segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os Paços dos Trofenses

A discussão sobre a localização dos Paços do Concelho da Trofa permanece em voga nas conversas dos Trofenses e no espaço da comunicação social. E assim se justifica, pois esta é a obra mais desejada por cada trofense, e que mais se coaduna com um concelho que se quer desenvolvido e com identidade.

Entende-se mesmo que um concelho sem os seus paços é um concelho com falhas estruturais, é como uma empresa sem local de trabalho, uma associação sem sede. Para melhor servir a população, os Paços do Concelho são um edifício determinante, e a sua não construção ao longo destes anos constituiu um erro. A opção parece óbvia: dever-se-ia ter construído os paços do concelho, em detrimento do imenso valor gasto no aluguer de edifícios provisórios que provocam, ainda, muita despesa à câmara municipal da Trofa.

Para decidir sobre o local de construção dos paços do concelho é necessária coragem política. A escolha do local é uma escolha humana e emocional baseada em preceitos técnicos. Contudo, não parece haver argumento técnico que determine rigorosamente a localização ideal.

O processo político da escolha dos Paços do Concelho foi gerido com alguns erros durante os últimos anos. O primeiro, foi a deficiente auscultação de todas as freguesias na escolha do local, aliás o mesmo é comprovado pela não participação de todas as freguesias na constituição da comissão de trabalho promovida para o efeito de sugerir a localização dos paços. O segundo, e mais clamoroso: a demora. Foram demasiados anos sem decidir, sem escolher, sem dar o passo necessário para o início da obra. E a Trofa e os trofenses, mais do que o local em si, preocupam-se com a existência ou não do edifício. É preciso decidir, é preciso agir. Em suma: mudança, menos palavra, menos espectáculo político e mais acção.

Entre os locais possíveis, partilho da opinião maioritária de que o local “Estação” é o mais adequado. Primeiramente porque é o que está mais perto de todos os quadrantes do concelho. Sim, mais perto. É um local servido por estruturas rodoviárias (as estradas nacionais), perto da nova estação de comboio e será servido pelo metro. Assim, a “estação” é, de todos, o local que melhor serve em termos de acessibilidade as 8 freguesias do concelho. É também um local emblemático que necessitará de revitalização. Deixando de ser estação ferroviária, o local terá muito a ganhar com a instalação do edifício-mor do concelho, sendo importante a ligação próxima que tem com o Parque Nossa Senhora das Dores. Em termos estruturais, a instalação dos paços do concelho neste local, não limita o desenvolvimento de outras infra-estruturas localizadas proximamente. Pelo contrário, permitirá a essas infra-estruturas novas oportunidades de desenvolvimento e de interligação com a Câmara Municipal da Trofa. Por último, ao contrário de outras opções, não prejudica o Parque Nossa Senhora das Dores, antes o enriquece e abrilhanta, e esta sempre foi uma condição essencial: no parque, nunca.

Soluções como a antiga Feruni ou o local da Samogueira, também seriam opções aceitáveis e que não me chocariam. Contudo, comparativamente, apresentam desvantagens em relação ao lugar “Estação”.

Mais importante de tudo: a Trofa quer, os trofenses desejam, os seus Paços do Concelho. Os trofenses querem e precisam de decisão, de avanços e de determinação para que esta obra seja iniciada.

Haverá quem queira aproveitar esta questão para fazer muito “ruído” político. Haverá quem vá aproveitar esta decisão para lançar poeira sobre as opções tomadas. Mas disso os trofenses também ficaram fartos, e não gostarão de ver aqueles que nada decidiram, a criticar e a lançar suspeições sobre os que decidem, agem e actuam!

Ter a coragem de decidir, ter a vontade de construir, são as mudanças que o povo da Trofa escolheu. Será sempre de louvar aqueles que, com seriedade e verdade, opinam e debatem sobre os assuntos de interesse para o concelho, mas é chegada a hora de corresponder aos anseios dos trofenses e dar os passos certos e determinantes para o início da obra dos Paços do Concelho.

Nos prometidos primeiros 100 dias, que terminam Domingo salvo erro, definir a localização dos Paços do Concelho é um bom começo de mandato e também uma boa mudança.

Marco Ferreira
Presidente JS Trofa
(Crónica semanal do JT)

4 comentários:

ManCarneiro disse...

só posso dizer: finalmente! temos paços!

é por esta coragem que votei

M.R.Silva disse...

eu concordo com a decisão. entre estação e plus as diferenças nao sao muitas, mas a estação permite recuperar aquele local e, segundo se diz, é mais barato (o que nao é dificil de entender porque os terrenos sao publicos ja)

a Trofa aguarda agora a construção do local

Torres disse...

Parabens Marco por mais uma vez com clarividencia teres exposto esta situação.

Os Trofenses estão satisfeitos com a decisão e muito agradados com o que tem sido a governação socialista na Trofa (no país nem tanto).

Acho que agora é o Socrates que deve pedir ajuda à Joana Lima

Pedro Morais disse...

Optima localização! Boa escolha! Cada vez acredito mais que fiz uma boa escolha em Outubro!

Estou bastante surpreendido, pois pra já, cumpriu tudo o que prometeu! Muitos Parabéns

JS, continuem com essa garra, essa coragem que tanto vos caracteriza