terça-feira, 5 de agosto de 2008

Ser Trofense

Eu sou Socialista por convicçao...Posso dizer que gosto do PS e da JS, mas mais do que isso eu gosto da minha terra...Trofa...eu adoro andar pela minha terra pelo meu concelho e ver tudo o que de belo tem...mas tambem descubro tudo o que falta...e falta muita coisa neste concelho...eu vejo isso sem procurar muito..eu sei isso porque sou trofense, porque sou do povo...eu sou o povo...e o povo como eu, aqueles que sao mesmo trofenses sabem tambem que falta muita coisa...porque sao do povo...porque sao eles cmo eu que usam o nosso concelho...k fazem a vida no nosso concelho...k contactam cara a cara, olhos nos olhos, todos os dias com a realidade do nosso concelho...esses conseguem facilmente identificar a inumeras lacunas do nosso concelho...esses sao o povo, esses sao os trofenses...

Depois ha outros k nao konseguem enkontrar as tais lacunas.como o nossso presidente do Municipio(e nao digo Camara porke ela n existe!), que n sabe o k e viver realmente na trofa...k n sabe o k e ser do povo...o senhor presidente n contacta kom os habitantes da trofa,os trofenses, n anda a pe pelas nossas ruas, n tem k ir de transportes publicos pa lado nenhum...nada...ele n kontacta seker com a terra k preside...como e logico ele n consegue ver nada de mal no nosso concelho pois nem seker sai a rua...
ele sabe(de certeza) k a trofa organiza tods os anos a expotrofa...pois ele esta sempre nas tasquinha todo alegre(va-se la saber porke...)


Esta e a unica explicaçao k eu enkontro para o minisculo trabalho efectuado pelo executivo camarario liderado pelo Dr. Bernardino Vasconcelos...Porke ele nao e do Povo...Porke ele n e Trofense...


Daniel Bambino
JSTrofa

16 comentários:

Há_Dias disse...

A língua é um activo que se quer bem preservado... A próxima vez que usufruires do teclado dá uso ao Word por favor, pode não escrever por ti mas corrige-te os erros, pelo menos. Acho importante que se saiba escrever, afinal a Língua Portuguesa tem regras que devem ser respeitadas, como as regras de acentuação e pontuação, apenas para citar dois exemplos.

Quanto ao conteúdo no entanto, é a mesma tecla de sempre, e contra factos não há argumentos.

Anónimo disse...

Peço Imensa desculpa Daniel, mas "ser Trofense" não é de todo aquilo que dizes ou pelo menos tentas dizer com 4 ou 5 frases feitas, misturadas com insultos indirectos e notavel falta de cultura! Se tens tanto orgulho no teu socialismo, porque é que em vezde falar de "ser Trofense" não falas de "ser Português", já que tens tanto orgulho e es socialista de convicção, não queres falar Sr. Primeiro Ministro versus Portugal??? eu no lugar da js trofa tinha vergonha de ter tamanho comentario no blog! Se não o fizerem, das duas uma, ou voces têm o caracter inculto e sem educação deste vosso apoiante ou então são simplesmente cobardes! Existe uma frase celebre que diz " diz-me com quem andas, dirtiei quem és".
È uma pena existirem mentes assim, por isso é que o nosso pais está como está! Todos mandam e ninguem faz!!!
Abraço

Anónimo disse...

Uma só pergunta, políticas à parte: o "blog" da JS Trofa, não deveria ser escrito em português? Mas que raio vamos mudar neste país se as novas gerações escrevem em "português sms"???

Miguel Mendes

Sara Daniela Dias disse...

