quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Quando errámos, corrigimos.

 Existe actualmente uma campanha de contra-informação na Trofa.


O projecto para requalificação dos Parques do executivo camarário anterior pressupunha:
  1. construção dos paços do Concelho no Parque
  2. construção de edifícios de dois andares a todo o comprimentos da N14
  3. construção de duas torres de 60 andares a nascente (obviamente não queríamos escrever 60 e eu, assumo pessoalmente enquanto líder da organização, a responsabilidade por tal, pedindo desculpa aos nossos bloggers - Marco Ferreira)
Perante isto a população trofenses e o Partido Socialista disseram No Parque Não!

Sabem destas três intenções quais se mantêm no actual projecto? Nenhuma!
  1. os Paços do Concelho serão na antiga estação da CP
  2. Não existirá qualquer construção em altura, ficando toda a área verde salvaguardada
  3. Torres? quais torres?
Afinal, quem é que mudou de opinião?

17 comentários:

Armando Dias disse...

meus jovens, ignorem quem quer mal a Trofa e só pensa no PODER.
Eles queriam ter continuado a mamar!

...largos dias têm cem anos...

Anónimo disse...

Pois existe, aqui está ela!

João Mendes disse...

Caros elementos da JS,

Confesso que, quando li as notícias que vou postar, a primeira conclusão que tirei foi que antes de ser eleita, Joana Lima era já extremamente cuidadosa com o seu discurso, talvez para que no futuro pudesse usar uma estratégia mais evasiva quando confrontada com as suas palavras. Não obstante, existem algumas expressões que são demasiadamente precisas para permitirem múltiplas interpretações assim como "Os socialistas da Trofa estão contra uma das opções apresentadas pela Câmara Municipal da Trofa para construir no Parque de Estacionamento do Parque Nossa Senhora das Dores o edifício dos Paços do Concelho." - esperamos que os boatos infundados da possibilidade de um parque de estacionamento subterrâneo sejam realmente infundados.

Quanto aos Paços do Concelho, sabemos já que será na antiga estação, apesar de ter sido uma decisão tomada sem consulta popular quando, pouco antes das eleições, Joana Lima afirmou também "O lugar do edifício será "onde os trofenses acharem melhor"". Tal não aconteceu, foi uma decisão unilateral.

Relativamente às construções do parque encontrei "pérolas" como "
"O PS é contra tudo o que seja destruir o que está bem feito para tentar reconstruir." - então os coretos estão mal feitos? A mim parecem-me solidos e seguros! "Afinal, quem é que mudou de opinião?"

Não quero com o meu discurso afirmar categoricamente que o PS é favorável a todas as contruções e alterações presentes nos ataques do PSD mas convém sempre recordar que a coerência deve ser uma constante e que estar atento nunca fez mal a ninguém.

http://www.onoticiasdatrofa.pt/nt/index.php?option=com_content&view=article&catid=345%3Aedicao-189&id=3068%3Apartido-socialista-contra-construcao-da-camara-no-parque&Itemid=200001

http://www.onoticiasdatrofa.pt/nt/index.php?option=com_content&view=article&catid=385%3Aedicao-207&id=3821%3Aqsou-uma-mulher-do-povo-e-coloco-os-trofenses-em-primeiro-lugarq&Itemid=200002

Cumprimentos

Paula Torres disse...

Joao Mendes, muito obrigado por essas informações. São a prova que a presidente nunca disse que nada se faria no parque. Apenas que nao queria lá os edificios dos paços nem as megas-construções.
O PSD é que anda a tentar virar tudo ao contrário...

Paula Torres disse...

E quanto aos coretos recomendo que vejas como eles estão agora! Eles têm uma estrutura de mandeira em volta porque as bandas lá nao cabem! Nem a da Trofa!

Por isso, claro que devem ser ampliados!

João Mendes disse...

