sábado, 22 de janeiro de 2011

Iniciativa sobre a ponte D.Luis no Porto

A JS Trofa protagonizou esta manhã uma iniciativa na ponte D.Luís no Porto que passou pela disposição de uma tarja de grandes dimensões no tabuleiro superior com a inscrição "Metro para a Trofa JÁ! - JS Trofa"

Esta iniciativa está a ter grande cobertura pelos meios de comunicação social.
SIC
TSF
JN
TVI

Continuaremos a disponibilizar mais informações ao longo do dia.

O nosso facebook é permanentemente actualizado com mais notícias.

Pela Trofa...sempre!

16 comentários:

Maria disse...

Inacreditavel a vossa iniciativa.
Parabens pela coragem e pela audácia.
Que mais dizer? Estou pasmada e feliz por haver trofenses assim.

Daniel disse...

Não vou criticar o conteúdo da acção, mas num dia de reflexão nacional terem uma acção política deste gênero? Vão-me desculpar mas isso classifica-se por infantilidade.

Infelizmente foi aberto um processo crime por parte da PSP e foram identificados com termo de identidade e residência. Isto era tudo desnecessário se fossem um pouco mais crescidinhos. Não era este o dia, nem o local, num monumento histórico como a ponte d.luís. Mas certamente não irá a lado nenhum este processo.

Sinceramente, espero que não lhes aconteça nada, mas talvez lhes sirva de exemplo para a próxima, talvez aprendam com os erros. Iam eles lá adivinhar que lhes ia sair o tiro pela culatra...

Por outro lado, cheira-me a protagonismo esse acto...

Mário Sousa disse...

Daniel os trofenses não pensam como tu.
O dia era simbólico, o local emblemático, todo o país fala da iniciativa. Agora é continuar esta luta.

força e coragem jovens trofenses

mirc disse...

Deixem-se de politicamente correctos. Eu digo: VOCÊS SAO UNS HERÓIS!!!!

O METRO SERA NOSSO!

Anónimo disse...

Será nosso?

Mas o metro não estava garantido por este mesmo partido socialista?

Ponham la o cartaz outra vez junto à igreja nova.

Tiago disse...

Foi recentemente prometido o metro na trofa pelo governo PS o qual nao se verificou até a data.
Meus caros amigos, o PS Trofa colocou um cartaz com o slogan " o metro para a trofa é uma realidade". Agora eu pergunto onde está a realidade?

Aos elementos da JS trofa, pergunto só agora é que se lembraram do metro para a Trofa? Há quanto tempo outros partidos lutam pelo metro na cidade?

A JS Trofa precisa de ir fora do concelho colocar faixas " o metro para a Trofa já" quando na trofa nao assume essa posição?

Basta de protagonismo JS.
Dois membros da JS constituídos arguidos após protesto na ponte D. Luís. Era necessário serem noticia pelos piores motivos?
Serem considerados arguidos por este feito Heróico?

Fazer Politica, é lutarmos pelos direitos dos trofenses, mas não exibirmos.. fazer acção nos devidos locais.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

MANCHARAM A NOSSA LUTA COM UMA MEDIDA INDIVIDUAL!
UM PINGO DE BOM SENSO!
ÑÃO REPRESENTAM OS TROFENSES E FAZEM NOTÍCIA PELAS PIORES RAZÕES!
ESTAVAM MELHOR QUIETOS!
TANTO QUEREM DAR NAS VISTAS QUE BORRAM A IMAGEM DE GENTE VERDADEIRA!

Zé Gomes disse...

Aqui os anónimos insultam e atacam a imagem da JS
Mas noutros lugares onde se dá a cada (facebook por exemplo) a JS é aplaudida!
Parabens pela vossa coragem. È de mais gente como vós que a Trofa precisa!

Margarida Pinto disse...

Grande acto de coragem!
Pessoal que escreve aqui a criticar, deixem-se de politiquices e de criticas.
Eles contribuíram com alguma coisa para a vinda do metro, nem que seja com mediatismo e vocês o que fizeram?
O MURO, uniu-se e cagou para as cores politicas, restante TROFA, façam o mesmo!
Pró-actividade, nunca fez mal a ninguém...

João Mendes disse...

Caros elementos da JS,

Gostava de deixar algumas notas sobre a vossa acção do passado Sábado:

Em primeiro lugar, o meu aplauso, os meus parabéns e o meu maior respeito por uma medida de coragem e determinação sem precedentes. Pouco importa o que algumas pessoas movidas pela inveja, estupidez ou simplesmente por serem adversários políticos e terem pouca consciência de que primeiro estão as pessoas e só depois o partido andam para ai a debitar. O que vocês fizeram, ainda que possam existir objectivos subliminares que a minha ingenuidade não me queira deixar ver foi fantástico.

Em segundo lugar uma palavra para alguns críticos que, na tentativa de diminuir o que vocês fizeram, criticaram o dia e o local escolhido: o dia é fantástico porque é o único dia durante a campanha para as presidencias em que o foco dos media não está nos candidatos e porque é um dia em que os protestos tem maior alcance porque pressionam a forças políticas envolvidas nas eleições. Quanto ao local, é evidente que quanto mais emblemático mais impacto e projecção terá, não é preciso ser muito inteligente para perceber isto. Parabéns, fizeram, na minha opinião (pelo menos justifico-a) um óptimo trabalho.

Em terceiro lugar as crítica fáceis: a primeira refere-se ao facto da acção ter sido levada a cabo no dia de reflexão nacional. E dai? que problema é que tal acção coloca? Trata-se por acaso de campanha eleitoral? Não. Se não se trata de campanha eleitoral tal critica não tem pés nem cabeça. Infantilidade Daniel é criticar sem argumento. A segunda crítica fácil tem a ver com o facto de dois elementos da JS terem sido constituidos arguidos. Mais uma vez afirmo: CORAGEM. Sabiam as consequências que os esperavam. E sabiam também que este tipo de processo não lhes trará grandes consequências. Logo deixem me que lhes diga que valeu a pena, um desses termos de identidade e residência nem eu me importava de ter porque seria a lutar pelo que acredito e não estaria a prejudicar ninguém. Tiago eles não foram notícia por causa do termo de identidade e residência, foram notícia porque tiveras coragem e determinação de fazer algo em grande e conseguiram chamar a CS, coisa que alguns pseudo-protestos da Trofa não conseguiram. Em terceiro lugar, caro Daniel, que tiro é que saiu mesmo pela culatra? Protestaram, o país viu através da CS e assim foi possível colocar a questão na ordem do dia. Que raio de problema tem você com isso? Em quarto e último lugar, temos o sétimo post escrito por um anónimo em fúria. Qual é a sua luta anónimo? Você luta por alguma coisa? Você representa os trofenses? Você é apenas outro anónimo como mil que aqui passam, não representa ninguém, não luta por nada, quem é você anónimo?

Em último lugar Tiago, que fizeram os outros partidos para resolver este tema? Está a referir-se às constantes acções do PCP? É que essas são as únicas que conheço. Se houve uma interesse em conseguir protagonismo não sei. Mas se esse protagonismo beneficiar a Trofa é bem vindo. Já agora parece-lhe que o envio de uma carta ao Durão Barroso por parte do PSD não busca também algum protagonismo? Ou vai optar por ser parcial?

É possível que esta acção de nada sirva para trazer o metro à Trofa. É possível que nenhuma acção o consiga. Mas é um acto de coragem que deu mais projecção à questão do metro e colocou-a nos ecrãs e rádios do país. Não percebo tanta azia...ah! Claro que percebo: nunca se pode concordar com os adversários políticos, mesmo que eles estejam a fazer algo certo, não é mesmo?

Cumprimentos

Nogueira da Costa disse...

João, a reportagem que deu na SIC intitula-se: "Dois elementos da JS que colocaram faixa na ponte D. Luiz, Porto, foram constituídos arguidos"
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2011/1/dois-elementos-da-js-que-colocaram-faixa-na-ponte-d-luiz-porto-foram-constituidos-arguidos22-01-2011.htm

Eu sei que para ti, como para mim, como era a intenção deles, a notícia é sobre o metro. Mas não foi isso que passou, não sou eu que estou a inventar, o título não tem "Trofa" nem "Metro" nem foi essa a ênfase dada, o que é compreensível porque não é o que faz notícia.

E a carta sim, é imensamente mais útil que este protesto falhado - foi enviada uma carta a explicar claramente a situação, por uma estrutura político-partidária concelhia para uma entidade competente, que tem realmente poder para fazer algo! Se calhar não vai fazer nada, se calhar vai, mas achas que alguma vez o potencial dela se compara com uma arruaceirice destas? E não venhas dizer que eles podiam ter enviado a carta como cidadãos privados porque é óbvio que não tem o mesmo peso.