Sou Trofense, mesmo que de há 4 anos a esta parte não viva, durante a semana, na Trofa. Não sou socialista por opção, ou melhor, não tenho uma opinião muito bem formada no que concerne à política. Só sei que simpatizo com a ala direita deste tipo de coisas e politiquices.
Sei que desde o dia 19 de Novembro de '98 muita coisa na Trofa foi evoluíndo. Saneamento, arruamentos, entre outros (não ando muito actualizada sobre esse tipo de assuntos). Não, ainda não temos Paços do Concelho. Não, ainda não temos variantes ferroviária e rodoviária. Pelo que sei "andam a tratar disso". A questão do Metro é o que se sabe. Culpa do executivo Trofense ou do executivo português? Sinceramente, não faço ideia.
Agora, quanto ao facto de o Presidente da Câmara não ser Trofense... duvido muito. Ele não anda de transportes públicos? Em Portugal, raras são as cidades que têm uma rede de transportes públicos aceitável. (Vivo em Braga durante a semana, vivi seis meses na Alemanha... sei do que falo)

Para finalizar: Não ligo muito a política mas tenho olhos na cara para ver o que está bem e o que não está. Mais, acabei de ver a votação ali em cima que "diz" que o que os jovens trofenses querem é um pólo da juventude. A minha pergunta é: Para quê? Para não saber o que fazer lá? Para meter lá uns computadores quaisquer para podermos ir navegar na net? Já toda a gente tem disso em casa... até os mais pequenos (Magalhães... uau!!!)

PS: Subscrevo às críticas à Língua Portuguesa.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

É incrível como quando alguém vos aponta qualquer coisa que não está bem, a primeira coisa que vos passa pela cabeça é "censurar" opiniões. Meus caros, precisamos de uma JS e de um PS forte na Trofa, as críticas que vos chegam têm que ser acolhidas e sobretudo têm que servir para melhorar. Assim não andamos para a frente, uma oposição forte e bem organizada é necessária na nossa terra. Não sejam autistas e melhorem o vosso trabalho.

Espero honestamente de vos ver a crescer enquanto movimento político! Afrontar as críticas, positivas ou negativas, é um sinal de responsabilidade e, sobretudo de maturidade! Não se escondam atrás do capote, se alguém vos escreve a apontar coisas que podem ser melhoradas aproveitem para reflectir.
Criticar um valor tão importante como a nossa língua é motivo para censura?? Desculpem estar a insistir mas a base fundamental de uma qualquer mensagem é a língua e o modo como a usamos. Se a JS tem uma mensagem a passar à nossa terra deve começar pela base, pelo uso correcto da nossa língua para construir um discurso inteligível e eficaz!


Cumprimentos

Miguel Mendes
(miguelsoaresmendes@gmail.com)

Anónimo disse...

Se se consideram uma verdadeira instituição política e se querem representar jovens à esquerda não me parece que a censura seja um bom instrumento.
Será que alguma pessoas nessa administração tem coragem para me facultar uma desculpa plausível para o acto tipicamente fascista e salazarista que cometeram? É essa Trofa que querem? "Socialistas por convicção"??? "do povo"?? Não me parece que o Senhor Bernardino Vasconcelos utilize a censura como arma política.

Atenciosamente

João Mendes

Eleitor, cidadão atento e adverso a práticas salazaristas

Anónimo disse...

Já agora, reparem na vossa nota introdutória, nomeadamente para aquela parte em que afirmam que a JS é uma associação que "pugna pela implementação do socialismo democrático".

Alguém precisa de uma definição de "socialismo democrático"???

Atentamente

João Mendes

Anónimo disse...

Para começar vou-me justificar pela demora da minha resposta...Não tenho que o fazer, mas faço-o porque quero e não porque me criticaram...porque as critcas não me derrubam mas sim elevam-me ainda mais...Vou ser muito directo na minha resposta...Para aqueles que me criticaram só os posso desafiar que me mostrem que sabem escrever, falar ou ler em bom português....Para os que não querem, desafio-os a consultarem as minhas antigas professoras de poertuguês sobre mim...de certeza que vos vão dizer algo interessante...para alguns se quiserem dou-vos umas lições de português...a forma como escrevi foi propositada...queria mostrar que somos jovens, que não somos ainda políticos...para já ainda "brincamos à política"...de uma forma extremamente séria...o Nobel Saramago escreveu como quis sem pontuações,etc. e toda gente achou uma obra de arte...por isso eu não vou pedir desculpas a ninguém, até me sinto orgulhoso por ter causado tanta polémica...para que ninguém tenha duvidas eu amo a lingua Portuguesa...e para vincar ainda mais a minha ideia aqi fica:
Xaudaxoes xoxialixtax a tdx...abr i bjx
Bambino

Anónimo disse...

