terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Feira Anual da Trofa


17 comentários:

João Mendes disse...

não vai haver aquele show em que se mede testosterona através do acto cobarde de "mil" pessoas contra um touro?

João Mendes disse...

já agora uma pergunta: a organização da Feira Anual está a cargo da Confraria do Cavalo? este evento não era um evento da autarquia? o que mudou?

Anónimo disse...

OS VICIOS CONTINUAM !

Joao já foi assim o ano passado para a camara nao financiar diretamente a feira, atrbui subsidiio À confraria e eles pagam

João Mendes disse...

A CMT delega uma actividade do municipio numa instituição privada? alguém do PS/JS nos pode explicar o porquê disto???

Anónimo disse...

nao mudou nada. a confraria sempre foi uma das entidades que organizava (a gala dos cavalos por exemplo).
e é um vicio porque? é mais uma associação trofense. E sempre foi assim desde que existe a confraria.

sandra "sandinha" disse...

primeiro a confraria não é privada. é uma associação da Trofa.
segundo, se fosse uma instituição privada (empresa) não era uma delegação (a empresa que vai instalar o som na feira não é "delegada" mas sim "contratada"). Nao sei mesmo qual a celeuma nesta assunto.

o anterior também é meu

João Mendes disse...

oh Sandra Sandrinha, a Confraria do Cavalo é uma instituição pública??? De iniciativa camarária ou estatal???

João Mendes disse...

para mais esta "entidade" apenas apareceu em cena na FAT há 3 ou 4 anos e a feira tem bem mais do que 3 ou 4 anos de existência. num momento em que as associações do concelho tanto se queixam de falta de apoios, aparece uma associação que representa uma quantidade irrisória de pessoas com tantos apoios...é no mínimo curioso!

sandra "sandinha" disse...

nao sei o regime legal das confrarias.
porque diz que esta associacao tem tantos apoios? que eu saiba só tem para a realizacao da gala. Tem mais?

sandra "sandinha" disse...

e a confraria ta na feira há bem mais do que 4 anos.

Anónimo disse...

João tenta saber o valor que a camara transferiu o ano passado para a confraria pouco antes da feira e logo terás as tuas conclusões !

O valor deste ano ainda irei saber!

João Mendes disse...

Sandra Sandrinha vou começar por assumir que não me exprimi bem quando falei em "tantos apoios" quando na realidade o que queria dizer que esta associação com baixo impacto na Trofa beneficia desta posição privilegiada num dos maiores eventos culturais da Trofa. Se quiseres explorar a minha falha estás a vontade, não vou valorizar nem ficar minimamente preocupado.

Já agora deixa-me explicar-te uma coisa: se a Confraria do Cavalo não é uma entidade pública é uma entidade privada criada por um conjunto de pessoas fora da esfera pública. da próxima vez que quiseres tentar corrigir alguém tenta primeiro saber do que estás a falar de modo a não caires no ridiculo.

Em segundo lugar, e segundo o site da confraria, esta entidade so está ligada à FAT desde 2010. são os registos possíveis num site bastante opaco em relação à extensão do seu trabalho.

Em terceiro lugar quero dizer-te que enquanto Trofense e Português me revolta que se transfira um cêntimo que seja para esta confraria por vários motivos:

1. Por vivemos um momento de crise profunda e financiar uma entidade que ainda que possa ser aberta para todos é elitista na medida em que o cidadão comum nao tem dinheiro para ter cavalos ou praticar equitação. A haver financiamento, estamos a dar (sim, o dinheiro é dos contribuintes) dinheiro a uma entidade cujos membros são pessoas potencialmente abastadas e digo isto porque qualquer pessoa sabe o que vale manter ou mesmo ter um cavalo. Aliás, basta ver as raças que a confraria pretende promover para ver que tipo de "Ferraris" estamos a falar.

2. As verbas para as diferentes associações da Trofa vêm diminuindo ao longo dos anos. Muitas delas estão efectivamente abertas a todos pois qualquer um pode, por exemplo, jogar futebol, não precisa de milhares de euros para umas chuteiras.

3. Quais são as raízes da equitação na Trofa? estará ela assim tão presente no nosso código genético para gastarmos dinheiro publico a promovê-la? Parece-me que não. Então como é que isto acontece? Eu relembro-te que vivemos numa cidade que não tem equipamentos públicos decentes para a prática desportiva (um bom exemplo é a tentativa de complexo desportivo em frente ao prédio do antigo cinema onde os cestos não têm redes, as balizas não tem redes, os campos não tem vedação e ainda temos uma espécie de caixa de areia rodeada de mato em franco crescimento. Não temos uma semana da juventude decente, não temos um parque decente...enfim, estamos piores que muitas terriolas deste país. Mas podemos colocar uns milhares de euros nas mãos desta confraria, desconhecida para a maioria dos trofenses para fazerem aquilo que é tarefa da autarquia. COntudo não sei os valores transferidos para a instituição mas vou procurar saber. Independentemente dos resultado da minha pesquisa, o que disse acima mantêm-se.

Só para terminar, ainda que a confraria esteja na feira à mais do que os anos indicados no próprio site, não faltam agricultores e outros que lá estão desde a primeira edição sem qualquer tipo de "vantagens" para lá estar.

João Mendes disse...

Anónimo se sabes o valor relativo a 2012 queres partilhar?

sandra "sandinha" disse...

