quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Medo em Covelas

Chegou-nos via mail esta noticia no minimo curiosa e reveladora do que se vive na freguesia de Covelas:

A moradia que também é junta
Ainda que discreta, a placa desfaz eventuais dúvidas - nela reza a inscrição "Junta de Freguesia". É ali mesmo, portanto.
Na Rua Central, em Covelas, concelho da Trofa. A Junta de Freguesia fica à face da estrada, no anexo de uma moradia, e chama a atenção pela cromática que lhe imprimiram - é amarela. De resto, dificilmente um leigo se aperceberia de que ali funcionam os serviços autárquicos da paróquia. Num espaço com cerca de 70 metros quadrados.
(...)
Naquela área arrumam-se as
secretárias, algumas estantes com pastas de arquivo e uma mesa para as assembleias. "Tem um quarto de banho", aponta, ainda, o presidente da Junta, Fernando Moreira.
A população da freguesia, com cerca de 1660 habitantes, não parece insatisfeita com a exiguidade das instalações da Junta, embora deixe escapar, unanimemente, que "podia ter melhores condições".
(...)
"Era bom termos uma Junta maior", concorda uma moradora que recusou, contudo, identificar-se. "Sabe como é... Eles podem ficar chateados", argumentou. "Eles" são o presidente e o secretário da Junta de Freguesia, os únicos funcionários da instituição. Sustenta, ainda "São coisas que não nos dizem respeito. A gente vai lá para tratar dos nossos assuntos e não pergunta se a Junta precisa ou não de uma casa maior". A fragilidade da argumentação abre caminho à contradição. Se, por um lado, "era bom" que se construísse um imóvel para aquele órgão, por outro, rende-se à resignação - "a nossa freguesia é pequena". Acaba por deixar uma interrogação para a qual já tem resposta. "E a Câmara é que tem de fazer a casa para a Junta, não é?".
Ana Correia Costa

O Titulo desta noticia era "uma moradia que também é junta"
Podemos tambem dizer ao nivel do concelho:
Uma moradia que é câmara municipal

22 comentários:

Isabel Martins disse...

mas ha coisas ainda mais engraçadas: já existe em Covelas uma placa com a futura junta de freguesia!
mas obra? nem vê-la!!!
em Covelas, como na Trofa, andam a enganar o povo

João Miguel disse...

Bom dia,

Quem anda a tentar enganar o Povo é o PS / JS.

O Povo da Trofa sabe muito bem em quem acreditar, se em meia duzia de pessoas que só sabem criticar o que a CMTrofa fez ou tem para fazer, mas apresentar ideias, projectos para a Trofa, isso é que é mais dificil.

Vamos ser honestos e correctos, que o Povo da Trofa não é burro como o PS / JS pensa.

Anónimo disse...

OH MEUS MENINOS, VCS ESTÃO A POR EM CAUSA O MAIOR POLITICO DA CIDADE DA TROFA?
O HOMEM QUE ESMAGA OS SEUS OPOSITORES POLITICOS COM A CONFIANÇA DO POVO, COM MAIORIAS AVASSALADORAS..
OLHEM PRIMEIRO PARA A VOSSA CASA, PARA OS VOSSOS PROBLEMAS, PARA A VOSSA MESQUINHEZ E DEIXEM COVELAS COM QUEM GOSTA DELA...

VCS SÃO MUITO VERDINHOS,OU MELHOR DIZENDO ROSINHAS NA POLITICA PARA CONTESTAR O TRABALHO DE UM HOMEM QUE SENTE COVELAS COMO A SUA VIDA.

Anónimo disse...

Deixo aqui a minha opiniao

Em relacao a noticia nao sou da freguesia mas acredito que a situação seja a descrita .

No entanto é curioso saber que todas estas noticias sao escritas pela mesma jornalista ... hmm mais nao é preciso dizer

Tenho pena que a JS e o PS em geral se estejam a perder do rumo , no inicio as iniciativas criadas foram bastante satisfatorias , hoje em dia tudo o que sabem fazer é criticar criticar criticar...