Caro Bambino,

Fico contente de saber que as críticas aqui apresentadas te elevam, em qualquer modo, o espírito. Digo mais, fico contente por saber que o P.S. conta com gente creativa e bem disposta. Já era tempo. Força então, com este teu “neo” português!
Devo, no entanto, expressar a minha opinião: um partido político, ainda que nas sua “camadas jovens”, tem que se esforçar para passar uma imagem e, sobretudo, uma mensagem séria. Qualquer discurso minimamente sério tem de respeitar o nosso código linguístico.
Faço questão de te conhecer pessoalmente e mostrar-te que sei FALAR, LER e ESCREVER em português. No entanto, o meu português é aquele dos velhos, não dos jovens. Não preciso de consultar as tuas professoras de português, muito provavelmente foram também minhas, pelo que não tenho qualquer dúvida de que, se te davam um 5 ou um 20 era porque o merecias.
Estarei na Trofa em Dezembro e tenho todo o gosto em passar uma tarde a debater, contigo, a nossa língua. Até porque as vossas respostas têm sido curiosas: ora são erros provocados pela hora tardia em que foi escrito o texto, ora são erros propositados de alguém que queria(????) escrever de forma “jovem”.
O grandíssimo Saramago vale por si e até pode ter escrito sem respeito pelas regras elementares da língua portuguesa. No entanto e apesar de ser um grande escritor e de ter ganho um nóbel (merecído não pela modo em que construíu o texto mas pela expressividade da sua obra), não foi um bom utilizador da nossa língua. A diferença entre uma juventude socialista e um Saramago é, na minha opinião, muito simples: a juventude é o futuro da nossa política, é a gente que se apresentará a eleições e representará o povo; o Saramago é um grande escritor, mas não é nosso representante na tomada de decisões que são fulcrais para a nossa sociedade. Portanto até pode escrever em “mau português” porque os seus livros só os compra quem quer. O meu partido deve apresentar os seus programas e ideais em bom português porque, caso contrário, não me pode representar...

Abraços e votos de um bom trabalho,

Miguel Mendes
(miguelsoaresmendesmail.com)

P.S.(post scriptum)-1: Faço questão de te encontrar para corresponder a esse teu desafio, tão interessante, para te provar que há por aí muita gente que foi à escola e que sabe distinguir entre escrever uma “sms” e um texto num “blog” visitado por tanto gente.

P.S.-2 : Pessoalmente, nunca tive intenção de te atacar ao ponto de te forçar a pedir desculpas. Honestamente. Também não tenho dúvidas do teu amor pela língua portuguesa; eu também amo o meu velho Citroen 2 cavalos mas tenho de o levar ao mecânico porque, sozinho, ainda não aprendi a tratar dele como deve de ser. Por isso, enquanto não aprendo a afiná-lo sozinho, deixo-o nas mãos de quem realmente sabe...

P.S.-3 : Não sou professor de português. No entanto, tenho uma grande estima pela minha língua, que considero um dos meus valores mais importantes.
Bem sei que, desta vez, fizeste um esforço para escrever em português “standard” e não em versão “sms". De qualquer modo, poderia apontar, neste teu texto, mais de vinte erros, entre falta de acentos, pontuação, e por aí fora... Como dizia o outro: “ para quê continuar a bater no ceguinho?”.

Há_Dias disse...

Ponto 1:

É interessante tocarem no assunto Saramago. Tenho uma opinião algo diferente tanto do Miguel Mendes (Grande Tio Trofa como estás?) como do Daniel Bambino. Simplesmente porque não o considero português, pela sua opinião acerca da inclusão de Portugal em território espanhol, acho-o um traidor á Pátria.

No entanto a expressividade da sua obra é tal que ele poder-se-à dar ao luxo de escrever da forma que eventualmente escreve. De qualquer forma, como escritor, considero-o um génio criativo. Só tenho pena que os livros por ele escritos sejam um atentado á língua portuguesa.


