sábado, 30 de abril de 2011

[Assembleia Municipal] A Trofa em boas mãos

A JS Trofa esteve presente na Assembleia Municipal da Trofa e vários assuntos merecem e merecerão o seu comentário. Para já, deixamos alguns tópicos para futuras discussões:
  • Retrato da evolução que o concelho da Trofa tem vivido nas políticas de Juventude, com referência concretas ao DDJ, Orçamento Participativo Jovem, Conselho Municipal da Juventude e um conjunto de outras iniciativas
  • Provas claras do envolvimento da câmara municipal da Trofa na defesa da vinda do Metro até à Trofa
  • Descrição do estado das contas públicas, com demonstrações de cortes na despesa corrente (1,5M€ só em 2010)
  • Retrato financeiro do município onde uma política de grande irresponsabilidade durante 11 anos, conduziu o município a uma das piores situações financeiras do país.
Esta assembleia demonstrou um executivo com grande liderança e capacidade política, respondendo a todas as questões colocadas com grande elevação, convencendo os trofenses presentes na sala.

Da oposição ressalva-se o voto favorável unânime às contas do município e o elogia à transparência e seriedade das mesmas.

Neste assembleia, mais uma demonstração de um concelho que está em boas mãos.

16 comentários:

Sisenando disse...

Joana Lima constinua a demonstrar uma postura brilhante na assembleia municipal.
Muitos como eu nao esperavam tanta facilidade em safar das perguntas da oposiçao.
mas sejamos francos, a oposicao esta vergada ao peso do seu proprio passado, por isso, nem falam! Os mais sensatos, até elogiam o trabalho da camara.
Esta de parabens a Joana e o vereador Magalhaes.
As contas, de facto, ate dá medo ouvir ....

SilviaPereira disse...

A "srª arquitecta" (nao me lembro o nome) teve uma intervenção muito boa sobre politicas de juventude.
Deu exemplos e argumentos. Além de demonstrar uma grande simpatia com a assembleia. É importante termos pessoas assim na assembleia.
Bancada do PS muito bem.

Pena é o presidente fernandes não se dar ao respeito e ser demasiado benevolente com alguns elementos.

simanic disse...

Gostei de ver o Sr.Magalhaes na assembleia, muito sóbrio, sereno mas a transmitir grande determinação e competencia. Faz grande dupla com JLIMA

Anónimo disse...

amigos,a camara esta falida! roubaram tudo que havia para roubar e agora o povo tem de aguentar
é mesmo preciso muita determinação para salvar a nossa terra!

antoniof disse...

a leitura do mail na assembleia foi incrivel. É um momento que ficará na história.
A presidente Joana é demais!

Anónimo disse...

Espero que consigam dar a volta à situação precária que a camara da Trofa vive. Mas os trofenses querem que exista toda a determinaçao para vencer os desafios.
A transparencia é ja uma grande evolução

João Mendes disse...

Transparência caro anónimo??? Isso deve ser uma piada. Esse seu conceito de transparência é no mínimo estranho. Porque a transparência, para ser efectiva, tem que ser transversal. Falamos de contas e a CMT é transparente porque as apresenta publicamente. Mas se as promessas eleitorais foram elaboradas com base nas disponibilidades financeiras que o actual executivo pensava que existiam e afinal não existem, porque as contas são caóticas, então talvez a antiga vereadora e actual presidente Joana Lima deveria ter estado mais atenta às reuniões camarárias porque ela tinha OBRIGAÇÃO de saber do estado da finanças autárquicas.

À parte deste aspecto, talvez fosse importante, em nome dessa transparência, que se esclarecessem os critérios de contratação para empresas e organismos públicos porque o que diz o povo, povo esse com quem o PS Trofa tanto gosta de se identificar, é que os quadros do Aquaplace, da APPACDM ou da Trofáguas, só para citar alguns exemplos, estão a ser ocupados por amigos e familiares da senhora presidente e membros da JS/PS. E como onde existe fumo costuma existir fogo, e já que estamos aqui a falar de transparência, determinação e competência, talvez fosse importante que alguém ligado ao partido no poder dissipasse todas estas dúvidas. Uma pena que a JS não tenha por hábito responder a matérias mais delicadas neste blog. Porque será?