1º a confraria nao se destina a elites, alias é o contrario. A confraria é a hipotese para muitos jovens sem rendimentos poderem andar a cavalo e praticar um desporto. Alem disso fazem trabalho de hipoterapia c/crianças.
2º a Trofa tem uma grande tradição equestre (que vem com a Feira Anual). A Trofa é uma terra equestre, por isso temos tantas escolas e cavalarias (com os Serra Neves à cabeça e o seu centro hipico).

por ultimo, à confraria é pago para realizarem a gala e prestarem serviços. Mas também é pago às associaçoes agricolas e cooperativas. Nao sei qual a polémica.
Se ainda houve duvidas por "interesses partidarios" diga-se que a direção da confraria tem à cabeça um antigo vereador do PSD.

(e ainda o site. Se o acha "opaco" então diga-me que outras associacoes da Trofa têm site - mas claro que também acho que deveria existir um site melhorzinho).

João Mendes disse...

Sandra Sandrinha estás a dizer que a Confraria proporciona aulas de equitação GRATUITA aos jovens do concelho? é isso? Porque se não for insisto que só quem tem bastante disponibilidade financeira é que pode praticar tais modalidades e, como tal, destina-se apenas a uma "elite". Mas se, como dizes, a COnfraria proporciona aulas gratuitas aos jovens do concelho então retiro aquilo que disse e faço aqui mea culpa. tenho, contudo, sérias dúvidas.

Temos tantas escolas de equitação? "tantas"? onde estão elas? conheço o centro hípico em Bougado que, se não estou em erro, até já fechou. Até podem existir escolas mas conforme referi, nem qualquer carteira as pode pagar. De resto se a Trofa é uma cidade de tradição "equestre" então é de tradição "bovina" muito antes disso. Será que se eu criar uma Confraria da Vaca me financiam para que eu faça a FAT? mais uma vez, tenho sérias dúvidas.

Não falei em interesses partidários mas se falasse, o facto da Confraria ser presidida por alguém do PSD não tinha qualquer relevância na medida em que, por exemplo, muita gente do PSD apoiou o PS nas últimas eleições, tal é do conhecimento geral. Já agora quem é o presidente?

As associações agricolas também são financiadas? tem números do financiamento de uns e outros? ah, e ainda que o sejam, continua a ser a confraria a organizar a FAT, não a assosciação agricola X.

SE7E disse...

Para que fique bem claro, é a Junta de Freguesia de São Martinho de Bougado em parceria com a Câmara que organiza a FAT. A confraria dá apoio apenas.

A Confraria do Cavalo é um instituição privada de interesse público. aproveita e vai lá pesquisar sobre isso.

São várias as entidades agrícolas Trofenses que participam na organização deste evento. Pesquisa lá isso também.

Sabias que para jogarem futebol, no Trofense ou no Bougadense, por exemplo os miudos têm de pagar mensalidade?(o que está correcto, atenção. Não é só o valor das chuteiras.

Sabes eu nunca vi ninguém das Associações a queixar-se muito de falta de apoio. Os teus amigos da JSD/PSD é que estão sempre a dizer isso, agora Associações não me lembro. Por isso pára de alimentar esse mito de que esta Câmara não apoia as Associações porque isso é mentira. É importante que as Associações deixem de ser subsidodependentes. Porque se assim não for não faz sentido existirem.

7

João Mendes disse...

Estás tão Seguro daquilo que disseste que te viste forçado a esconder atrás do anonimato militante do PS/JS. Os anónimos laranjas não dão a cara porque têm muito medo da Joana Lima. tu que não tens motivos para ter medo dela, tens medo exactamente de quê anónimo nrº7? Claro que estou a ser irónico, é mais que evidente o porque de tal cobardia, é mais que óbvio, pessoas como tu seguem todas o mesmo fio condutor.

A Confraria é uma instituição privada de interesse público. quem definiu que era de interesse público? Garanto-te que não foi o público com toda a certeza. Não faltam fundações da treta com estatuto de interesse público, é um conceito que vale o que vale. COntudo caso não saibas ler, limitei me a argumentar anteriormente que era uma instituição privada (quando confrontado com a possibilidade absurda de ser pública) e isso nem tu e um batalhão de anónimos como tu pode negar.

As associações agricolas participam na organização da FAT? e alguém disse o contrário? Ja agora tens números que demonstrem quem recebe o quê ou quem te mandou aqui não te deu a informação toda peão?

Queres comparar a mensalidade do BOugadense e do Trofense à manutenção de um cavalo? Enfim, não me vou adiantar na comparação idiota...e já agora, as associações dedicadas ao futebol não se resumem ao Trofense e BOugadense.

Vocês do PS têm, com uma excepção ou outra, todos o mesmo discurso. Eu não alimento mito nenhum, alimentar o mito significa bater constantemente na mesma tecla e eu se toquei neste assunto duas ou três vezes já foram muitas. Mas fico satisfeito que deixes cair parte da tua máscara: pela forma como falas sabes quem eu sou e eu provavelmente saberei também quem tu és, a diferença é que como tu és cobarde demais para dar a cara fico eu sem ter a certeza de quem és porque se o meu "Instinto" não me engana sei perfeitamente quem és e tal faz-me perceber ainda melhor porque não dás a cara até porque volta e meias apareces por aqui de cara tapada, mandas dois piropos para o ar, e depois remetes-te à tua cobardia novamente. Tenho mais amigos ligados ao teu partido do que à JSD e ao contrário de ti, não ando a reboque de partidos ou gurus políticos.