Cara Paula Torres,

São, inclusivé, provas de que a presidente afirmou categoricamente que nunca iria decidir a localização dos paços do concelho sem consultar a população, algo que não aconteceu. Lamento não ver qualquer referência sua a esse dado.

No dia 25 estarei na assembleia para confirmar se esse "estudo prévio" inclui ou não a construção de um parque de estacionamento subterrâneo. Já agora, a que mega-estruturas se refere?

Sabe Paula, em política tudo muda muito rápido e as palavras possuem multiplos significados. Em 2006, Joana Lima, enquanto vereadora, votou favorávelmente a construção dos Paços do Concelho na zona do catulo/parque. Isso aconteceu antes do "No Parque Não". Se quiser pode sempre consultar as actas correspondentes. De qualquer forma deixo-lhe outro dado: na primeira notícia que postei, é clara a oposição do actual executivo à construção do parque de estacionamento subterrâneo. Contudo, numa outra peça do NT (http://www.onoticiasdatrofa.pt/nt/nt/index.php?option=com_content&view=article&id=6325&Itemid=410), Joana Lima afirma que o projecto engloba a construção de um parque de estacionamento subterrâneo. Terá mudado de ideias depois das eleições?

Cumprimentos

José Santos disse...

Viva Mendes,
Estive a ler o artigo, e não vejo onde "é clara a oposição do actual executivo à construção do parque de estacionamento subterrâneo". O mais parecido que encontrei foi "Os socialistas da Trofa estão contra uma das opções apresentadas pela Câmara Municipal da Trofa para construir no Parque de Estacionamento do Parque Nossa Senhora das Dores o edifício dos Paços do Concelho", contudo, caso não tenha visto bem, mostra-me!

Abraço

João Mendes disse...

Olá Zé, como estás?

Não sei se queres abordar este assunto de um ponto de vista meramente gramatical ou de um ponto de vista pragmático. Se optarmos por uma análise puramente gramatical, então quando se afirma que "Os socialistas da Trofa estão contra UMA das opções apresentadas pela Câmara Municipal da Trofa para construir no Parque de Estacionamento do Parque Nossa Senhora das Dores o edifício dos Paços do Concelho" posso obter duas conclusões: ou estão contra qualquer opção que comtemple ambas as construções, o que seria a postura mais coerente, ou, por outro lado, estão contra UMA das opções que comtemple ambas as construções o que nos leva a pensar que poderiam estar favoráveis e uma outra opção que englobasse as duas construções no parque, uma vez que a citação se refere ás duas questões em bloco e não separadamente.

Por outro lado, olhando para a questão de forma pragmática e realista, a opção que prefiro, é possível fazer a seguinte análise: é dito "Os socialistas da Trofa estão contra uma das opções apresentadas pela Câmara Municipal da Trofa para construir no Parque de Estacionamento do Parque Nossa Senhora das Dores o edifício dos Paços do Concelho" e a leitura do cidadão comum é que o PS Trofa está contra a criação de um parque subterrâneo no parque, simples. Se assim não for, e não havendo separação na transcrição entre a posição sobre o parque de estacionamento e sobre os paços, regressamos à possibilidade de que o PS Trofa poderia viabilizar uma hipótese alternativa que contemplasse também os paços no parque.

Esta é a leitura que faço e que é legitima o que não implica que seja a mais correcta.
De qualquer forma estarás mais informado que eu e se me/nos quiseres esclarecer, "sou todo ouvidos" (leia-se olhos).

Um abraço

João Mendes disse...

Parece-me que cometi um erro grave de interpretação do que estava lá escrito, as minhas desculpas. Por favor ignorem o meu raciocinio anterior, é falacioso.

De forma irresponsável, entendi que se falava em simultaneo da construção de um parque de estacionamento e dos paços quando a notícia se refere apenas aos paços no actual parque de estacionamento.

Lamento, mea culpa!

Obrigado Zé!

um abraço

José Santos disse...