Cumprimentos

Gonçalo Sanches disse...

Ás vezes acho que há alguma conversa de café pouco sustentada.
Familiares da presidente? Quem? Que familiar da presidente entrou para a câmara ou empresa municipal?
Isto tendo em conta a diminuição tão significativa dos custos de pessoal...

Gonçalo Sanches disse...

E mais...claro que tinha a obrigação de saber o estado das finanças. E sabia. Mas o problema é que as contas estavam escondidas, como se comprova pelas centenas de facturas que "aparecem" nas gavetas dos antigos vereadores...

João Mendes disse...

Oh caro Gonçalo Sanches então no seu primeiro comentário vem falar da "conversa de café pouco sustentada" e no comentário a seguir, um minuto depois, vem falar das "centenas de facturas que "aparecem" nas gavetas dos antigos vereadores"??? Com base em quê é que faz tal afirmação? Não será também ela baseada em "conversas de café"?

As contas estavam escondidas? Isso não invalida o mau trabalho de controle e acompanhamento das contas da câmara por parte da vereação.

Finalmente, e no que diz respeito às "conversas de café" que refere, é claro que muito é especulação, dai eu insistir na necessidade de esclarecimento. Porque se me deixasse guiar por especulações falaria nas conversas de café que referem que a APPACDM tem as portas abertas para qualquer amigo da presidente que queira lá trabalhar, inclusivé consta-se que o filho da presidente lá exerce funções. Mas também não é menos verdade que uma sobrinha senhora presidente trabalha no Aquaplace, função essa que passou a desempenhar após a eleição da eleição da tia. Recentemente, foi noticiado que Joana Lima pretendia colocar o marido à frente das escolas do concelho e apesar de não ter avançado, penso que tal não se tratou de especulação. Elementos da JS na Trofáguas também não é novidade, é um facto. Não questionando a sua competência para a função, qual terá sido o critério de escolha?

Aqui tem alguns exemplos caro Gonçalo, qual é a sua opinião sobre os mesmos? É que infelizmente, nem a JS nem o PS sentem necessidade de esclarecer estas questões, possivelmente não se enquadram nas políticas de transparência defendidas.

Cumprimentos,

Gonçalo Sanches disse...

as facturas de gaveta? estão demonstradas na assembleia municipal. E olhe que a oposição até aprovou essas contas! Em meses, aparecem mais 3 milhoes. nao sao conversas de café

E então da familia toda que está na camara, resume-se a uma sobrinha numa empresa municipal.

Ainda queria saber como o marido da presidente podia tomar conta das escolas.

Gonçalo Sanches disse...

E que tem a ver a APPACDM com a camara? Não sei mesmo, ignorancia. Se souberem, alguem que me explique.

João Mendes disse...

Caro Gonçalo Sanches a APPACDM não é camarária mas recebe apoios da autarquia ou estarei enganado? Mas porque a apreensão? Será que as "conversas de café" têm alguma sustentabilidade? É que essa ironia mostrou tanto de gozo como de nervosismo.

Em segundo lugar em momento algum disse que toda a família da presidente teria um tacho por isso não lhe admito que manipule as minhas palavras com as suas aldrabices. Admite então que a sobrinha trabalha no Aquaplace, será que foi recrutada através de um processo normal e transparente? Mas se o caro Gonçalo quiser posso escavar mais um pouco, tenho a certeza que encontro mais alguns podres. Quanto ao marido da senhora presidente, ainda à bem pouco tempo era apontado como candidato a representante da autarquia no liceu da Trofa, é mentira também?

Curioso não ter uma só palavra sobre os seus camaradas da Trofáguas! Então Gonçalo onde está a sua ironia?

Quanto as facturas nas gavetas, me momento algum duvidei do que disse, perguntei lhe apenas com que base fazia a acusação. Tenha calma.

Gonçalo Sanches disse...

