quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O filho do Presidente

Questões ideológicas marcam o debate político dos últimos meses em Portugal. Alguns partidos, e alguma comunicação social, aproveitaram a silly season para aflorar os ataques pessoais e destacar a ética de alguns e a falta dela noutros. A palavra "verdade" virou moda, sendo que alguns depressa se intitularam donos da mesma.

Neste contexto, tornam-se incompreensíveis as palavras do Dr. Paulo Rangel, que diz "a credibilidade da política não está na ética". Não está? Para o PSD parece que não, e assim o tem mostrado. A atitude do PSD nacional tem sido muito pouco dada à ética.

E essa atitude "contagiou" o PSD na Trofa, e o paladino da ausência de ética politica na Trofa tem sido o filho do presidente da câmara (agora feito mandatário da candidatura). Infelizmente, esta ausência de ética não é de agora, mas tem sido rigorosamente seguida pelo filho do papá presidente nos últimos anos, tanto na assembleia municipal, como na comunicação social.

Nas listas de candidatos a deputados do PSD para as eleições legislativas, existem duas classes que se destacam: a classe dos candidatos arguidos e a classe dos candidatos filhos do papá presidente da câmara. Esta segunda classe, isenta de um passado político convincente e digno de registo, que garantiu o seu lugar nas listas apenas para tornear a regra imposta pelo "PSD de Verdade" de não existirem duplas candidaturas, ficando tudo em família na mesma!

O filho do presidente da câmara da Trofa teve também a sua oportunidade de figurar numa lista onde alguns (felizmente poucos) poderão desempenhar uma profissão que os colocará ao serviço do país - pelo enorme apoio que o papá deu nas eleições directas à vetusta senhora que é dona do PSD.

Foi esta honrosa profissão que a Drª Joana Lima desempenhou nos últimos anos, destacando-se por servir o país e servir a Trofa na Assembleia da República. Tendo lá chegado por mérito próprio, sem necessitar da "forcinha paternal".

Como vem referido na comunicação social, "Drª Joana Lima constituiu uma excepção entre os deputados do Porto, questionando e pressionando o governo do PS relativamente à situação do metro para a Trofa" (in JN, 09/07/2007). Defendendo também a nossa terra, na comissão de obras públicas, relativamente à situação das variantes rodoviária e ferroviária.

Mesmo assim, o filho do presidente, continua a não compreender (ou a não querer compreender) e constantemente em atitudes pouco ética e muito demagógicas, menospreza o serviço prestado pela Drª Joana Lima à nação e à Trofa.

Ser deputada, servir a nação, foi a profissão que a Drª Joana Lima desempenhou com trabalho e dedicação, o que orgulhou e orgulha muito os trofenses.

No entanto, a nossa deputada, tinha um compromisso assumido, um compromisso que assumiu com os Trofenses, e o seu compromisso sempre foi a Trofa. Por isso, fiel à sua ética, fiel ao seu sonho de mudar a Trofa, a Drª Joana Lima escolheu a Trofa e preparou-se para recusar a possibilidade de voltar a ser deputada na Assembleia da Republica, muito antes do PS impor a impossibilidade de candidaturas duplas.

Mas filho do presidente, continua preocupado com o emprego da Drª Joana Lima, mas talvez se devesse preocupar com o desemprego excessivo que existe na terra que o papá governa: a Trofa (onde se registam níveis de desemprego com índices mais altos de todo o distrito do Porto), ou então talvez se deva preocupar em desempenhar melhor a sua profissão actual: a de filho do presidente da câmara. Pois na Trofa, parece que ser filho, familiar ou amigo do presidente da câmara é (ou vale) uma profissão.

Falar da Dr.ª Joana Lima, tornou-se obsessão para o filho do presidente, talvez um sinal do desespero reinante no Reino do Partido da Verdade.

Falar de projectos, ideias e defender a Trofa é algo ausente nas palavras deste deputado municipal (e por inerência de condições parental de filho do papá - putativo deputado da nação!)

Algo posso partilhar com o filho do presidente da câmara: eu também gostaria de ser como a Drª Joana Lima, se bem que por motivos diferentes. O filho do presidente quer ser deputado paternalis causa pelo PSD, eu desejo servir a Trofa e contribuir para construir o futuro pelo qual lutámos à quase 11 anos atrás.

Perante isto, ainda acham que vale a pena acreditar neles?

Daniel Lourenço


in O Noticias da Trofa

27 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo artigo.
Muito bem escrito e com razão em muitos pontos

Este "menino" tem sido arrogante, prepontente e desprovido de valores de ética politica.

Caro menino Vasconcelos, na politica nao vale tudo!

Anónimo disse...

Tenham vergonha!!
Agradeço que a quem der direito remova este artigo calunioso, insultuoso do blog da JS Trofa.
Acredito que não é preciso ter textos deste calibre para realizarem uma camp+anha politica séria.
Na minha opinião, este texto demonstra uma JS / PS fragilizado, com Medo, e que qualquer assunto, serve para ataque pessoal a qualquer candidato Laranja.
Penso que a Trofa mereçe uma Campanha politica com nivel, e vcs, Js com textos assim, em nada contribuem para a credibilização politica na TROFA.

HAJA VERGONHA, E RETIREM JÁ ESTE POST.

João Miguel disse...

Aproveito só para informar que o comentário acima intitulado Tenham vergonha é da autoria João Miguel, que por lapso não o mencionei.

P.S.- Quando acusam o PSD de só visar Joana Lima e de só fazer ataques pessoais, o que dizer dos vossos ultimos Post´s"o Filho do Presidente e O Pacto C/ Bernardino".
Olhem que muitas vezes o tiro é dado nos N/ pés.
Atenção , que a população da Trofa não é tão ingénua como muitos pensam.

Sergio disse...

Pelo que percebi o texto é uma noticia retirada do Noticias da Trofa... Então não atirem as culpas a quem só está a divulgar a verdade....

Anónimo disse...

Caros leitores... parecia-me de bom tom fazer referencia que o artigo está no O Noticias da Trofa, mas é um artigo de opinião, da autoria de daniel lourença.... MEMBRO DO PS TROFA... O texto tambem aqui deve estra referenciado o seu autor. Nao o noticias da Trofa mas sim daniel lourenço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Carla Paiva disse...

adoro algumas exigencias dos psd

retirar o artigo? este artigo usa, e muito bem, o direito de resposta consagrado.
insultuoso foi o artigo que deu origem a este

a JS além destes artigos, meu senhor, publica também muitas ideias para a Trofa. o que mais nenhuma J faz

leiam este artigo, que está bem escrito, e percebam que nao vale tudo numa campanha

parabens a quem o escreveu. haja alguem com coragem para enfrentar o psd na Trofa.

Anónimo disse...

finalmente alguem com coragem aponta a arrogância do Sr. Tiago

Já chegava de tanta impunidade. Além de ganhar dinheiro ao fazer cartazes para a câmara, ainda pensa que pode dizer o que quer?
É preciso dizer basta e acabar com a vergonha que se vive na Trofa!

Há muita verdade escondida na Trofa, e ainda bem que alguem a vai descortinando.

Adorei o artigo, tal como muita gente da Trofa. já era hora de termos algo assim

Anónimo disse...

Depois são os PPDs que andam com ataques pessoais LOOL

Preocupam-se muito com os filhos dos outros loool

Anónimo disse...

eu preocupo-me é com o meu dinheiro. andam estes filhos a roubar a Trofa é o que é

e ainda têm o descaramento de vir falar para os jornais de pessoas sérias

tanta petulância

Anónimo disse...

Acho que este texto não deve estar referênciado por "Daniel Lourenço"!

Devia era estar referênciado por outra pessoa, pela pessoa que realmente o escreveu.

Para quem não sabe, Daniel Lourenço = Banbino, O mandatário da Juventude do PS.

E quem o conhece sabe bem que ele não "sabe" escrever com a "categoria" que este texto apresenta.

E não me venham com desculpas a dizer que foi ele que escreveu, meto as minhas mãos no fogo de como não foi ele que escreveu este texto, e aposto que não me queimo!!!
Vê-se bem pelo tipo de linguagem utilizado que não foi ele que escreveu!

Agora a pessoa que escreveu é que achou bem que o nome dela não estivesse associado àquele tipo de resposta, e usou o nome de outra pessoa para o fazer, embora pedisse ao Daniel para assumir o texto... É assim que as coisas funcionam no PS....

Tenho vergonha do PS por este tipo de actitudes....

