quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Afinal Quem Mente?

Tive a oportunidade, tal como muitos outros trofenses de São Martinho, de assistir à tomada de posse do novo executivo e da nova assembleia de freguesia de São Martinho de Bougado.
A quantidade de pessoas que se deslocaram ao auditório da Junta de Freguesia, enchendo-a por completo mostrou mais uma vez, e como sempre, um povo de São Martinho de Bougado com espírito participativo e interessado pelo futuro da sua freguesia.
Os novos membros da assembleia de freguesia, eleitos pelo povo, tomaram posse. Vencedores e vencidos fizeram questão de colocar em prática o mandato de confiança dado pelos trofenses. Infelizmente, nem todos assim fizeram. Desta feita, José Leitão optou por não corresponder aos votos obtidos pela sua lista, e rejeitou a possibilidade de fazer valer a sua legítima voz em prol dos interesses de São Martinho. Assim, a bancada do PSD perdeu, e perde a freguesia.
A bancada do Partido Socialista surge renovada e com voz activa. O discurso do Daniel Lourenço (mais um bom valor surgido da Juventude Socialista) criou boas expectativas na assembleia, e mostrou um PS humilde e consciente da sua responsabilidade. Em contraponto, apresentou-se um PSD amorfo e desgastado, cuja imagem disso mesmo foi o discurso da sua representante. Discurso esse que terminou, mesmo antes de parecer começar. Pelo menos, foi essa a imagem que deixou nos presentes. Infelizmente, porque qualquer bom executivo precisa de uma oposição forte, o PSD está a sentir as consequências da pouca aposta na renovação dos seus consignatários. A inexistência de uma juventude partidária politicamente activa no PSD talvez seja um dos factores que provocaram a ausência de caras novas que trouxessem um novo fôlego a este partido.
No discurso de tomada de posse, o presidente José Sá, demonstrou mais uma vez que é um homem de palavra e cumpridor das suas promessas. José Sá deu a conhecer a finalização do processo de ampliação do cemitério (tal como tinha prometido), contrariando aqueles que, em tantos órgãos de comunicação social e em comentários públicos, tentaram-no culpabilizar demagogicamente pelo não inicio da obra. Foram meses de empenho intenso da sua parte e da sua equipa, para que o projecto chegasse a bom porto. Agora sim, podemos perguntar: “quem mente afinal?”.
José Sá é uma das figuras politicamente mais carismáticas do nosso concelho. Como membro da Juventude Socialista da Trofa, acompanhei muitas assembleias de freguesias ao longo deste mandato. Eu e os meus jovens camaradas, assistimos várias vezes ao estilo político deste nosso presidente: fazer politica para o povo, defendendo intransigentemente os direitos desta freguesia. A sua experiência é um ensinamento para cada um de nós. O carinho que ele nutre pela juventude, cativa-nos a simpatia e o respeito. É, sem dúvida, um presidente de todos que apresenta obra e trabalho.
Nestes próximos quatro anos, abre-se uma nova janela para São Martinho de Bougado. Após um quadriénio em que a câmara municipal da Trofa contribuiu com “zero” para o desenvolvimento da freguesia, o novo executivo camarário em colaboração com a junta de freguesia tem a responsabilidade de fazer mais e discriminar menos. E vejo em José Sá, e na sua equipa, a capacidade de diálogo e a inteligência política suficientes para, com energia, continuar a desenvolver São Martinho de Bougado.

Marco Ferreira

3 comentários:

trofense disse...

O homem nem sabe falar.. .

Anónimo disse...

"O Homem nem sabe falar" palavras de o trofense. Não sei quem és nem interessa apenas te digo com certeza que provavelmente nunca ouvis-te o presidente José Sá a discursar, a debater e a defender os interesses das gentes de São Martinho. Antes de caluniares alguém olha para o empenho que resulta em trabalho de uma pessoa que muito deu e muito dará para o densenvolvimento de São Martinho. Bem hajas José Sá, o povo é soberano nas suas escolhas e confia em ti. Parabéns pela tua vitória, estou certo que mais uma vez estarás lá.

DPA
Cidadão Trofense

Anónimo disse...

Cidadão Trofense;

De repente recordei-me do dia em que o Sr. José Sá disse que ofereceu um terreno ao Vigorosa e o presidente do Vigorosa se levantou e desmentiu tudo à frente de TODOS...

Tens razão, falar, fala ele!!!