Ponto 2:

A língua. Eu acho que dizer que escreve mal e porcamente simplesmente porque se é jovem é no mínimo estúpido. Desculpa se te ofendo mas não encontro palavra melhor para classificar tal acto.

Depois, consegues estabelecer uma comparação entre a tua pessoa e José Saramago. Algo que me deixou perplexo pela convicção que o fizeste. Entender que escreves mal porque o Saramago também o faz é a mesma coisa que dizer que te atiras abaixo da ponte se alguém o fizer, isto para justificar e desculpar (porque é disso que se trata) erros no uso da língua.

Ponto 3:

O teu desafio quanto a mim cai em saco roto. A falta de humildade que revelaste em não admitir que escreveste mal, não merece muito respeito da minha parte.

Ponto 4:

O respeito pela língua portuguesa como símbolo e expoente máximo cultural de 1/5 da população mundial deve ser tido em conta e nunca enxovalhado como aqui foi feito.

Somos a quinta língua mais falada em todo o mundo.

Depois da tua resposta prepotente eu gostaría de saber, Daniel Bambino, se tens noção da responsabilidade que estes factos representam?

Quanto a mim, a resposta já a deste e é mais do que óbvia. Dou-te espaço para um acto de contrição, penso que seria um acto politicamente e humanamente correcto.

Abílio Dias

Anónimo disse...

Parabéns!
Apesar de achar que o Abílio e o Miguel já disseram o suficiente, sinto-me obrigado a deixar um pequeno comentário a esse toque de prepotência com que respondeste a uma crítica que já foi devidamente censurada pelo lápis azul…Desculpa! Tinha-me esquecido que afinal tudo não passou de um pequeno descuido da gestão do blog. Tudo bem!
Em primeiro lugar gostaria de te acrescentar uma nova crítica: começas por adiantar que não deves explicações pela tua demora mas que vais dar e acabas por não dar. Coerência, já ouviste falar? De seguida vou te explicar uma regra básica do comportamento de um político (mesmo daqueles que se consideram políticos de “brincar”), se é que te consideras um: SIM, tens toda a obrigação de te justificares pela demora porque integras a direcção da JS, gestora deste blog, e tens uma responsabilidade acrescida de não te remeteres ao silêncio e de defenderes a tua posição. Contudo, tal não significa que sejas “obrigado” a responder. Até porque quem cala consente e talvez os teus adversários políticos trofenses se possam vir a aproveitar dessa tua fraqueza.
Quanto ao desafio que lanças, informo-te que não pretendo comparar as tuas capacidades no domínio do português com as minhas. Eu não conheço as tuas bem como tu não conheces as minhas. Contudo, pelo indicador de que dispomos, os comentários publicados neste blog, fica a sensação de que, caso o desafio se consumasse, começavas a perder. Estou, contudo, à tua inteira disposição no caso de quereres levar esse desafio em diante. E adianto que dispenso consultar as tuas “professoras de poertuguês”. Já agora, o teu uso abusivo das reticências é gramaticalmente incorrecto e leva a uma distorção do seguimento lógico da tua declaração.
Acho fantástico pretenderes representar os jovens da Trofa e afirmares que andas a brincar aos políticos. Até porque, não é perceptível se é o teu jogo dos políticos que é efectuado “de uma forma extremamente séria” ou se é o Saramago que escreve de uma “forma extremamente séria” visto que o teu uso incorrecto das reticências, insisto, é abusivo e erróneo. Já agora, o Saramago não é o Daniel, e se o Saramago não utiliza pontuação se calhar é porque se trata de LITERATURA e não de COMUNICAÇÕES OFICIAIS PARTIDÁRIAS. Percebes a diferença? Além disso, o Saramago não dá erros de ortografia nem de construção frásica na sua escrita notável.
Finalmente, não pretendo um pedido de desculpas. Apenas que sintas a vergonha de seres criticado CONSTRUTIVAMENTE por alguém assumidamente de esquerda que se indigna com a tua lista infeliz de atitudes: censura ou colaboração com a mesma, falta de postura de político que, insisto, não está a brincar mas sim a representar a juventude trofense (ou a tentar) e má utilização da língua nativa bem como o desprezo pela boa utilização da mesma. Enquanto esquerdista, não me revejo numa direcção com elementos que primam por essa postura. A tua provocação final é no mínimo infantil e pode, politicamente, virar-se contra ti no futuro. Lembra-te que não representas só crianças mas também jovens com mais maturidade e experiência de vida. Se perguntares a um elemento da JSD, por bom ou mau que o seu trabalho possa ser, nenhum deles te irá dizer que anda a brincar aos políticos. Seriedade Daniel, seriedade.
Continua o bom trabalho! As laranjas agradecem.

