quinta-feira, 2 de julho de 2009

Intervenção da JS na Assembleia Municipal (1ª)

Acedam ao resumo da intervenção do Filipe Portela na ultima assembleia municipal

LINK

Algumas citações:
"Sr. Presidente, para educar não chega dizer “pegai e agora usai” é preciso formar os professores e incentivar os alunos para esta nova era, além disso é fulcral que TODAS as escolas deste concelho não se vejam privadas destas tecnologias."

"Simultaneamente há que sublinhar, numa perspectiva de educação e formação ao longo da vida, a importância estratégica da educação não escolar, da educação não formal, da educação de adultos, especificando a importância educativa de instituições não escolares tais como os meios de comunicação, a publicidade, as redes sociais, o bairro, as igrejas, os grupos e associações entre outras."

"Sr. Presidente, quantos trofenses não beneficiariam com acções de formação nas mais diversas áreas: tecnológica, gestão, financeira, saúde, Segurança e Higiene no Trabalho no trabalho, línguas estrangeiras, pedagógica, etc. Para isso é preciso criar acções de formações especializadas, sei que pontualmente existem algumas nas juntas de freguesia, mas estas não são divulgadas da melhor forma, tanto mais que, quando procuramos algo apercebemo-nos que essa formação ou não há no nosso concelho ou houve mas foi no passado e por isso temos que nos descolar a autarquias vizinhas para realizar a nossa formação (ex. porto, braga).

Posso então deixar alguns exemplos como a Gestão, Segurança e Higiene no Trabalho para os empresários para que estes saibam como hão-de gerir e lidar com o seu próprio negócio, técnicas de suporte à vida para os profissionais de saúde e todo o tipo de formações avançadas em tecnologias para licenciados e não só."


"Sr. Presidente, a Ráfia foi comprada, politicas e discussões à parte há uma questão que se coloca, para quando a Biblioteca Municipal? Não está já na hora de termos uma Biblioteca digital onde impera a partilha de conhecimentos e a troca de ideias e para esta não é preciso “pagar favores” mas sim! fazer um favor aos Trofenses. Sr. Presidente em 8 anos porque não o fez?"

"Sr. Presidente, é preciso mudar a Trofa, todos os trofenses precisam de uma educação que honre o presente e não se esqueça do futuro. Não chega pensar em mudar, é preciso ter ideias e vontade de mudar, mas acima de tudo é preciso ter energia e quanto a isso acredite, há quem tenha a energia que é preciso para mudar a Trofa."

Sem comentários: