quinta-feira, 19 de julho de 2012

ExpoTrofa 2012: Um caso de Sucesso


Um sucesso. Para as empresas, para as associações e para os trofenses. É unanime o sentimento que a ExpoTrofa 2012 superou as expectativas e constituiu-se como um grande certame. E isso sente-se pela quantidade de pessoas que todos os dias entraram no espaço da Expo. O concelho esteve em movimento, de carro, a pé ou de comboio.

Empresas e associações, que ocorreram em grande número, reconhecem o sucesso que se sentiu também no montante de receitas angariadas e no aumento do número de entidades presentes.

O novo espaço foi uma "alternativa" encontrada pelo executivo "no momento de decidir" uma vez que era muito provável que nesta altura o Parque Nossa Senhora das Dores estivesse em obras.

A "alternativa" apareceu como escolha acertada, e os trofenses orgulharam-se deste evento.

Além da Câmara Municipal da Trofa, a Comissão de Festas NSDores 2012 e as juntas de freguesia presentes merecem um tributo pelo seu trabalho.

Por fim, nota para as juntas de freguesias dissidentes. O melhor que se pode dizer é: ninguém deu pela falta dos presidentes de junta de Santiago e Alvarelhos. Pois nos dias das suas freguesias, as habituais participações ocorreram, trazendo à ExpoTrofa muitos Bougadenses e Alvarelhenses.
É caso para dizer: os fregueses deram uma lição de democracia aos seus presidentes de junta.

Deixa a tua opinião na caixa de comentários.

26 comentários:

JTT disse...

Positivo:
O espaço em si (piso, dimensão, estacionamento e acessibilidades)
A programação (variada, muito participada pelo publico, e com todas as juntas)

Negativo:
O desfile de lingerie no sábado (nao tinha classe para aquele palco)

Conclusão:
Excelente.
Agora tenho duvidas sobre qual o melhor local. Para o ano a decisão será dificil.

JTT disse...

Melhor dia:
SMB, Muro e Municipio.
Mas destaco Muro, por ser freguesia pequena e conseguir espetaculo muito bonito

fenando disse...

é impossivel dizer mal. estava mesmo agradavel.
contudo, o parque nao pode ficar escuro no verao! este ano perdoa-se, mas urge renovar o parque ou colocar lá eventos
agora a Expo, foi excelente sem duvida

sisenando disse...

Amei a Expo, mas fica aquela saudade...
esperemos que haja mesmo obras.

Silvéria Miranda disse...

Como eu disse aquando de toda a polémica em torno do local da Expotrofa deste ano, era preciso esperar para ver. Como é que podíamos criticar ou elogiar o certame de 2012 se ele ainda não tinha ocorrido?
Agora que o melhor já passou, só tenho a dizer bem. É que foi mesmo uma mudança para melhor (pelo menos dentro das coisas com que eu contactei). Pessoalmente, prefiro o piso da estação, bem mais regular (para senhoras de salto alto, para carrinhos de bebés, para cadeiras de rodas e outras pessoas com mobilidade reduzida). Achei que não estava tão apertado como no parque, não tinha árvores para tornar o ambiente mais escuro, acho que se tornou um evento mais apelativo por tudo isso.
O estacionamento não era suficiente, como também não seria no parque. Com a vantagem de não interferir no trânsito da Nacional.
Foi também uma boa maneira de aproveitar todo aquele desperdício de espaço e de luz em torno da estação. E confesso que foi uma boa maneira de tirar as pessoas de casa e de velhos conhecidos se encontrarem por acaso (mas isso já acontecia nas edições anteriores).
Se os lucros aumentaram, não posso confirmar… mas que vi as tasquinhas sempre cheias mesmo quando tanto se diz que estamos em crise, lá isso vi!

Quanto aos presidentes de Alvarelhos e Santiago, o que eu ouvi dizer – e diz o povo que todo o boato tem um fundo de verdade! – foi que estes decidiram não comparecer porque não lhes foi pedida opinião nem lhes foi comunicada a mudança de local. Se assim foi (o que eu gostaria que me confirmassem ou não), eu no lugar deles participava na Expotrofa, mas subia ao palco para clarificar essa situação. Também ninguém me teria por parva, nem aos habitantes da minha freguesia…
Chega de fazer dos presidentes de algumas juntas os maus da fita. O de Alvarelhos não sei, mas o de Santiago não é tão mau quanto o querem pintar, pelo menos segundo o que eu vejo… apenas não deixa que o pisem, o que me faria votar nele se morasse em Santiago, independentemente do partido que representa.

Por fim, concordo com o Fernando. O facto de este evento ter corrido bem não significa que o parque deva ser esquecido. Muito pelo contrário. É imperativo requalificá-lo…

Carvalho disse...

Menina Miranda (pela foto deduzo o "menina")
Gostei muito do seu texto. Tudo bem.
Relativamente ao presidente da junta Azevedo, eu também acho que ele não é mau presidente. Mas como está com vontade de se candidatar à camara, tem feito coisas más. Por exemplo, usou um boletim da junta, pago pelos fregueses, para fazer política do partido. Isso acho mal.
Mas muito bem o seu texto.

João Mendes disse...

JTT,

O desfile de lingerie no sabado foi o ponto negativo por nao ter "classe para aquele palco"????

Exactamente o que e que quer dizer com isso?

Obrigado,

Silvéria Miranda disse...

Senhor Carvalho (deduzo o “senhor” pelo distanciamento para com a minha pessoa),

Também tem razão. Condeno tanto esse gasto de dinheiro público para propaganda política, quanto um texto que foi publicado no site da Câmara aquando da votação em assembleia municipal sobre o plano de reequilíbrio financeiro, o qual foi chumbado pela oposição.
São coisas que não devem ser misturadas. Propaganda política deve ser feita com o dinheiro do partido.

Silvéria M.

JTT disse...

As festas são de NOSSA SENHORA, não são das Nossas Senhoras de lingerie.

João Mendes disse...

eh lá! que temos um conservador furioso com a moral e os bons costumes!!!

Mas o certame que agora se realizou não era a ExpoTrofa? Existe algum cariz religioso ou puritano a orientar as mesmas?

Porque caso não exista, a festa é tanto da Nossa Senhora como das Nossas Senhoras da Lingerie meu caro.

Silvéria Miranda disse...

JTT,

Agora não estou a perceber. Que tinha a Expotrofa a ver com religião? Qual Nossa Senhora?

JTT disse...

O bar e aquele evento é da comissao de festas.

Silvéria Miranda disse...

Os lucros, quanto julgo saber, revertem para a comissão de festas sim, sendo a maneira que a Câmara Municipal tem de contribuir para a realização das festas. Foi o que se comentou... Mas a Expotrofa não é um evento religioso. O Marco Ferreira ou outro membro da JS devem ser mais capazes de explicar isto do que eu...
Tinha lá stands ligados à comissão de festas como tinha ligados às paróquias, a empresas, a associações..

Ah! Também tenho a dizer que gostei da Feira dos Povos.

João Mendes disse...

Pois caro JTT, mas como o evento não é da comissão de festas nem da religião católica não existe aqui ponta por onde se lhe pegue.

Pode sempre sugerir que o dinheiro, directa ou indirectamente gerado a partir desta acção específica, seja rejeitado pela comissão de festas. mas nem a comissão de festas se poderá dar a este luxo, não é hábito da Religião Católica rejeitar dinheiro algum, seja qual for a sua proveniência.

JTT disse...

aquele bar é explorado pela comissao (diz lá que é o bar da comissao) e o desfile foi no bar (nao foi no palco).
Não achei bem nem bonito. Mas não é uma critica assim muito grande. Foi o que menos gostei da Expo. É so uma questao de gosto da minha pessoa

Silvéria Miranda disse...

Sim, visto dessa forma também percebo a falta de coerência que pretende apontar...
Não estive presente, mas também não estou a ver como pode fazer sentido um desfile (com muita ou pouca roupa) no "bar" da comissão, tendo em conta o tipo de espaço... Mas a festa da Senhora das Dores não se faz sem dinheiro, logo... Para além de que a sociedade tem de evoluir e destruir certos tabus!

João Mendes disse...

Claro JTT, é uma crítica legítima. No entanto, se foi feito no bar da comissão é porque a comissão aprovou a iniciativa e não teve qualquer tipo de problema com isso. eu compreendo a sua critica ainda que não me reveja nela.

Mas dai até dizer que o desfile (que eu não vi) não tinha classe para aquele palco parece-me desproporcionado...

Anónimo disse...

Para memória futura...

Este ano o evento da ExpoTrofa não foi da responsabilidade da Câmara da Trofa.
Este ano este evento foi da responsabilidade da Comissão de Festas Nossa Srª das Dores.
Este ano este evento foi contratualizado por esta Câmara Socialista por 83 MIL EUROS à Comissão de Festas Nossa Senhora das Dores para a realização da Expotrofa.
Podem confirmar em base.gov.pt , em ajustes directos do Municipio da Trofa.

Carlos Gouveia

Anónimo disse...

O senhor esta equivocado. Esta é uma organizacao conjunta. Basta ler a comunicacao social. O que vai para a comissao sao as receitas da festa, daì o valor em causa. Amandio

João Mendes disse...

Caro Carlos Gouveia,

O mais parecido que encontrei com o que referiu foi "AQUISIÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE FEIRA DOS POVOS INSERIDA NO ÂMBITO DA EXPOTROFA 2012", cujo preço contratual é "67.479,67€", foi publicado a "06.07.2012", sendo o adjudicante o "MUNICIPIO DA TROFA" e o adjudicatário a "COMISSÃO DE FESTAS DE NOSSA SENHORA DAS DORES". É a isto que se refere? eu pergunto porque desisti de procurar quando cheguei a 2011. e tenho sérias dúvidas que tal tenha sido contratualizado no ano passado. estou correcto? porque se estiver o valor é "ligeiramente" mais baixo do que aquele que referiu...

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Caro João Mendes,

estás corretíssimo, viste bem! Só que ao valor que viste acresce o IVA de 23%, o que dá 83 Mil Euros se fizeres as contas.
Já agora, permite-me, caro João, não achas que 83 Mil Euros "que é pouco"só para organizar a Feira dos Povos? Ou será que h+a rato escondido com o rabo de fora?

Cumprimentos,
Carlos Gouveia

Anónimo disse...

O sr carlos esta a interpretar mal os numeros. O dinheiro nao é para organizar mas è funcao das receitas, porque a comissao nao contrata diretamente nada. A entidade responsavel e a camara.

Paula Torres disse...

As receitas da Expo (venda de stands) servem para a comissao de festas.
A resposabilidade do evento é da camara que trata do cartaz, do espaço, etc.
Claro que a comissao ajuda com a programacao, porque é do seu interesse melhorar o evento e fala com as empresas para vender stands.
Segundo ouvi, esta Expo também cortou muito nos custos. O que é normal pois o piso melhorado minora os custos de instalacao.

João Mendes disse...

Carlos Gouveia,

Obrigado pelo esclarecimento.

Quanto ao facto de ser muito ou pouco não sei, não estou por dentro dos valores operacionais, logísticos e afins para organizar uma "Feira dos Povos". Estará o senhor? se estiver agradeço que partilhe para que possamos efectivamente verificar se existe algum animal de rabo preso. nestas andanças costuma haver sempre...

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Esse valor não é para organizar. Portanto nao pode ser muito nem pouco, porque não é para o fim que está a evocar.Amandio

antonia sá disse...

A EXPO TROFA é um evento da Comissão de Festas da Nossa Senhora das Dores. Começou a realizar-se com o Paranho, já lá vão alguns anos. Agora esta Câmara Municipal da Trofa arrebanha tudo e gosta de levar as taças todas para si. Se calhar, agora até já é um evento da câmara mas não era.