P.S. Saúdo o impacto desde já notório das críticas aqui apresentadas. Apesar da tua despedida infantil, nota-se que houve já um esforço por melhorares o teu português, prova de que afinal não és assim tão indiferente às críticas que te são lançadas. Até porque, pela pesquisa que pude fazer pelo blog (e parabéns à equipa pela iniciativa), as restantes publicações não estão tão mal redigidas como a tua. Aproveita o exemplo dos teus colegas.

Marco Ferreira disse...

Claramente exagerado o numero de comentários que este post contém. A todos os comentadores recomendo que discutam as verdadeiras ideias para o futuro da Trofa. Isso é o mais importante! E a JS Trofa tem demonstrado que é muito mais que palavra, é acção! É Mudança!

Daniel és um dos muitos (e cada vez mais) jovens que faz parte da J. És um daqueles que traz uma nova visão, um novo futuro, uma nova maneira de estar e fazer politica. És parte da mudnaça!

Há_Dias disse...

Perdão caro Marco mas não resisto em deixar a graçola.

Marco Ferreira, o Obama Trofense?

Anónimo disse...

Caro Marco,

Pela parte que me toca, e como já tive a oportunidade de afirmar anteriormente, cá estarei para discutir tudo o que possa trazer mudança à nossa terra. Aliás, quem me conhece, sabe bem que é coisa que já faço há muito tempo. Creio que, agora que a Trofa pode contar com um movimento tão importante como o vosso e que fez tanta falta no passado, o farei com muito mais entusiasmo.
Apesar de não conhecer o Daniel, não ponho em dúvida a sua importância activa no seio da JS. Quero sublinhar este facto e dizer que a minha indignação perante textos escritos de forma menos correcta não deve ser entendida como um ataque pessoal. O facto de me indignar com uma acção menos conseguida não é sinónimo de dúvida quanto às capacidades reais de determinada pessoa.

Continuação de bom trabalho!

Cumprimentos,

Miguel Mendes

Anónimo disse...

Marco,
Achas “exagerado” o número de comentários neste post? Curioso... Pensei que um dos objectivos fosse a participação da comunidade envolvente, da comunidade trofense! Novidade: nós somos trofenses! E tudo isto teria sido menos “polémico”, se o consideras como tal, caso o Daniel tivesse a humildade suficiente para assumir a falha. Aliás, as múltiplas falhas! Discutir ideias é uma boa ideia. Porque não experimentam criar um grupo de debate para o efeito? Com elementos de vários quadrantes e não só da JS? Fica a proposta. E a vontade de participar!
Recomendas a discussão de ideias? Muito bem! Explicas-me, já agora, qual a ideia que está na base deste post? Realmente existe aí uma crítica, não ponho isso em causa. Mas existem alternativas? Quais são as propostas do autor do post? Pelo post, não encontro qualquer proposta. Elucidem-me por favor.
É de louvar o facto de teres saído em defesa do Daniel, até porque, caso ele insistisse continuar com respostas limitadas como a que deu, apenas estava a afundar ainda mais a sua imagem. Não ponho em causa o seu trabalho ou dedicação à causa, mas por favor, não o ponham a escrever mais nada no blog. Sejam mais selectivos, cuidem da vossa imagem! Costuma-se dizer “cada macaco no seu galho” (e não, não estou a insinuar que és um macaco, apenas a utilizar uma expressão que me parece conveniente).
“A mulher de César não basta ser. Tem que parecer.” Fica um bom ditado para o Daniel. Brincar aos políticos é no liceu, não na JS. Honra a camisola.

Atentamente

João Mendes