segunda-feira, 25 de outubro de 2010

19 Milhões de Euros a mais = 64 milhoes

Fruto do incontido despesismo durante o ano eleitoral de 2009, a Câmara Municipal da Trofa ultrapassou em 19 milhoes de euros, todos os limites legais de endividamento, correspondendo a um endividamento total de 64M de euros.

O município da Trofa é mesmo o 5º com maior excesso de endividamento, isto num concelho com apenas 10 anos de história.

Este descontrolo implica a redução das transferência do estado para a Trofa (menos receitas) e a impossibilidade de contrair financiamento externo (empréstimos da banca).

Uma irresponsabilidade de 10 anos que prejudicou o futuro da Trofa.

Só a Mudança permite recuperar o tempo perdido.

14 comentários:

Anónimo disse...

hahahahaha,acordaram agora? a culpa é daquele americano maluco do dinheiro fácil,foi toda a gente nacantiga...estado,autarquias,bancos,Empresas,familias...agora queixam-se, isto tá tudo fo....do, temos para muito tempo.Comecem todos mas é a trabalhar, e bem, para pagar as dividas.

João disse...

pois é anónimo, desse e de outros. Mas se é verdade que o anterior executivo é mais responsável que o actual pelo buraco orçamental da autarquia, não é menos verdade que os sucessivos governos PS e PSD do pós-25 de Abril foram incompetentes e não souberam aproveitar o dinheiro que veio da UE em quantidades industriais. A rotatividade PS/PSD às frente dos destinos deste país foi o fracasso total e cada vez é mais difícil perceber as diferenças entre os estilos de governo dos dois partidos. Mas do que os especuladores que mantêm a economia mundial refém de interesses corporativos, as fracas lideranças deste país e o gigante do sector público que têm vindo a alimentar com reformas milionárias para altos cargos são os cancros da nossa sociedade. E sobre isto nem PS nem PSD abrem a boca...

Anónimo disse...

não arranjem já desculpas para a má gestão que está a fazer este novo executivo, pensem é em trabalhar mais e deixarem de pensar só na politica e nos tachos, aprendam a por a nossa terra acima de todos os interesses..

Anónimo disse...

Pelo que ouço dizer o nosso 1º ministro vem á trofa inaugurar a nova estação até ao fim do ano, faço um apelo a todos os jovens de todos os partidos que nesse dia estejam na estação para repugnarem a gestão que tem feito este 1º ministro no nosso pais, levem faixas,megafones,pamfletos, temos que mostrar que a trofa não está a dormir, temos de voltar a ser trofenses guerreiros.. vamos todos lutar pela trofa.

gabriel fernandes disse...

Já que o primeiro vêm cá aproveitem para perguntar pelo tal metro que está cada vez mais a kilometros de distancia...

Gabriel Fernandes

João disse...

Concordo: vamos fazer barulho se ele cá vier! Vamos mostrar o nosso descontentamento. Mas e se for o Sr. Cavaco a vir cá fazer campanha para as Presidênciais, será que não devemos também fazer uma manifestação e pedir contas por toda a porcaria que fez? O nosso problema é estarmos a pedir contas aos políticos em vez de nos juntarmos em organizações apartidárias que se preocupem apenas com os interesses das pessoas independentemente da sua cor política. Para reivindicar aquilo que é nosso temos que fazer barulho fora das estruturas partidárias. Só assim teremos independência para nos fazermos ouvir!

Anónimo disse...

Só a Mudança permite recuperar o tempo perdido.(Diz o texto).
voces acham que a joana lima tem capacidade intelectual para mudar alguma coisa?????????

Anónimo disse...

"...e a impossibilidade de contrair financiamento externo (empréstimos da banca)." - Então vocês que são contra a dívida, já querem pedir emprestimos para aumentar a divida?
Ai os Marotos!!!
A dívida agora é de 19milhoes? Está a baixar, e muito... ainda a pouco diziam que eram 64...
Daqui a pouco vão descobrir que têm é muito dinheiro no cofre...

Anónimo disse...

Mas afinal onde é que está o tal documento que diz que temos 19M de dívida em excesso? O único que vi dizia apenas que tinhamos 34 milhões de dívida total, o que comparado com o resto das câmaras não é nada de especial!

João Miguel JS disse...

Boa noite
Aos senhores que fizeram comentários sobre o primeiro-ministro apenas digo isto, só sabem falar do que está mal, que vão fazer barulho quando ele vier a Trofa, e etc etc...
Deixem soluções para resolver os problemas que o país está a atravessar. Isso já não dizem...
Não é de admirar comentários deste género, só podem ser feitos por PPD'S.
Enfim...

João disse...

Boa noite João Miguel,

É engraçado que te revoltes contra as criticas ao PM e peças alternativas/sugestões de melhoria para o país quando no post que dá origem a todos estes comentários, é a própria JS da qual fazes parte a apresentar um problema e, ao invés de apresentar soluções, remata o comentário com "Uma irresponsabilidade de 10 anos que prejudicou o futuro da Trofa.". Porque não sugeres ao autor do post que apresente soluções em vez de criticar o executivo anterior e sacudir a água do capote? Eu até concordo que este concelho está "enterrado" devido à má gestão PSD mas não precisas de ser incongruente para fazer valer a tua opinião.

Já agora que raio é a "mudança"? mudança para aqui, mudança para ali...e que tal explicar o que é a mudança? Pessoalmente ainda não vi nada...

Cumprimentos

Anónimo disse...

"19 Milhões de Euros a mais = 64 milhoes"

Oh Marco, tu não digas a ninguém que andas na FEUP, nem uma conta de somar lá vai?

Limite de endividamento: 16 milhões
Fonte: http://www.portalautarquico.pt/PortalAutarquico/ResourceLink.aspx?ResourceName=2009_LIMITES_AO_ENDIVIDAMENTO_POR_MUNICIPIO.pdf

Montante total em dívida: 35 milhões
Fonte: http://www.portalautarquico.pt/PortalAutarquico/ResourceLink.aspx?ResourceName=EVOLUCAO_DO_ENDIVIDAMENTO_LIQUIDO_POR_MUNICIPIO.pdf

E agora a fabulosa equação diferencial:

35 - 16 = 19

Sim, há 19 amais, mas não são 64 no total como a Joana Lima vem apregoando, é quase metade disso!

João Miguel JS disse...

Boas João
Sobre as mudanças, significa mudanças em tudo, não vou dizer quais, não é não as saiba, porque sei mas deixo te a pergunta para pensares...

João disse...

Olá João Miguel,

Obrigado pela tua resposta. Pena não teres dito nada! Porque dizer que existem mudanças em tudo e não dar um único exemplo é realmente muito elucidativo. Acima de tudo, é o tipo de resposta que espelha bem aquilo que é a nossa classe política, pessoas que não sabem muito bem o que andam a fazer, tipo o palhaço Tiririca, recentemente eleito deputado federal no Brasil. Com a diferença que o Tiririca teve a humildade de dizer claramente que não sabia o que fazer enquanto deputado! Se eu pensar nessas mudanças não me vem nada a cabeça...a Trofa continua parada, as obras públicas de relevo são aquelas que são decididas a níveis superiores ao autárquico, continuam a haver favorecimentos, continua a não haver infraestruturas para jovens, o metro não vem para a Trofa, a CMT está cada vez mais endividada mas ninguém trabalha à Sexta à tarde porque não é preciso! A que mudanças referes te referes João Miguel? Se calhar até vocês estão um pouco baralhados, não?

Cumprimentos,