Tanta noticia de Jornal ... enfim em outubro vamos rezar para que o PSD nao aumente ainda mais a vantagem , o que se torna cada vez mais dificil

João disse...

PAra quem critica o trabalho desenvolvido pelo presidente de junta de Covelas e pelo Presidente da Camara Municipal da TROFA, vejam a opinião de um colega da Drª. Joana Lima da Assembleia da Republica sobre o trabalho desenvolvido por ela em quatro anos.

"Honório Novo referiu ainda os deputados "a mais" que existem na Assembleia da República e criticou a postura de Joana Lima no Parlamento. "A sua actividade parlamentar é pouco menos que zero. Nem a plataforma logística, que fez parte numa das poucas intervenções e que teve grande propaganda local, ela conseguiu, porque está bloqueada, adiada e não se sabe até quando", sublinhou."

É para isto que o povo da TROFA tem que estar atento.

Temos que abrir os olhos e ver o que vale realmente o PS TROFA.

Sr. Rui disse...

a bem da verdade, todo o trabalho de Joana Lima no parlamento está documentado. E é inegável a forma como Joana Lima defendeu a Trofa ao serviço de Portugal.

Que ninguem atire areia para os olhos. Acedam a www.parlamento.pt

João disse...

Ainda bem que forneçeu o link, só é pena que n tenha postado o k de relevante fez a Drª. Joana Lima em 4 anos de mandato na Assembleia, repito, 4 Anos de mandato.

Porque será que não postou todo o trabalho meritório que a Drº. Joana Lima realizou em prol da Trofa, talves seja por não haver nada para postar.

Esta é a realidade... e não sou só eu que constato, até colegas da Drº. Joana no parlamento dizem o mesmo.

José Santos disse...

Bem, tocaram-me na ferida!
Caros amigos, o que está aqui na noticia sobre covelas, eu digo, sublinho e se quiserem, assino, É BEM VERDADE! não tenho medo nenhum de o dizer!

ANONIMO 1: Caso não saiba, em covelas quem leva a passear é que é amigo! o Senhor fernando ganha não é pelos seus projectos, mas sim porque "faz uns passeios de vez em quando", pois se vier a covelas, verá que para além de estradas para andar, não tem mais nada que se veja...

João: fazia-te mais inteligente, pois já falou-se disto aqui antes, mas se não consegues, eu digo, a Dra Joana Lima, teve 9 intervenções na AR. E caso não saibas, sempre que interveio, ela sempre que pode, arranjou algum elo de ligação para a trofa, pois caso não saibas, A DRa JOANA LIMA É DEPUTADA DO DISTRITO DO PORTO NÃO É DO CONCELHO DA TROFA!

Mas o post aqui escrito é sobre covelas, não sobre a Dra Joana Lima, voces é que a todo o custo tentam chegar a ela... porque??
Quanto a covelas, quem não sabe o que se vive, que não comente, porque a frase que mais se ouve é "ah, ele até é bom homem..." mas uma pessoa que vai a uma assembleia municipal em que os colegas de partido se riem da forma como fala e chama vereador da trofáguas ao Eng. Pontes... não, eu não quero uma pessoa assim a presidir a junta de freguesia onde vivo...

Saudações

Anónimo disse...

acho piada quando dizem que a joana lima é quem luta pela trofa ... enfim o nosso concelho tem alguns anos de vida ... tenho certeza absoluta que se o povo da trofa tivesse escolhido o PS para a camara municipal , hoje em dia ainda estavamos a meio gás , dado que a camara de santo tirso é PS e iriam entrar aqui questoes politicas no meio de cada decisao.

Deixo aqui uma questao no ar , na luta recente territorial da Trofa contra Santo Tirso nos tribunais ( Que a Trofa aparentemente ganhou mas ainda existem recursos disponiveis) qual seria a posicao do PS TROFA ? Sera que eram capazes de enfrentar os membros do partido socialista de Santo Tirso(ou distritais do Porto)?

Alberto Pontes disse...

Caro Joao, você nunca leu este blog pois nao? nunca se preocupou em ver o percurso de joana lima pois nao?

No site do parlamento pesquise e, já agora, leia isto http://jstrofa.blogspot.com/2009/07/joana-lima-noticia-do-jn.html
e veja a opiniao imparcial que se deve ter sobre o trabalho de Joana Lima.

Ao moderador deste blog: Apague este tipo de comentários falsos e desprovidos de conteúdo. Estes "joãos e anonimos" nao merecem que o lixo que dizem apareça!

Jeremias disse...

Alberto Pontes, queres que apague os comentários de outras pessoas?

Estão a encomodar-te não é?

Não queres que as pessoas que vêm a este blog leiam aquilo nao é?

E vamos lá ver.... 9 intervenções na A.R.? Em Quatro ANOS??

Ela ganhava quanto por ir lá a Baixo? Praí uns 3 MIL EUROS NÂO È??
E Que? Só foi capaz de fazer 9 intervenções EM 4 ANOS???
Não é capaz de fazer nada melhor??

BAHHH!!!!!

Se vocês não são pessoas sérias, PELO MENOS, façam de conta que são!!

Alberto Pontes disse...

"Jeremias" sabia que bernardino vasconcelos em 3 anos que lá esteve fez uma intervenção??? uma!!!

Eu nem vou estar a defender a Joana Lima, isso que façam a JS e o PS. Mas há coisas obvias. Sabe o que é uma intervenção na AR? sabe? não é apenas falar na assembleia como vê na TV. Intervir é algo muito mais complexo.

Bem...leia a noticia do JN e percebe o que lhe digo e o que é verdade

Anónimo disse...

Alberto Pontes Aqui deixo um link so para lhe mostrar que aquilo que diz é completamente errado .

http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/ActividadeDeputado.aspx?BID=1240

Alberto Pontes disse...

Caro anónimo, pensa que também nao pesquisei antes de dar o meu comentário?

Verifique o teor de cada intervenção e veja as que se adequam ao actual regimento da AR (como deve saber é novo) e que possam se denominar "intervenção".

Aconselho-o assim a ler o regimento do parlamento que também se encontra no site.

TrofaSempre disse...

olá, já que falaram no percurso do Dr. Bernardino, aqui fica um resumo do seu trabalho de forma a comparar com as 4, sim, leu bem,4 intervenções de Joana LIMA:

DR.BERNARDINO NA ASSEMBLEIA REPUBLICA
- 9 Iniciativas apresentadas
- 9 Requerimentos apresentados
- Membro 2 comissões
- 30 Intervenções
TODO ISTO EM 4 ANOS, O TRABALHO REALIZADO PELO DR BERNARDINO NA ASSEMBLEIA.

Relativamemnte a Covelas, alguns senhores devem pensar que covelas é Paris, Londres, MAdrid, mas estão enganados.
Covelas é um freguesia do Concelho da Trofa, parca em recursos mas muito forte em gente de caracter como o seu presidente.
Se calhar, antes de contestarem deveriam de saber as verbas atribuidas para uma freguesia e ver que o trabalho desenvolvido em Covelas para o dinheiro recebido até é muito meritório.

Não tentem enganar o Povo, Pois nós não vamos deixar.

Mario Gouveia disse...

Trofa Sempre: "não vamos"? está a falar em nome de quem?

já suspeitava...

miguel martins disse...

Ola colegas
Realmente é de lamentar fala se fala se e nada de ideias apenas ataques e vem aqui comentar aquilo que de nada sabem. Covelas precisa de gente dimanica com novos progectos e ideias novas pra que esta freguesia anda pra frente se desenvolva porque a cabeça que orienta esta freguesia esta cansada ja nao tem ideias nem dimanica pra que possamos sair do fundo.