Estou para ver que tipo de argumentos vão utilizar para me contradizer... isto é, se não eliminarem este comentário como é habitual fazerem quando não lhes interessa o conteúdo.

Costa Pais disse...

Bem...mais um psd que diz que este texto está uma categoria. nisso estamos de acordo

Álvaro Moreira disse...

sim continuem a defender o filho do presidente! Eu pensava que era só na minha terra que andava tudo com o rabo preso ao presidente da junta, mas afinal, para estarem a defender uma pessoa tão arrogante e prepotente, só podem dever-lhe algo!
Se lerem os NT todas as semanas, isto é uma resposta ao artigo publicado pelo "Sr." Tiago Vasconcelos na semana passada! Foi feito por um membro da JS? não sei, não conheço, mas se é verdade, aplaudo a atitude dele! só demonstra que não tem medo nenhum de quem tá no poleiro! não digam á JS para ter vergonha! eles são jovens!
não venham dizer que estão preocupados com o filho dos outros, porque o primeiro a publicar algo, mostrou-se muito preocupado com o facto de a Dra Joana Lima caso perca as eleições fica desempregada!

Muito bem JS, continuem assim!!

Isabel Silva disse...

um artigo tao elaborado para falar do...filho do presidente!?????

no minimo decepcionante.

esperava uma atitude mais digna da js, afinal a politica do bota abaixo nao resulta.

se nao simpatizam com o "filho do presidente", tudo bem, mas qual a vossa necessidade em criticá-lo tao intensamente e se glorificarem por isso?

nao trouxeram mudança, apenas criticas e "bocas foleiras"...

Trofa Forever disse...

penso que a qualidade da escrita e o conteúdo da mensagem não surpreendem, afinal foi esta juventude partidária que fez o manifesto autárquico, até ao momento unico no nosso concelho.

aé hoje a JS tem feito o seu trabalho, como unica juventude partidária do concelho que sabe e quer fazer politica de verdade.

Anónimo disse...

Eu não disse que o texto estava "uma categoria", disse sim que a qualidade da das palavras utilizadas e o modo de escrever, não pertencia a Daniel Lourenço, é uma categoria bem superior ao mode de escrita dele, sabem muito bem o que queria dizer, mas claro que puxam sempre a brasa para a vossa sardinha, mas "puxar a brasa para a vossa sardinha" nem é democracia nem é politica de verdade como o Trofa forever diz.

Trofa forever, que foi a Js que escreveu o texto, não digo o contrário, é provavel, mas deveria estar assinado no jornal por "JS Trofa" e não por Daniel Lourenço.

Pelo teu comentário fica mais que probado que não foi escrito pelo Daniel, tu que deves saber bem do que falas. Ou agora vais-te contra-dizer que não sabes de nada? Se nao sabes devias de estar calado!

Penso que não se trata de defender este ou aquele por ser amigo ou não, trata-se de defender a verdade!

Mais uma coisa, é legitimo o Sr. Tiago ser candidato a deputado, por muitos motivos, um deles é ele ser candidato pelo PSD, pois ele é militante do PSD, se tu querias ser candidato a deputado também, deverias fazê-lo pelo PS, ou querias ser pelo PSD sendo tu PS?
Agora se foi ele em vez de outro, isso é lá com o PSD, não tens nada a ver com isso!
Estou errado no que disse?

Já estou a ver o que tu queres...

Muita dor de cotovelo por aqui....

Trofa Forever disse...

fico muito desagrado quando me colam a qualquer juventude partidária que seja.

nao sao militante, sou independente. não posso ter a minha opinião?

sou trofense!
o unico movimento associativo em que tive foi no futebol e associações de estudantes e por pouco tempo.

Anónimo disse...

Sim sim, Trofa Forever....
Só te falta dizer que nem sequer simpatizas com o rosa.

Conta-nos Histórinhas...

Mas isso é o menos importante, o que queria dizer já disse, e tu calaste-te relativamente a isso.

Agora podes dizer o que quiseres, a ideia principal já está apurada.