Já para não falar que não saber que numa ponte alta faz vento, é quase como não saber que no natal faz mau tempo. Ainda pior quando se diz que se estuda engenharia...

João Mendes disse...

Rui,

Não vou perder mais tempo com esta questão. Já trocamos vários pontos de vista sobre o tema e temos visões diferentes, ainda que com coincidências em alguns pontos. Eu acredito que a iniciativa é benéfica, tu não concordas, discutimos a questão, soubemos apresentar os nossos argumentos e ponto final. Quanto à carta já te deixei também a minha opinião e se fizeres um exame de consciência saberás que a carta não fará a Comissão interceder pela Trofa, não será isso a desbloquear o metro porque, como já fiz notar, é a Comissão presidida por Durão Barroso a primeira a pedir contenção e cancelamento de obras públicas.

Concordo que titulos como o que referes da SIC não abonam muito a favor da iniciativa mas outros titulos focaram o "Metro" e a "Trofa" e a exposição mediática foi eficiente que é o que se pretende. Pelo menos na minha óptica, és livre de discordar, claro.

Um abraço

Hugo Soares disse...

Nogueira da Costa,
Desculpa que te diga, mas consegues descer mesmo baixo no teu comentário. “Diz que estuda engenharia”?! Deixa-me que te diga que deves ter muita moral para falar… há quase 9 anos na FEUP e ainda no 4º ano… sim, mas isso são outros pormenores…
Vamos ao resto,
Já reparaste que em todos os órgãos de comunicação social em que foi feita referencia a JS, todos falaram sim que os jovens foram para a esquadra e que foram constituídos arguidos, mas também todos mencionam que a faixa foi colocada como forma de protesto contra os sucessivos adiamentos da linha do metro até a Trofa… Dou-te uma margem de um ou dois que não tenha feito referência à faixa e à sua mensagem.
“E a carta sim, é imensamente mais útil que este protesto falhado” – no passado sábado, todos os órgãos de comunicação social falaram deste protesto! Foi falhado? Porque? E quem te garante a ti que a carta chegou ao destino? Sabes quantas cartas por dia receberá o Dr. Durão Barroso? Se calhar foi mais falhada a vossa do que a da JS.. Se a vossa chegou lá, na minha opinião, foi apenas mais uma de milhentas… Se obtiverem uma resposta, aí faço mea culpa e estou calado…
Dou os meus parabéns a JS. Não vos considero mártires, nem nada que se pareça, mas o que fizeram foi de louvar, mesmo sabendo as consequências não tiveram medo e foram para a luta! Parabéns e continuem assim!
(se calhar desci um pouco o nível, mas para algumas pessoas é preciso chegar ao nível deles para nos entenderem…)

Nogueira da Costa disse...

Apenas dois reparos:

Rapaz, já vi que foste ao site ver que entrei em 2002. Infelizmente esqueceste-te de reparar que isso não quer dizer que tenha lá estado 9 anos, pois entretanto saí, tirei outro curso, trabalhei, e voltei.

Depois, responde-me a uma coisa: o objectivo deles não era pendurar a tarja? Não só não dava para ler enquanto lá esteve, como passado uma hora foi retirada e foram constituídos arguidos 2 elementos. É preciso ser mesmo muito cego para dizer que foi um sucesso.

E quanto ao terem passar a mensagem, insisto que não o fizeram. Quantas pessoas lêem integralmente o jornal? A verdade é que o título e as imagens valem quase tudo, de certeza que se não soubesses do que tratava a notícia aposto que não a lias.

E ao demais eu já comentei algumas vezes neste blog a apoiar a JS quando concordo com eles, embora mais nenhum dos meus amigos o faça, e portanto também não tenho problemas nenhuns em criticar, fundamentando a minha opinião, quando acho que merecem.

Abraço

João Mendes disse...

Rui,

Em nove anos entraste na FEUP, saiste, tiraste outro curso, trabalhaste e já estás no quarto ano de outro curso? Os meus parabéns, és tremendamente eficiente!!!

Hugo Soares,

O nível só desceu verdadeiramente quando você decidiu fazer alusões directas à vida do Nogueira da Costa. Não digo que a ironia que ele usou tenha sido a mais correcta mas espiar e relatar a vida pessoal de alguém e usar isso como contra-argumentação é do mais podre, reles e ridículo que se pode fazer em política. Parabéns.

10.14.1.14 disse...

Caro Hugo Soares,
já não é a primeira vez que você tem um tom de "politico fauvista", faz lembrar o Augusto Santos Silva mas menos erudito.