A Juventude Socialista da Trofa mostra-se satisfeita pelos avanços e pelas novas iniciativas que se têm desenvolvido no âmbito das políticas de juventude no concelho da Trofa.
A formalização do Conselho Municipal da Juventude no concelho da Trofa, trata-se de uma pretensão de longa data da JS Trofa, tendo sido uma das suas “bandeiras” em múltiplas assembleias municipais e acções políticas desde do ano de 2008 e estando devidamente plasmada no manifesto autárquico da JS, e do próprio Partido Socialista, nas eleições autárquicas de 2009.
Trata-se de um projecto importante na constituição de uma estratégia sustentada para o futuro da juventude trofense. Este órgão consultivo permitirá uma melhor auscultação dos jovens trofenses, dando uma voz formal a associações representativas da juventude da Trofa. Trata-se assim, de enquadrar as nossas práticas municipais com que de melhor se faz na nossa região e no nosso país em termos de políticas de juventude.
O projecto do Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa que orgulha os jovens trofenses. Sendo uma prática inovadora a nível nacional, vem contemplar a temática dos orçamentos participativos, adequando-os para que se ajustem às maiores necessidades dos jovens trofenses. Este projecto dará a oportunidade, aos jovens do nosso concelho, de decidirem onde e como gostariam de ver aplicados verbas do orçamento municipal, acentuando um política de total proximidade entre o poder executivo e a voz popular.
Estas duas vertentes encerram em si, um conjunto de pontos essenciais. Demonstram que mesmo num período de exasperado rigor financeiro, é possível, com criatividade e linha estratégica, contemplar projectos que promovem o desenvolvimento de políticas de juventude modernas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e para o alargamento das perspectivas de futuro de todos os jovens.
Para a JS, é particularmente notável que os jovens da Trofa verificam a existência de uma estratégia e de um rumo para o nosso concelho. Uma estratégia que implica a aposta constante e alargada na juventude, promovendo iniciativas variadas, todo o ano em todas as freguesias, promovendo formação, convívio, desporto ou cultura, atingindo algo que considerámos fundamental: a identificação dos jovens trofenses com um concelho empreendedor e dinâmico, moderno e desenvolvido. No fundo, dando voz e oportunidade de iniciativa àqueles que são o futuro no nosso concelho, aplicando o compromisso de devolver a Trofa aos Trofenses.
Somos absolutamente sensíveis a todas as dificuldades vividas pelos jovens do nosso concelho, mas acreditamos que com estes projectos, a Trofa será capaz de ultrapassar as dificuldades vividas, alicerçando o seu futuro em práticas mais estruturadas e ao nível do que melhor se faz no nosso país. Estamos em boas mãos.
Pelo Secretariado Concelhio da JS Trofa
Em 27 de Março de 2011