Unknown disse...

caros bloggers,

como trofense fico triste por ver que um artigo de opinião de um jovem associado a uma juventude partidária cause tanta celeuma junto de certos leitores.

em vários comentários já se colocou em causa a identidade do autor, a seriedade das opiniões e até os verdadeiros objectivos de quem escreveu.

quando a mim há factos que na podem ser escamoteados. Foi bem mais vergonhoso o artigo que deu origem a este: o do Dr, Tiago Vasconcelos. Esse sim, desprovido de oportunidade colocou em causa a vida privada de uma candidata à camara. Foi feio, pouco cavalheiro e sim, houve pouca ética.

Quanto a este artigo, está bem escrito, enquadrado e, como é próprio da juventude, picante. Não deixa de dar alfinetadas em pontos sensiveis, mas foi algo a que se arriscou o Dr. Tiago.

Eu, que já acompanhei todas as eleições na Trofa, fico triste com a pobreza de declarações do PSD. Muito ataque pessoal, muita intriga, mas nenhum projecto.

Faço uma reflexão muito profunda sobre os meus votos. E na Trofa erguem-se nuvens negras sobre o debate politico.

Quanto à JS, louvo o que louvei sempre de qualquer juventude partidária: a coragem. Tal como a JSD em Sto Tirso, a JS na Trofa tem marcado o debate e a agenda poltica, sendo que, já vi o PSD a responder directamente à JS num comunicado de imprensa (algo muito raro)

A coragem é de louvar, lutem sempre por uma Trofa melhor.

Quanto às "virgens ofendidas" por favor centrem-se nas ideias e no debate!

Viva a Trofa! Sempre!

Trofa Forever disse...

eu bem que quero sair daqui hoje!

mas calei em relação a quê? nao percebi agora

João Miguel disse...

boa tarde,

Se o Dr. Vasconcelos de alguma forma faltou ao respeito e colocou em causa o bom nome da Dr. joana, a unica coisa que se deverá de fazer é colocar uma acção por difamação.
Se querem alegar que são diferentes, que são melhores politicos, mais integros, não deverão de utilizar os mesmos argumentos que são apontados por vcs apo Dr. Vasconcelos.
Sejam coerentes.

P.S. Pareçe-me que no artigo de opinião do Dr. Vasconcelos não há nenhuma mentira escrita, apenas constatação de factos, se assim não, solicito à JS que me esclareça dos mesmos.
será que teem energia para aceitar este repto?

Anónimo disse...

já disse como isto se resolvia: era o Ferreira contra o Vasconcelos num debate!

e víamos onde estava a energia!
vamos lançar uma petição?

Anónimo disse...

Mas onde está a novidade?
Sempre foi assm meus amigos.
90% das pessoas andam ca por interesse
façam o vosso trabalho n deitem a baixo o trabalho dos outros

Joana disse...

o bambino fala e escreve muito bem! quem o conhece bem sabe isso!

Anónimo disse...

oh Joana!

Cresce ok?
Quem conhece o bambino sabe bem a forma de escrita e de falar dele.
Não venhas com conversas baratas, eu conheço-o!

E não é essa de certezinha absoluta!

Pedro disse...

Oh anónimo... Eu conheco muito bem o bambino... se calhar bem melhor do que tu! e ele escreve muito bem sim! escreve melhor que muita gente que se acha com conhecimentos! e já agora, quem és tu para mandar alguem crescer? tás assim tão incomodado? se te incomoda assim tanto a js porque andas sempre aqui a ver e a comentar... a comichão é complicada... usa fenistil!

Anónimo disse...

O bambino é uma pessoa dotada de muitos conhecimentos politicos, SIM. Eu convivo com ele todos os dias e conheço-o bem. se calhar quem diz que ele nao sabe falar ou escrever, é quem o ouve numa conversa com os amigos num café, em jeito de brincadeira. mas toda a gente tem esses momentos, certamente o dr bernardino tambem os tem, o filhinho dele também e todos os que vem para aqui defender pai e filho ppd também tem. por isso, nao se limitem a escrever sobre o que ouvem pela rua. Limitem-se sim, a aparecer na sede de campanha, sejam psd, ps, cds, cdu ou be, apareçam e oiçam e aprendam com muitos debates que lá se fazem, nos quais o bambino fala e bem. acreditem que sei do que falo. a sede nao é usada so para a campanha da joana lima, é usada para discutir, debater e essencialmente trabalhar, em prol da trofa e dos trofenses claro. o texto é do bambino. e quem diz que nao é que mo prove com evidencias nao com argumentos da treta.