quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Concelho em mudança

Passam 11 anos do dia mais fascinante da história recente da nossa terra: a criação do Concelho da Trofa.
Recordo as camionetas que saíram da escola EB 2,3 (agora escola Napoleão Sousa Marques) a caminho de Lisboa, para “buscar o concelho”. Tinha apenas 10 anos mas, tal como os meus colegas da altura, recordámos emocionalmente essa jornada épica que levou tantos trofenses em busca de um sonho, o sonho de um concelho desenvolvido por trofenses para os trofenses.
Em 1998, a Trofa vivia uma situação que nos deixava descontentes. A ligação ao concelho de Santo Tirso não era encarada optimisticamente, crescendo entre os trofenses uma forte vontade de mudança a favor da criação do concelho.
A Trofa, enquanto território, possuía algumas boas condições para se constituir como concelho. Mas a concretização deste anseio popular teve como base algo muito mais determinante do que as características socioeconómicas, teve como base a força e convicção de um povo, o povo da Trofa.
Quem viu os trofenses em 98 a deslocar-se em massa a Lisboa, percebe que somos um povo especial. Fomos unidos e aguerridos. Como pessoas simples que somos, fomos corajosos e ambiciosos. E são estes factores que nos fazem “sentir este orgulho mais que ninguém”.
Apesar dos apropriados festejos, vivemos uma época que devemos encarar o futuro. Um futuro que, na Trofa, sofreu uma tremenda mudança.
A Trofa viveu a sua infância, e não foi uma infância fácil. Chegados aos 11 anos, sentimos a ausência de algumas partes fundamentais do nosso sonho. Paços do Concelho, saneamento e rede de água inconcluídos, rede viária insuficiente. A hora é de pensarmos estrategicamente o futuro do nosso concelho, catalisando a energia das gentes da Trofa para uma dinâmica concelhia de empreendedorismo, desenvolvimento e progresso.
Inovar, diferenciar e sermos competitivos, é este o desafio. E só nós, trofenses, para estarmos à altura desta tarefa.
Acredito que a mudança politica que se deu na Trofa foi um passo importante rumo a um novo futuro. O trabalho dos nossos novos dirigentes já começou. Não se afiguram fáceis os primeiros tempos numa estrutura camarária pouco adaptada às exigências dos novos tempos. O legado deixado não é o melhor, mas isso não impedirá que se criem novas dinâmicas, que se dê aval a uma politica de proximidade feita de trofenses para trofenses, cuja seriedade e honestidade seja a base de uma relação de confiança e de esperança.
Estou convicto que o país e o mundo mudarão muito até o próximo dia 19 de Novembro de 2010. Mas à Trofa cabe o papel de mudar mais, de avançar vigorosamente, apelando às mesmas convicções que tivemos há 11 anos atrás.
Os trofenses estão de parabéns, e do futuro estão reservadas as melhores surpresas.

Marco Ferreira
in Jornal da Trofa

13 comentários:

Joao Pereira Coutinho disse...

excelente! de fazer chorar, mas também pensar

abraço a todos os jovens trofenses

Anónimo disse...

Como as coisas são

Uma pessoa que fez tudo para que nao houvesse concelho da trofa torna se presidente do conselho da admnistração da trofáguas.

Anónimo disse...

Oh PPD Anónimo, ainda tas em banho maria??? Essa dor de cotovelo melhorou? É simples, vai pó brasil....

Anónimo disse...

Não sei como existem pessoas,com coragem para escrever tais coisas como as que foram expressas.
Falar em CONCELHO DA TROFA? o que fizeste por ele?
Lutaste por ele?
Ajudaste ao seu desenvolvimento em que?
E o teu Partido?
Na verdade, comprova-me com os teus projectos realizados! Onde te escondestes até 2009? Francamente...

Anónimo disse...

E viva os "tachos"...ja começou e nem a 1 mês esta no poder...

Entao a Catarina Dantas agora faz parte do concelho de administração da Trofaguas?? Muito bem...a meses atras andava com eles em tribunal agora faz parte do concelho de administração....

Viva os tachos

Anónimo disse...

O meu partido?
Nao foi so um partido que lutou pelo concelho da trofa
e se fores por ai vais ver a votação da assembeleia da republica e ve quem votou contra.

nos chega ser partidarios colega temos de ver as coisas como elas sao.

Anónimo disse...

ora bem, há que constatar que isto realmente não é de gente. Entao quase dois meses volvidas as eleiçoes e a azia ainda nao passou? irra, as farmacias tem estado abertas. RENNIE :)

Anónimo disse...

Nao é rennie é REN...

Presidente da REN+Armando Vara+José Socrates= Face oculta

Nao dês erros...

LOLOL

VIVA OS TACHOS DO PS

Anónimo disse...

Não podem ser sempre os mesmos a mamar oh entulheira de PPD's....

Anónimo disse...

Tachos do PS? Eu nunca ouvi falar disso, dizem que é só para os "PPD's"

Ahah, os socialistas são uns tristes

Anónimo disse...

Em vez de discutir Politica, discute-se Tachos...
Uma tristeza o que se vive aqui...

Anónimo disse...

Pois bem para quem não se lembra o PS local votou por aclamação pela criação do nosso concelho.. A verdade é para ser dita.. Na assembleia da replublica houve um acordo politico, "um negócio" entre o PS e o PSD, ficando decidido uma hora antes da votação que votaria a favor e contra. Resultado aprovação do concelho de Odivelas com os votos contra do PSD e aprovação do concelho da Trofa com os votos contra do PS. Não se ponham agora com coisas pois a intenção há 11 anos atrás por parte dos dois partidos foram as presidências da capital e do Porto.. A verdade é para ser dita..

DPA

Anónimo disse...

Quando falo em presidência refiro-me às presidências das áreas metropolitanas o que implica a maioria das câmaras serem de um partido logo a existência do acordo que levou a tais votações. O PS Trofa teve azar e pagou o resultado desse acordo. Mas o povo é soberano e há 11 anos castigou o PS mas também foi soberano ao votar por maioria contra o anterior executivo do PSD que simplesmente governou a Trofa com uma politica arrogante, tachista e consequentemente clubistica. O concelho não era para todos os seus municipes era só para alguns..
O povo disse basta e deu a oportunidade ao PS de poder demonstrar as suas capacidades de evoluir a nossa Terra. Esperemos para ver..

DPA