quinta-feira, 5 de maio de 2011

Política de Juventude na Assembleia Municipal

«Em ano e meio de novo executivo permitiu-nos discernir novas políticas e novas dinâmicas.

Tiveram de ser realizadas escolhas, mas os jovens da Trofa são os próprios a defender uma postura responsável e sustentável que promova novas oportunidades para o seu futuro.
Divisão de Desporto e Juventude, Orçamento Participativo Jovem, Conselho Municipal Jovem, Cultura, Desporto, Lazer, Empreendedorismo. Rigor e contenção nos gastos, mas poder de rasgo, trabalho e inovação nas iniciativas.
Este é o retrato de um concelho que sem demagogias, de forma transparente e séria, se 
propõe a vencer as dificuldades, e a concretizar um futuro de progresso e de dinamismo.
Este é um retrato de um concelho que combate e resiste, não desistindo do seu projecto e da sua estratégia para um concelho moderno e que encara a juventude como uma prioridade e como uma identidade indissociável do nosso concelho da Trofa»
Teresa Patrícia Lopes 
Amigos trofenses, 
É por todos nós reconhecido que a Trofa é um concelho jovem. Jovem, não só pelos 12 anos de concelho, mas jovem por uma demografia populacional que assim o justifica.
Entendemos que esta juventude é  uma das grandes oportunidades do nosso concelho, constitui uma conjuntura favorável que poderá fomenar um futuro de dinamismo, progresso e capacidade de inovação.
Contudo, mesmo sabendo da grande oportunidade global que a juventude constitui, sabemos também que o município da Trofa provocou no passado recente desperdícios, e alienou-se de fornecer a estes jovens todas as oportunidades que os mesmos procuravam.
Conhecemos bem o desabafo, mais ou menos momentâneo de alguns jovens trofenses, que ao longo dos últimos anos têm-se demonstrado desiludidos com as perspectivas que o concelho lhes oferece e que, recorrentemente, procuram nos concelhos vizinhos condições para lazer, para estudo, para trabalho ou até mesmo condições para habitação.
Este é um paradigma que merece ser alterado.
Em quase onze anos de concelho o paradigma de políticas de juventude foi semelhante ao tipo de política global implementado na câmara municipal da Trofa: muito dinheiro, gasto muito repentinamente, em singulares iniciativas que engoliam gigantes orçamentos e que muito pouco perduravam num concelho necessitado de políticas sustentadas e sustentáveis.
A mudança tornou-se uma exigência de nós, jovens trofenses, e a mudança consuma-se numa alteração de políticas que nos guiam a uma investimento sério, sustentado e perdurado na juventude.
Agora, num concelho vitimado por irresponsáveis políticas orçamentais e despesistas, urge utilizar os escassos recursos existentes numa política de juventude transversal, perene e que se focalize nas reais necessidades dos jovens da Trofa.
Uma nova política de juventude revê-se na definição de uma política global, que se traduz em iniciativas, actividades ou eventos integrados e transversais, capazes de promover a inovação, a criatividade, o empreendedorismo e prontos a responder aos desafios que se colocam actualmente aos jovens e às suas reais necessidades.
 É neste contexto que se verifica uma nova dinâmica nas políticas de juventude do concelho da Trofa. Os exemplos são vários e este é um momento em que se devem destacar um conjunto de progressos a que temos assistido no nosso concelho.
A reformulação do DDJ – Divisão de Desporto e Juventude – tem demonstrado ser uma mudança  que se efectivou muito para além da imagem. Trata-se de uma divisão com mais iniciativa, mais pró-actividade e que se aproximou dos jovens através, nomeadamente, das redes sociais. Também na execução das férias lúdico desportivas, nesta Páscoa, que atraíram vários jovens do município. Neste campo, os colaboradores da câmara municipal da Trofa merecem uma palavra de incentivo pelo seu incremento de actividade. E os jovens da Trofa reconhecem a constituição de novas pontes entre as voz das suas necessidades, e a formulação de estratégias autárquicas que promovem mais dinâmicas e uma maior correspondência à satisfação desses anseios.
A Trofa, pode congratular-se igualmente, por ver concretizada a constituição do Conselho Municipal da Juventude. Sendo uma medida eternamente adiada no passado, é hoje uma realidade que permite o debate e a participação activa das associações e partidos políticos enquanto órgão consultivo da câmara municipal da Trofa e que foi uma grande bandeira política do PS e da JS em tempos recentes.
E esta medida permite-nos também salientar o esforço conjunto que o município e o movimento associativo do concelho têm desenvolvido na concretização de várias iniciativas pela Trofa.
Numa perspectiva de aproximação entre os munícipes e o município, é justo valorizar um projecto de grande valia, que é o Orçamento Participativo Jovem. Sendo um programa inovador em Portugal, a par de alguns outros concelhos, permite que os jovens do concelho apresentem propostas e que as mesmas sejam decididas e deliberadas por esses mesmos jovens, sendo essas obras concretizadas no curto-prazo. É uma medida de excepcional visão, e que apela a uma maior participação activa dos jovens trofenses na vida cívica.
Por fim, vincar dois pontos que nos parecem essenciais: a transversalidade e a descentralização das políticas. A forma como hoje, um intenso programa cultural, uma significativa oferta de lazer e de desporto são enquadradas enquanto promotoras da participação juvenil. E igualmente, a forma como essas iniciativas são repartidas pelas várias freguesias, chegando a todos os jovens, e correspondendo aos seus interesses.   
Como é óbvio, ninguém escamoteia as dificuldades. Um passado irresponsável tornou impossíveis a concretização de projectos de grande dimensão, como as noites de festa para a juventude de início de Verão. Todos gostaríamos que houvesse possibilidade de manter essas festas, mas os seus orçamentos desmedidos, e as dificuldades financeiras conhecidas tornam-no impossível e impelem-nos à realização de escolhas.
E a escolha é esta, a escolha é entre o dispêndio de grandes recursos financeiros em actividades singulares, em duas ou três noites, ou o rigoroso, indispensável e contido investimento numa política duradoura, que ofereça durante todo o ano, a todos os jovens a criação de condições que cooperem para que os jovens possam rasgar os seus horizontes, promovendo posturas críticas, atentas e interventivas em relação ao seu concelho, ao seu país e em relação ao mundo.
Em ano e meio de novo executivo permitiu-nos discernir novas políticas e novas dinâmicas. Tiveram de ser realizadas escolhas, mas os jovens da Trofa são os próprios a defender uma postura responsável e sustentável que promova novas oportunidades para o seu futuro.
Divisão de Desporto e Juventude, Orçamento Participativo Jovem, Conselho Municipal Jovem, Cultura, Desporto, Lazer, Empreendedorismo. Rigor e contenção nos gastos, mas poder de rasgo, trabalho e inovação nas iniciativas.
Este é o retrato de um concelho que sem demagogias, de forma transparente e séria, se propõe a vencer as dificuldades, e a concretizar um futuro de progresso e de dinamismo.
Este é um retrato de um concelho que combate e resiste, não desistindo do seu projecto e da sua estratégia para um concelho moderno e que encara a juventude como uma prioridade e como uma identidade indissociável do nosso concelho da Trofa.

2 comentários:

Miguel Figueiredo disse...

ainda se deve melhorar muito, mas há passos seguros a serem dados. é preciso fazer um corte com a paragem de 10 anos em termos de estratégias para a juventude

Armando Martins disse...

Gostei da postura da jovem