quarta-feira, 5 de maio de 2010

Juventudes Partidárias - Uma oportunidade Cívica


Se eventualmente perguntarmos a muitos jovens o que acham da vida política, as respostas podem ser das mais variadas, mas todas terão o mesmo contexto: “Não percebo/gosto nada de política” ou “É tudo uma cambada de mentirosos…”
Mas, a meu ver, creio que deveríamos ver as coisas noutro prisma, noutra perspectiva. Para mim, pertencer a uma juventude partidária é uma das melhores, se não a melhor, formação cívica que um jovem pode ter. Aprendemos a ver o mundo com outros olhos, ficamos mais sensíveis, mais atentos aos problemas afectos a nossa rua, a nossa freguesia, ao nosso concelho, ao nosso país.
Alguém que pertença a uma juventude partidária, seja ela de que orientação for, chega à conclusão que ao fim de algum tempo, depois de sucessivas tertúlias com camaradas mais velhos, “os seniores partidários”, tem uma bagagem cultural maior, e com o passar dos tempos, a capacidade de reagir, de enfrentar qualquer situação é maior. A política dá-nos aquilo que no dia-a-dia chamamos de “traquejo” para a vida.
O eleitor jovem deve ter um papel activo na política. Deve mostrar trabalho, mobilizar. Os jovens devem ter uma participação activa na gestão autárquica, marcando presença nas assembleias de freguesia e municipais, ouvir, compreender, e se acharem necessário, intervir, sem medo de apresentar o seu ponto de vista. Intervir criticando, apresentando propostas, soluções, não apenas intervir para criticar por criticar.
Mas, contudo, é de importância fulcral que os tais “seniores” referidos anteriormente apostem e confiem nos jovens, preparando-os para lidar com problemáticas como o meio ambiente, o emprego, o lazer, o associativismo, etc.. Os jovens são os principais agentes de futuro, e esta “aposta” nos jovens é uma forma de lhes mostrar que na política “não é só uma cambada de mentirosos”, pois também há uma enorme bagagem cultural e cívica para encher. E se na realidade, é só mesmo a tal chamada cambada de mentirosos, está nas mãos dos jovens mudar esse paradigma, e inverter essa tendência.
Aqueles que publicamente procuram denegrir as juventudes partidárias, muitas vezes têm apenas o objectivo de derrubar adversários políticos, tentando descredibilizar a força de jovens que fazem politica séria e atenta aos problemas da comunidade. Ou então, fazem-no por inveja, por não terem junto deles uma juventude que lute pelos mesmos ideais.
Apelo a todos os jovens trofenses, militem-se! Seja qual for a juventude partidária, procurem ter um papel activo na política. Muitos jovens sonham mudar o mundo, mas muitos outros, já estão a tentar tornar esse sonho realidade porque “um sonho que se sonha é apenas um sonho… mas um sonho que se sonha em conjunto, pode tornar-se realidade”.
A força da juventude mudou a Trofa, e pode mudar o Mundo.

José Santos

Sem comentários: