutra escala mas não passa dai. Simplesmente são as poucas opções que existem!

Armindo Azevedo disse...

Saudações,

Quero desde já felicitar a Junta de Freguesia de S. Mamede do Coronado por ter tomado esta iniciativa de trazer às suas terras estas festividades populares, se assim se pode chamar. É óptimo ver que as gentes de S. Mamede, de toda a Trofa e dos arredores continuam a contribuir para este tipo de iniciativa, tanto presencialmente como monetariamente. As artes locais: artesanais, musicais, etc, devem ser reconhecidas e acarinhadas por todos, pois são um marco da nossa cultura e são algo de deve perdurar junto das gerações vindouras. A identidade de uma terra nunca deve ser perdida!!

Mais uma vez, parabéns. Espero que estas iniciativas continuem a disseminar-se por todo o concelho, aliás como tem vindo a acontecer.

Daniel Neira disse...

Excelente iniciativa. Espero que se criem as condições necessarias para que prolonge por muitos anos.
É sem duvida bom indicador de que a "trofa" não é s.Martinho e S.Tiago.
Parabens amigo José Ferreira