quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A Presidente de Todos os Trofenses

Entrevista da nossa presidente Joana Lima ao "Notícias da Trofa".
Um balanço de 14 anos de concelho e 3 de mandato.
Um mandato positivo onde se destaca a reorganização interna, o reequilibrio financeiro e ainda:

  • 5 novas escolas. Totalmente executadas e pagas por este executivo.
  • o PDM, concluindo-se já a 2ª consulta pública
  • o desenvolvimento da obra dos parques das Azenhas
  • a solução para os Paços do Concelho
  • os avanços na obra dos parques
  • os apoios sociais às familias carenciadas
Uma entrevista sobre o presente e os projectos para futuro.

Acompanha aqui.


51 comentários:

amandio disse...

Boa entrevista. pena estar restrita a uma tv de computador.
Para quando o boletim municipal?
A presidente Joana sempre foi uma mulher de coragem e tem revelado isso mesmo.

Renato Costa disse...

na hora de balanço acho que a Joana merece mais quatro anos. Por um lado porque merece outra oportunidade para mostrar o que pode fazer com uma camara menos endividada, por outro porque o trabalho de 4 anos mostrar alguem com pulso de ferro e com grande proximidade ao povo. A parte da entrevista onde ela diz que recebe as pessoas pobres mostra bem esse caracter e que eu, por conhecimento, já comprovei.

sandra "sandinha" disse...

Uma grande mulher que merece tudo de bom. Teve o maior desafio que qualquer trofense teve e mostra-se à altura. Força nossa Joana.

João Mendes disse...

Nunca percebi esse mito da proximidade com o "povo". Porque motivo se usa este tipo de propaganda, exactamente em que aspecto é que a postura da actual presidente da CMT é diferente do anterior? Sinceramente não percebo, parece-me claramente areia para os olhos dos trofenses, um mito que ganha muitos votos mas nada mais do que isso.

Anónimo disse...

Também acho uma publicidade muito populista, aliás as informações que tenho é precisamente o contrario, só recebe na Câmara os seus amigos e nunca está para o povo.

Dora disse...

é bem verdade e basta falar com várias familias. claro que nunca se pode fazer muito, mas a presidente recebe muita gente mesmo.
e tem uma grande diferença face ao passado: onde estava o bernardino as 9, as 10, as 11?...
a Joana lá esta desde das 9 e vê-se a sair às 20 muitas vezes.
Claro que não merece nenhuma "pena", mas há que dá valor a esta mudança e o facto de ouvir as pessoas.

MigueLopes disse...

Nisso a presidente é impecavel. O atendimento na camara ou na rua é muito bom. É uma mulher do povo.

Anónimo disse...

AHAHAH cambada de joaninhos a comentar. "A presidente de todos os trofenses" que gargalhadaa!!!
"5 novas escolas. Totalmente executadas e pagas por este executivo.
o PDM, concluindo-se já a 2ª consulta pública
o desenvolvimento da obra dos parques das Azenhas
a solução para os Paços do Concelho
os avanços na obra dos parques
os apoios sociais às familias carenciadas"
Isto deve ser fruto da vossa imaginação pois nao vejo nada.
Volta Bernardino!!

Anónimo disse...

se nao vês, é porque não estas mesmo atento.
5 escolas: 3 prontas, duas em conclusao
2ª fase do PDM: feito, e ja foi a reuniao de camara, faltando apenas assembleia municipal
parque das azenhas: adjudicaçao feita ao empreiteiro
paços concelho: tens razao, ainda nao se vê. ainda.
obras dos parques: candidaturas aprovadas
apoios socias: loja social, porta de sabores...

Voltar o bernardino? Vai voltar. De certeza. Do Brasil para Custóias. Ou também nao vês as noticias?

Squirl 000 disse...

É v0ltar para enf0rcá-l0 n0 Catul0!

Anónimo disse...

é engraçado porque andam há muito tempo a dizer "ui ai não há obra", mas quando aparece dizem "ui ai não vejo nada"

Anónimo disse...

Boa noite,

Vou tentar ver se percebi este post da JS, e peço que me exclaressam depois;

1- 5 escolas remodeladas: Ótimo. Parabéns por esta obra(s), mas JS desculpem mas não posso concordar com vosem numa coisa: de facto a(s) obra(s) foram começadas no tempo deste executivo, mas sabem muito bem que não é possivel este executivo ter chegado ao poder e ter conseguido executar de imdiato estas obras. Isto são processos demorados e, certamente quando chegaram ao poder já os projectos/aprovação estava em andamento e quase conseguido. Por isso, não se intitulem como únicos e verdadeiros responsáveis pelas obras pois antes de vós já outros prepararam o caminho para este projecto se realizar. Para terminar este assunto, deixo a questão: estaram de facto as obras pagas??? Cocerteza que não, mas infelizente querem passar a ideia que sim. Só acredita quem quer.

2- PDM??? sem comentários. a realidade fala por si. E este tal como o anterior executivo ainda não foram capazes de resolver este problema e quem perde é o concelho que aasim perde investimento externo todos os dias.

3- Requalificação dos parques e o parque das azenhas??? Mais um daquelas promeças dos politicos: "a obra está para breve", mas nunca mais inicia... e não vão iniciar em breve, e infelizmente a presidente sabe disso e ainda não foi capaz de dizer isso aos Trofenses, antes pelo contrario, enaltesse-se com o louros detas obras que não se realizaram ainda e não se vão realizar. Ou seja, não há motivos para se enaltecer uma coisa que não se faz.

4- Ação Social. Que eu saiba essa foi uma das Grandes Obras do Anterior Executivo (obra esta que muitas vezes passa despercebida aos olhos do povo), que até foi reconhecido o seu mérito pelo Governo central e instiyuições Internacionais, mas que a atual presidente de camara e respetivo partido politico nunca tiveram a coragem de louvar esse trabalho realzado, e vêem agora procurar tentar "colher para si os frutos desse trabalho"!!! com a teoria de esta ser uma "presidente proxima do Povo", quando na verdade pouco ou nada fez por esse mesmo povo!!! E para isto basta ver por exemplo o tratamento que as variadissimas associações do concelho recebem da CMT. Por isso, neste campo também na minha opinião a Presidente e respetiva CMT aindanão cumpriram com o que prometeram.

(continua)

Anónimo disse...

(continuação)

5- E por último o tema que me dá mais vontade de comentar, tema que era capaz de escrver páginas sobre isto: OS PAÇOS DO CONCELHO. Já encontraram a solução??? Mas essa solução não tinha sido já encontrda nos 3 meses depois das eleições??? O local não está já escolhido??? Não era a Sra presidente da comara tão defensora de a CMT ter uns paços do concelho próprios??? Etc, Etc, Etc... Pois, afinal parece que não e infelismente a JS aqui a Presidente de Camara ainda não foi (foram) capaz de dizer a verdade aos Trfenses. Verdade esta que não tendes coragem de a dizer. Pois já muitos Trofenses sabem da decisão da nossa presidente. E choca-me profundamente ver ela e a sua equipa e partido há 3/4 anos atrás ser contra os paços do cocelho na freguesia de Santiago de Bougado, pois não "era o centro do concelho", e agora precisamente vão instalar os paços do concelho na freguesia de Santiago de Bougado, no local onde muitos, repitos, muitos muitos sugeriram que fosse o local idial, mas que na altura não servia, e agora já serve!!! Curioso!!! Interessante!!! E o mais interessante é esse local a data ter um proprietário que estava disposto a vender, e vendeu de facto, e o nvo proprietário ser um empresário da Trofa, por sinal apoiante da candidatura da atual presidente da camara!!! Mais curioso ainda. E como que se não bastasse, os paços do concelho seram num edificio não próprio mas sim Alugado ( já sei que com este aluguer se vão poupar muitos milhares de euros em rendas, face ao que se paga atualmente). Mas a promessa da Presidente de Camara não foi fazer os paços do concelho??? Um edificio próprio para se deixar de pagar renda??? Tudo situaões muito curiosas que cada um vê da maneira que lhe interessa.

Face a este post da JS, só tenho a lamentar a falta de consciencia politica e civica de dizer a Verdade a Verdade aos trofenses, e tentarem mais uma vez querer passar a imagem errada da realidade do nosso concelho e da governação do atual executivo.

Com os melhores cumprimentos,

Francisco Paiva

Hugo Soares disse...

Meu caro Francisco Paiva,
Antes de mais, queria deixar-te um conselho e espero que não me leves a mal: Antes de escreveres aqui, escreve no word e corrige os erros... Tu não me conheces, mas eu sei quem és, e fica-te tão mal escrever um texto muito bem argumentado, mas com mais erros que o meu primo que está no 4º ano... Só um conselho. Avante...
1. Escolas remodeladas: As obras foram feitas ao abrigo de candidaturas aos fundos europeus, no entanto, é público, que quando este executivo pegou nas candidaturas teve que as reformular por completo, pois estavam mal estruturadas. Ok, concordo que quem iniciou o processo foi o anterior executivo, no entanto, quando se trata de fundos europeus, as coisas têm que estar bem feitas, pois se não estiverem, há o risco de se perder o financiamento. Afirmas que as obras não estão pagas? Estão pois! Agora, a câmara pode ainda não ter recebido o fundo europeu, mas para receber, tem que apresentar o comprovativo de pagamento, ou seja, só depois de pagar aos empreiteiros, é que a autarquia pode solicitar o reembolso dos fundos (Espero não ter confundido)
2. Relativamente ao PDM, não te posso dizer muita coisa, mas no seguimento de comentários anteriores, deixo-te uma sugestão (algo que também farei), procura no site do municipio, estão lá a as atas das reuniões de câmara, e se efetivamente já foi discutido em reunião de câmara e só falta ir a assembleia municipal, deve constar numa ata disponível no site.
3. Requalificação dos parques e parque das azenhas: Questiono-te como podes ter tanta certeza que as obras “não iniciar em breve, e infelizmente a presidente sabe disso e ainda não foi capaz de dizer isso aos Trofenses”? Eu tenho informações exatamente no sentido oposto...
4. Relativamente à ação social não me vou pronunciar muito, apenas enalteço o excelente trabalho desenvolvido por este executivo, nomeadamente a porta de sabores, a oferta de livros às crianças, etc. Quando falas do “exemplo do tratamento às associações” denota-se alguma memória curta, pois não sabes que muitas das associações do concelho existem (e existiam) para receber fundos da CMT e lucrar com isso. Durante anos viveu-se uma subsidiodependência por parte das associações, e quando apareceu alguém que os obrigou a trabalhar para terem financiamento, esses já são os maus da fita. Este executivo não acabou com o movimento associativo, acabou foi com a subsidiodependência deles...
5. Por último, no que respeita aos paços do concelho: Poderias escrever muitas páginas, então eu sugiro-te que começasses pela parte em que uma das dividas que a CMT tem é paga pagar uma verba que há uns anos foi disponibilizada pelo governo central para construir os paços do concelho, e o executivo na altura utilizou-a para outros fins. Como não construiu, tem que a repor ao governo. Podias começar por aí. Quando dizes “e agora precisamente vão instalar os paços do concelho na freguesia de Santiago de Bougado” podes ser mais explicito? Fazes acusações graves neste teu comentário, não sei se reparaste...
Agora, gostaria de escrever um ponto que para mim é a grande bandeira deste executivo: O rigor financeiro. Para muita gente, obra é betão, no entanto, numa autarquia endividada até ao pescoço, conseguir um superavit e conseguir que pela primeira vez a CMT parou o endividamento, isto para mim É OBRA!
Bom dia!

GOnçalo Sanches disse...

Gosto do Francisco Paiva. É um PSD que dá a cara, nao se encondendo em anonimos e fala dos assuntos concretos. Assim é melhor para debater.
Mas eu penso que diz coisas erradas. Por isso, tambem mostro o que penso.
1 As escolas. É verdade que já existia a candidatura e a primeira predra (lançada na semana das eleições!) Mas até a candidatura foi revista na totalidade, poupando 4 milhoes à camara. Totalmente executada desde 2010. Saber de quem é a obra é conversa da treta. Importa é estar cá e este executivo nao ter desistido dela.
2 PDM tem os avanços que se conhecem. Em 11 anos deixaram o assunto morto. Agora, fez-se um PDM que conseguiu passar das 600 reclamações para 100 e pouco. Já foi feito o relatório conclusivo da sua fase de consulta publica.
3 o Parque das Azenhas já tem escritura feitas! ou seja , é irreversivel a menos do visto do tribunal de contas. Com o visto, a obra avança (o concurso publico ja foi feito e votado em camara).
4 accao social. Sim, já era bastante boa na Trofa. Mas manteve-se (ou seja, os cortes não incidiram aí) e ainda se evolui - livros, cantina social...
Associacoes. Em 2010 atribuiu-se 1milhão de euros em subsidios. Claro que houve descidas, mas era incomportavel continuar com esses valores. Aqui divergimos parece-me. Mas as associações também têm de procurar os seus próprios meios de subsistencia (será que em tempos de crises deveremos tirar à accao social para dar a associações de pombos e de futebol?)
5 Paços do concelho. A presidente é muito clara na matéria ao dizer que teve dificuldades. Podia enganar e dizer que mantinha tudo na mesma, mas admitiu que não é possivel. Contudo tem uma solução nova e isso é optimo. É em Bougado? E então? O sr. nao defendia isso? agora ja nao defende? Essas incoerencias matam-me. Se muita gente defendia o local, então estamos satisfeitos certo?
(e ainda bem que o local é alugado - segundo o sr. diz - sinal que e provisoria e um dia teremos um edificio à altura)

Por fim, eu nao precisava de dizer isto tudo, mas caro, leia! Não "emprenhe pelos ouvidos". Pesquise e pense pela sua cabeça. Basta ler os jornais e ver documentos do municipio que estao no site.

Anónimo disse...

Respondendo aos dois anteriores comentários, e visto quem os escreveu diz conhecer-me bem (eu peço desculpa e já não posso dizer o mesmo, pois não os conheço), deixo aqui uma pequena nota de que estes assuntos são de facto muito delicados para ser discutidos em blog’s ou outros locais idênticos.

Mas, não posso deixar de responder, e se me permitem, corrigir algum “mal entendimento” da vossa parte:

No que diz respeito às escolas, Sou o 1º a dar os Parabéns ás pessoas que conseguiram realizar estas obras, sejam elas do PS, PSD, CDS, ou outros: no nosso caso enalteço o trabalho desta CM com a obra realizada. Mas, não me convencem ainda que as obras estão totalmente pagas. Estarão parcialmente pagas, acredito, e estaremos no bom caminho para pagar a totalidade das mesmas, acredito, agora que já estão totalmente pagas, sabem muito bem que não, mas o que importa mesmo são as obras e essas estão bem visíveis aos olhos de todos.
Quanto à questão dos parques aguardo o começo das obras então, e na altura certa voltarei então a dar a minha opinião, e aí veremos quem de facto tem razão!!!

No plano da acção social, se de facto existirem associações a receber fundos e a lucrar com isso então de facto algo está mesmo mal e devem acabar com isto, e canalizar esse dinheiro para as associações que diariamente precisão desse dinheiro, e assim talvez não se continua-se a debater esta questão de cortes e mais cortes, quando pelas vossas palavras estão a admitir que há dinheiro a ser entregue a associações que não o merecem, e outras que de facto o merecem não o recebem. Um caso a repensar seriamente então. Deixo mais uma vez ao vosso critério.

Por fim, os Paços do Concelho:
Primeiro: acusações garves??? Não vejo em quê quando dois comentários antes alguém fala em “enforcamento no catulo”!!!! Se os meus comentários são graves isto não sei o que é então…
Segundo: se me conhecem sabem muito bem qual é e qual foi sempre a minha opinião, e curioso não mais nem menos o local onde por sinal há princípio de entendimento para a instalação dos passos do concelho!!! Curioso, repito, é o facto de há 3 anos, esse local não servir e hoje já servir, quando esse mesmo edifício tem outro proprietário… Curioso repito, mas para não fazer então comentários/acusações graves, deixarem estes mesmos comentário para a altura certa, e sabem muito bem que eu digo o que penso e não estou “prisioneiro de opiniões de 3os”, digo o que penso sem o mínimo de problema, não “emprenhando pelos ouvidos, ou coisa parecida” como o Sr. Gonçalo diz!!! Pois é da leitura dos jornais, consulta do site da CMT, e das constantes contradições e factos que tiro as minhas opiniões e conclusões, e claro do diálogo com inúmeros compatriotas Trofenses no meu dia a dia…
Para terminar, digo que é de louvar o trabalho deste executivo na redução do défice/divida da CMT, trabalho esse bastante válido, mas não chega, e sabem muito bem que é preciso mais, pois foi isso que nas ultimas eleições prometeram aos Trofenses!!!

Com os melhores cumprimentos,

Francisco Paiva

Gonçalo Sanches disse...

Francisco, gostei de ver a sua flexibilidade e a forma como já admitiu certos aspectos.
Eu também nao o conheço! Só sei que é do PSD pelos seus comentários.

Quanto à questão de estar pago, é provavel que a camara diga a verdade. Por isto: como a obra é comparticipada a 85%, o valor da comparticipação é recebido quando se prova pagamento! Portanto, é presumivelmente verdade.

Obrigado.

Hugo Soares disse...

Francisco, eu não o conheço pessoalmente, mas sei quem é, e não,o Francisco não me conhece (apenas um dia questionei quem era e disseram-me!)...
Relativamente às escolas, é assim: quem fez as obras já recebeu por isso! Quem neste momento pode estar à espera do pagamento, é a camara porque para poder receber o financiamento do QREN teve que apresentar os comprovativos de pagamento das faturas ao empreiteiro.
Fui o primeiro a referir acusações graves. O Francisco diz por outras palavras que estamos perante favorecimentos claros, ou seja, que alguém comprou o tal edificio para alugar à Câmara! Tem a certeza disso?

João Mendes disse...

Atendimento na rua??? que tipo de atendimento é esse? Nunca ouvi falar de atendimento de rua, essa é nova. e claro, é muito fácil vir aqui de cara tapada dizer que a presidente atende toda a gente ou que só atende os amigos, dependendo da estrutura de que se faz parte mas a realidade é que para além de serviço da dívida as obras estruturais do concelho estão paradas, continua a não haver paços do concelho, nem parque das Azenhas, nem variantes nem nenhuma daquelas promessas que se fizeram durante a caça aos votos de 2009. Nessa altura toda a gente prometeu tudo mas depois viemos a descobrir que afinal não dava para cumprir as promessas porque havia a dívida e esta era maior do que se esperava, como se a Joana Lima não estivesse no executivo anterior como vereadora e não soubesse o que lá se passava. se não sabia era porque não se andava a dedicar muito ao trabalho...agora esse paleio furado da "mulher do povo" é treta! Joana Lima é tão mulher do povo como qualquer um de nós, nem mais nem menos, e essa estratégia para convencer o eleitorado pode ter funcionado no passado mas quer me parecer que não vai dar para reciclar. até porque uma mulher do povo que governa para o povo nunca permitiria que algum povo tivesse acesso privilegiado, por exemplo, a postos de trabalho públicos.

Mas, apesar de tudo isto, ver os infiltrados laranjinhas júniores a vir para aqui com barbaridade como "Volta Bernardino" como se isso fosse a solução para o que quer que seja é mais ridiculo ainda do que o populismo da teoria da mulher do povo. mas ridiculo ridiculo são estes rosinhas cobardes a incitar ao enforcamento, quais pré-históricos ou fundamentalistas religiosos.

João Mendes disse...

Francisco Paiva que "Grande Obra de Acção Social" foi essa do anterior executivo? Queres desenvolver?

João Mendes disse...

Caro Hugo Soares,

Antes de mais é de alguma prepotência iniciar uma contra-argumentação em que não foi directamente provocado atacando os erros ortográficos do seu opositor, principalmente quando também os deu. Como responsável político local devia ter mais respeito e menos arrogância na forma como se dirige aos restantes. Isto para não falar na postura cobarde de anónimo mas esse é o único jogo que a maioria de vocês sabem jogar.

O actual executivo foi eleito para um mandato de 4 anos que termina perto do final do próximo ano. Independentemente de toda a tua argumentação clara e óbvia de quem é de dentro, a realidade é esta: não há Paços do Concelho, não há PDM, não há requalificação dos parques ou Parque das Azenhas. Foi tudo prometido pela actual equipa em funções na CMT e com certeza que nenhum destes dossiers estará concluído a tempo das próximas eleições. claro que até às eleições vão ser dados os habituais "rebuçados" eleitoralistas que todos os políticos usam para ganhar votos em cima das eleições mas estes dossiers prometidos mais que muitas vezes não vão acontecer. Foram prometidas sem ter havido em momento algum certeza que era possível. São promessas políticas, as mentiras que os políticos usam para chegar ao poder, acontece no governo da República e acontece nas autarquias e raro é o politico imune a esta realidade.

No campo da acção social até estamos de acordo, não questiono nada do que foi referido mas o investimento e impacto da acção social face às outras obras anteriormente referidas é residual.