Ei amigo! Calma.
1º os meus camaradas de certeza que já não entram na Trofaguas

2ºnao fui ironico! Eu nao sei a ligação entre a APPACDM e a Camara. E ainda não entendi o porque dessas historia do filho da presidente estar relacionado com a APPACDM.

3ºnao estou nervoso. Estou a falar tranquilamente consigo. Mas eu ouço tanta coisa e depois vai-se a ver e... diz-se que há tachos para a familia toda e depois, afinal, é uma sobrinha! Se o processo foi transparente? Sei lá...aquilo é uma empresa municipal eles metem quem escolhem.

O que eu acho é que perdemos demasiado tempo com pequenas questões, quando o importante nao se discute. Além disso, ferimos o bom nome de muita gente por causa de boato que, como vê, sao infundados.

E trouxe isto aqui porque foi o que se passou comigo. Estava no barbeiro a discutir. E um ex-avençado começou a "disparar" que toda a familia ja tava na camara. E eu perguntei "quem?". ele enrolou enrolou e não soube dizer NENHUM!
Parece que há uma afinal...

Não me veja com nervosismo, mas achei por bem intervir até porque o gosto de fazer e acho que a nossa terra precisa de uma virada! Isto esteve e está de rastos há demasiado tempo.

João Mendes disse...

Gonçalo eu estou calmo.

Se os seus camaradas vão ou não entrar na Trofáguas no futuro não sei mas alguns já entraram pouco depois da eleição da senhora presidente.

Se não estava a ser irónico (enganou-me bem) lamento imenso e desde já lhe apresento as minhas desculpas por me ter precipitado. Estávamos a falar de “conversas de café” e das especulações que correm pela Trofa. Eu não afirmei que o filho da presidente trabalhava na APPACDM, eu disse que se consta que é verdade. Inclusive referi (e penso ter sido explícito) “Porque se me deixasse guiar por especulações falaria nas conversas de café que referem que a APPACDM tem as portas abertas para qualquer amigo da presidente que queira lá trabalhar, inclusive consta-se que o filho da presidente lá exerce funções”. Pessoalmente, espero que não seja mas também não disse que era.

Se dizem que há tachos para toda a família não sei, o que eu sei, é aquilo que é público mas deixo aqui o compromisso de dedicar algum do meu tempo para me informar melhor, existe muito onde “cavar”. O que me choca é ver a sua indignação face aos segredos escondidos nas gavetas dos antigos vereadores a contrastar com uma atitude natural perante a possibilidade do executivo escolher colaboradores de uma empresa, suportada com dinheiros públicos, através de critérios partidários ou de relacionamento pessoal e não através de critérios de competência. E atenção que não quero com isto dizer que A ou B é ou não competente, importa-me sim que os critérios sejam transparentes e promovam a igualdade que vocês socialistas tanto apregoam. Algumas destas situações poderão não passar de boatos mas outros tem bastante fundamento meu caro, não sei qual é a sua dúvida. Repare que inclusive o Gonçalo diz que ouviu esta conversa no barbeiro da boca de um “ex-avençado” que, sendo “ex”, o mais provável é estar ligado ao PSD e, neste caso específico, o Gonçalo não teve dúvidas, ele era mesmo avençado. Dois pesos, duas medidas.

Saúdo a sua vontade de participar, pena a reduzida quantidade de pessoas que o faz. E realmente isto está de rastos: sucessivos governos incompetentes, o anterior executivo camarário foi o que se viu e os tempos da ditadura do socialista Joaquim Couto não poderiam ter dado bom resultado.

Gonçslo Sanhes disse...

Tudo bem amigo.

Deixe-me só reforçar que os meus camaradas, precisamente após a eleição da Joana, deixaram de ter portas abertas nas empresas municipais. Espero que já me tenha entendido ;)

O ex-avençado é bem conhecido de todos, até vai às assembleias.

Volto aqui oportunamente. Que hoje já falei muito! Mas, de facto, é pena nao haver muitos sitios de discussao e este também nao promover muito debate.

AI! falou no Joaquim Couto?
Sabe que me apetece fizer? F.D.P. tenho ódio a esse tipo!