Anónimo disse...

Estou a falar em nome de todos os que acreditam na continuidade de um projecto alicerçado em pessoas que acreditam na Trofa e no seu desenvolvimento.

Por muito que custe a alguns, a Trofa em 10 anos transformou-se em algo muito melhor do que era quando pertençia ao municipio Santo Tirso.

E esperem até 2012, e depois não reconhecerão a Trofa...

Quanto a covelas, que eu saiba, a Junta de fréguesia não é só uma pessoa, é um conjunto de pessoas, e para que saiba, a Junta de Freguesia abarca todas as idades e sexos...Por isso valorizemos o trabalho e deixemos de politiquices baratas...
Senão podiamos alegar que na Junta de S. Martino o José Sá tinha que sair pois está já ultrapassado...

Se querem ganhar eleições apresentem um projecto sólido e coerente, não é só dizer que as taxas da trofaguas são elevadas, que não existe paços do concelho, que o transito é caotico, etc...
criem alternativas, isto é que é fazer politica...

Anónimo disse...

Parca em recursos - Trofa sempre

Este comentário é do pior, de certeza que não conhece as potencialidades da freguesia de Covelas. Já foi a Covelas!!?? Não seja demagogo tal como é timbre da politica do PSD/PPD. Se Covelas é assim e desculpem a ousadia a culpa é de uma ditadura dentro de uma democracia de fantochada.. O presidente da junta de freguesia tem mostrado ter carácter e vontade de trabalhar mas com um sistema de há dois séculos atrás.. Tenho vergonha de termos uma freguesia tão atrasada para os tempos que correm tudo porque álguem se esqueceu nos últimmos dez anos desta freguesia.. Quem!??? O Sr.º Bernadino Vasconcelos e seus aliados, pois aproveitam-se de um presidente da junta com capacidades limitadas..

José Socrates disse...

No link apresentado relativamente à actividade do Dr. Benardino Vasconcelos na A.R., vê-se claramente nas "iniciativas apresentadas", que ELE é que fez mais pela Trofa que qualquer outra pessoa, não a DrªJoana Lima.

Nessa secção pode verificar-se que ele foi um dos Principais Mentores na Criação deste nosso magnifico Concelho da Trofa!!!

Preferiu dar prioridade às necessidades urgentes da trofa (como é o caso do saniamento) e deixar os luxos para depois, como é o caso do Paços de concelho.

Achas que ele prefere entrar todos os dias num edificio como o actual edificio a entrar para um edificio Majestoso?? Se calhr nao, nao é? Mas definiu prioridades, e bem!

"A César o que é de César!"
Quero uma juventude Justa na Trofa!
Não com politiquices como aqui se tem visto fortemente ultimamente!!

Anónimo disse...

Onde estavas a 19 de Novembro de 1998?
O que fizeste desde então?
Os senhores da JS Falam falam mas não fazem nada ...
Falar é fácil, ponham as mãos à obra e mostrem serviço!!!

miguel martins disse...

caros colegas

Falamos aqui de Covelas sim Covelas uma terra completamente esquecida quer pela junta ultrapassada quer pelo executivo da Camara... em covelas apenas se faz obras a dois meses das eleições porque se andou estes anos apenas a fazer meia duzia de metros de passeios.. e agora querem nestes dois meses fazer escola nova sede de junta nova asfalcar ruas etc... vergonhoso.
O mais grave de tudo é o que nos espera pra o futuro pois o novo PDM que ai vem é o fim para a nossa terra uma vergonha mesmo vamos ficar sem poder crescer apenas se limitaram a fazer remendos onde ja nada há pra remendar um descalabre total vergonhoso... nao estou a ver este junta a lutar para que se posso ter um PDM condigno para um futuro risonha para a nossa terra...