Quando defendemos afincadamente uma ideia, e proferimos que "é clara a oposição do actual executivo" e expressões tão seguras convém termos bem a certeza daquilo que lemos.
Contudo, as pessoas têm o direito de errar, e admiro o facto de teres assumido o teu erro (mesmo depois de teres defendido a tua posição 3 vezes LOL).
Espero encontrar-te em mais “debates”
Abraço

João Mendes disse...

Zé,

O problema não é errar mas sim saber admitir quando se erra. Algo muito raro na blogosfera trofense. Normalmente quem se "engana" é anónimo e desaparece no ar. Eu dou a cara e quando me engano sou o primeiro a assumi-lo.

Contudo, lembra-te que as minhas participações não se prendem exclusivamente com a questão do parque de estacionamento virtual com que eu sonhei (lol). A questão da decisão unilateral da escolha do local dos paços (Nota: eu concordo a 100% com o local, não concordo é com a forma como o processo de decisão foi conduzido), o facto da actual presidente ter votado favorávelmente, em 2006, ao projecto que previa a construção dos paços na zona do catulo/parque e as alterações no discurso sobre o caminho que a requalificação do parque deve seguir continuam sem resposta para mim e para a grande maioria dos trofenses.

O meu erro relativamente à questão do hipotético parque de estacionamento não invalida as restantes questões que foram levantadas.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Mais importante don que as questões partidárias é o futuro do parque!
A presidente afirmou que nada faria sem consultar os trofenses! É isso que se deseja! A presidente disse que no parque não faria uma única construção!
É isso que se deseja! Coerência!
Verticalidadee!
A presiente pode ter mudado de opinião! É legítimo desde que nos informe porquê! Desde que use a transparência! Quando não há diálogo, quando a política se faz à porta fechada surge a desconfiança! A transparência deve ser exigida a todos os que detêm o poder! A nossa presidente não tem legitimidade para fazer o que quer! Ela representa a vontade dos cidadãos e por isso tem de conhecer o pensamento das pessoas! E esta presidente ainda tem de o fazer de forma mais transparente! Pois foi por falta de diálogo do anterior executivo que ganhou a câmara! Logo não tem legitimidade para cometer os mesmos erros pois apresentou-se como uma energia para mudar e não fazer mais do mesmo!
Cândido

Gil disse...

Candido, nao caia em tudo que lhe dizem.
O projecto vai a apresentação publica dia 25 de Fevereiro onde poderá dar toda a sua opinião.

E mais, a presidente nunca disse (e desafio-o a provar o contrário) que não queria NENHUMA construção no parque. Disse que nao queria os mega empreendimentos previstos.

Anónimo disse...

Sr Gil
Eu apesar de ser um homem sem estudos interesso-me pela minha freguesia. Eu estive na assembleia de freguesia do parque não. Tal como no passado também hoje sou contra qualquer construção no parque. quero que seja requalificado mas sem construções. Só isso e a D. Joana nessa assembleia também disse que não concordava com construções. Ninguém me disse eu ouvi

Sisenando disse...

A Drª Joana não falou nessa assembleia que diz. Sei que alguns dizem que sim, mas na verdade não falou (vide actas)

jose luis disse...

Só tenho a dizer que esta "noticia" colocada por vocês é UMA GRANDE MENTIRA.
Estou a dizer isto porque o Marco Ferreira me pediu para quando ele estivesse a DIZER ALGUMA MENTIRA EU O podia CORRIGIR.
O PROJECTO DE REQUALIFICAÇÃO DOS PARQUES não era o PROJECTO QUE EXISTIA PARA A CONSTRUÇÃO dos PAÇOS do CONCELHO.
Isto foi ADMITIDO PELO MARCO na ultima assembleia de freguesia.

ISTO SIM É VERDADE.

JOSE LUIS MONTEIRO

Anónimo disse...

A verdade impera! Obrigado José Luís pelo esclarecimeto que dá! Ninguém o desmentiu portanto é verdade o que diz! Estou esclarecido!