quinta-feira, 26 de abril de 2012

É bom falar verdade: quais os cortes que o plano propunha?

Sobre o plano de reequilibrio financeiro é importante esclarecer que os principais cortes eram sobre:

  • custos de pessoal
  • custos com locações (rendas)
  • custos com avenças e serviços externos
  • custos não recorrentes
Ao contrário do que a oposição invoca, os cortes com a subsidiação de associações e de transferências para as juntas são menos significativos do que os cortes com a estrutura da própria câmara. Também se fez por proteger os custos associados com a educação e protecção social.
Este era, assim, um plano de reformas estruturais do município. Ora veja-se:

  • Outros serviços especializados (são principalmente os custos com educação): corte de 6%
  • Transportes (transporte escolar): corte de 10%
  • Consultadoria e pareceres: corte de 55%
  • Locações (rendas) de outros bens: corte de 78%
  • Espetaculos: corte de 25%
  • Outros serviços (inclui avenças): corte de 67%
  • Transferências para juntas e subsídios a associações: corte de 20%

Assim se percebe que os sacríficios não estão distribuídos da mesma forma.
Os principais cortes são sobre a própria câmara municipal (acompanhando a redução de despesa dos ultimos anos) fazendo por salvaguardar os serviços de educação e protecção social. E realizando cortes nos subsídios para associações e transferências para as juntas menores que a maioria das rúbricas.

7 comentários:

sqeeze disse...

Isto tem de passar mais para a população para que todos percebam a dimensão da irresponsabilidade do PSD Trofa.

Anónimo disse...

ainda nao compreendi porque nao foi aprovado o plano.nao se percebe. quem ganha com isto? mas que parvoice tao grande!

Anónimo disse...

É urgente julgar estes senhores que criram o monstro e agora querem deixá-lo a solta. O PSD é um grande fastasma que atormenta os sonhos da Trofa. Desapareçam! Confessem-se a Deus, pode ser que eles vos perdoe. Porque a Trofa não perdoa mais o PSD.

PelaTrofa disse...

AVENÇADOS NA CAMARA!!!!

Mas afinal agora já há Avenças na Camara Municipal da TROFA....Sempre li no Blog da JS a informar que não havia avenças nem AVENÇADOS NA CAMARA e EMPRESAS MUNICIPAIS!!!Qual o espanto quando li neste artigo que vão cortar 67% em Outros serviços (inclui avenças)

Não Percebo Nada

miguel ferreira disse...

Não percebe se nao quiser.
Acabaram os avençados como o Sergio Humberto, o Costa Ferreira e o Oliveira. Ou seja, acabaram as avenças pessoais. As únicas avenças que há sao a empresas (como é obvio). Uma equipa de jardinagem tem contrato de avença, porque é o mais economico para a camara. Acabou foi o compadrio que existia.
miguel ferreira

João Mendes disse...

Caro Pela Trofa,

Pode por favor deixar aqui os links do blog da JS Trofa que refere para que possamos ficar todos mais esclarecidos ou será que o senhor é apenas mais um incendiário da oposição e não tem qualquer tipo de argumento perante o que aqui foi demonstrado?

Obrigado

João Mendes disse...

Cara JS Trofa,

Enquanto cidadão muito me agrada ver que o plano de reequilibrio incluia este tipo de cortes, mais pesados naquilo que não é fulcral e mais leves nas necessidades básicas dos concelhos. No entanto fiquei com uma dúvida: afinal não era este plano que "por lapso" previa um corte de 40% (ou 48% segundo alguns) nas transferências para as juntas e associações?

Posto isto gostaria ainda de propor que se acrescentasse a esta lista o fim do pagamento de senhas de presença nas assembleias: quem não quiser fazer serviço público pela terra que tanto dizem amar pode sempre contar com a serventia da casa, a porta, e voltar para o conforto do seu lar. demonstrar voluntarismo e vontade de dar tudo pela Trofa tem que deixar de ser treta pré-eleitoral.

Cumprimentos