sábado, 15 de janeiro de 2011

Federação Distrital da JS Porto está na luta pelo Metro para a Trofa JÁ

Ontem, em Marco de Canaveses, em reunião da comissão politica federativa da JS Porto, a JS Trofa apresentou uma moção defensora da construção da linha de metro até à Trofa.
Essa moção foi aprovada por unanimidade, dando enfâse a uma luta de todos os trofenses.

Todos juntos, unidos, pela Trofa, conseguiremos que se faça justiça.

Texto da Moção:


Moção “Metro para a Trofa Já”

14 Janeiro de 2010
Comissão Política Distrital da Juventude Socialista do Porto
Em 23 de Fevereiro de 2002 era desmantelada a linha ferroviária que ligava a Trofa à estação da Trindade, com a promessa clara de, até 2004, a substituir pela linha de Metro.
A população da Trofa não pediu essa substituição, contudo acreditou nas promessas que eram feitas e aguardou pela conclusão da obra da Trofa.
Estamos em 2011, e a obra conhece novos adiamentos fruto de condicionantes económicas e constrangimentos políticos, ficando a obra suspensa sine die para depois de 2014.
Em Setembro de 2009, em discurso proferido numa cerimónia pública, a secretária de estado das obras públicas de então, sintetizava alguns dos argumentos fundamentais (citando):  O prolongamento da linha Verde ao concelho da Trofa evidencia um elevado potencial de captação de tráfego e traduzir-se-á certamente numa resposta eficaz às necessidades de mobilidade dos Trofenses.
O lançamento deste concurso permite corrigir uma dupla injustiça:
Por um lado, a concretização de uma linha que estava prevista para a 1ª Fase e que por decisões políticas anteriores foi sendo sucessivamente adiada; e
Por outro lado, o restabelecimento de um serviço num canal onde anteriormente existia o caminho-de-ferro.
É, portanto, este Governo que corrige uma injustiça que recorrentemente vinha sendo infligida à população do concelho da Trofa.
A linha é para construir, é para construir já e é para construir em via dupla.” (fim de citação).
A obra do metro até à Trofa está contemplada na primeira fase da rede da Metro do Porto, e é na primeira fase que se exige que esta obra seja efectivada. Todos os dias, jovens estudantes, trabalhadores e seniores do concelho sofrem com a retirada da anterior linha de comboio, sujeitando-se ao uso de transportes alternativos lentos, ineficazes e que acentuam, ainda mais, o défice de mobilidade do concelho e os problemas de trânsito rodoviário.
Esta linha, que tem um número significativo de potenciais utentes (o transporte alternativo, sendo pouco atractivo, tem cerca de 15 mil validações mensais) é uma questão de justiça. Justiça porque a Trofa tem aguardado pela vinda do Metro e, enquanto isso, vê o seu desenvolvimento estagnado por obras que não pode fazer, pelo impacto negativo de uma velha linha desactivada que atravessa o centro da cidade e pelo desânimo de constantes promessas refutadas. E ninguém pode indemnizar a Trofa pelos prejuízos registados.
Contudo, a Juventude Socialista não pode ficar indiferente a esta situação. A resolução desta obra é fulcral para o concelho da Trofa e é importante para a região norte de Portugal. Somos claro nesta matéria, a linha da Trofa deve ser uma prioridade no âmbito das actividades da Metro do Porto e deve ser uma obra prioritária para o Ministérios da Obras Públicas. E apela-se às entidades que representam a região, independentemente de ideologias partidárias, que actuem pela concretização desta obra. A Federação da Juventude Socialista do Porto assim o fará.
 Tal como referiu a presidente da câmara municipal da Trofa, Joana Lima, somos sensíveis ao “momento particular de crise que o País atravessa”, mas não compreendemos como “é que há investimentos do Metro que continuam e a Trofa fica esquecida”.
A vinda do Metro “Já não é só uma necessidade do concelho, mas um direito da população Trofense”.
Moção apresentada a 14 de Janeiro de 2010
Pelos comissários da JS Trofa


2 comentários:

Anónimo disse...

acordaram agora....

então já não estava tudo garantido?

já não tinha sido tudo oficializado pela DOUTORA VITORINO???

Ou será que a DOUTORA VITORINO voltou agora a assinar outro documento que vem contradizer tudo o que já havia dito

Nogueira da Costa disse...

Apoiado!

Espero que sirva para sensibilizar cada vez mais pessoas a esta injustiça.