Superavit? queres desenvolver? iss dito assim parece que as contas finais da autarquia são superavitárias o que é mentira. e a dívida pode estar a ser regularizadas mas já cresceu durante o mandato actual.

João Mendes disse...

Admiro a vontade que o Hugo Soares ou Gonçalo Sanches defendem o executivo com unhas e dentes sem nunca terem a coragem de se assumir como militantes ou apoiantes do PS. parece algo natural não é mesmo?

O que interesse se o Parque das Azenhas tem escritura feita? O Parque está feito? não, não está. Então se não está o executivo mentiu enquanto estava em campanha. Ou será que vai estar pronto para as próximas eleições? Tenho dúvidas. é muito diferente ter uma obra prometida concluída ou ter alguns "avanços". Faz lembrar o metro que também ia ser uma realidade com a Joana Lima na CMT, até se mandou cá um Sec. de Estado para enfeitar a mentira.

Qianto aos Paços, foi também uma promessa que não se vai realizar neste mandato. Vamos passar de um edifício alugado para outro edifício alugado e sim, estes executivo e o PS Trofa eram contra os Paços em BOugado e ai estão eles em Bougado. Quanto a mim nada contra, os Paços podiam ser em Covelas que para mim era exactamente igual. o único problema é a forma como se mudam opiniões e estratégias conforme as conveniências do momento.

João Mendes disse...

e já agora, se houvesse realmente um favorecimento de um empresário na mudança de local temporário da CMT seria de admirar? Quem vos houve falar fica a pensar que vivemos numa realidade política 100% honesta, que não há favorecimentos. lembro-vos aquilo que já sabem: já houveram favorecimentos claros concedidos por esta equipa executiva sendo o acesso directo a empresas públicas sem concurso por parte de elementos da JS um facto incontornável. Porque não poderia voltar a acontecer algo semelhante? Causaria estranheza? Claro que não, é o curso natural da política portuguesa.

Sandra santos disse...

Joao Mendes, temos de arranjar um independente para Presidente da CMT.
Os políticos já me metem nojo, temos de acabar com esta escumalha de merda, desculpem a minha linguagem, mas não aguento mais.

Hugo Soares disse...

João Mendes,
Nunca leste nenhum comentário meu em que refiro algum tipo de isenção partidária, se fores ler todos os meus comentários neste blog, podes ver claramente que sou apoiante do PS (e sim, também sou militante), nunca o escondi, mas também nunca pensei que fosse relevante para a discussão.
Agora, permite-me que te responda a algumas coisas que referiste nos teus comentários.
Superavit: o termo superavit significa que durante um período o volume de despesas da camara foi inferior aos das receitas, ou seja, houve um forte corte de despesas.
Esses meios libertos (dinheiro) significam poupança ou, no caso da Trofa, pagamento de dívida. É por isso que a dívida diminui agora. Quando se vê muitas vezes a referir que houve um aumento de dívida, poderemos dizer que é um “aumento virtual”, uma vez que, o que de facto aconteceu, foi uma incorporação de divida antiga, pois a CMT tem superavit este ano e teve o ano passado, ou seja, com estes números era impossível haver aumento de divida, porque a despesas foi inferior à receita. Este superavit acaba por ter ainda mais relevância, quando a câmara se encontra numa situação em que SÓ OS JUROS que está a pagar à banca correspondem a uma parte muito significativa das receitas da câmara.
Referes também no teu comentário (ainda relativamente à divida) “como se a Joana Lima não estivesse no executivo anterior como vereadora e não soubesse o que lá se passava. se não sabia era porque não se andava a dedicar muito ao trabalho...” posso recordar-te de um post antigo deste blog (http://jstrofa.blogspot.pt/2009/06/ainda-acredita-neles-nos-tambem-nao.html) que a dívida que o PS na altura tinha conhecimento, ascendia a 36 milhões de euros, pouco mais de metade do que se veio a descobrir quando tomaram posse. Se calhar, não era a Joana Lima que se andava a dedicar pouco ao trabalho, se calhar era o antigo executivo que só dava a conhecer aquilo que lhe interessava... (aliás, abundavam processos no tribunal administrativo por causa da falta de resposta do executivo anterior às solicitações da oposição).

João Mendes disse...

Hugo Soares

Não só não é relevante como não me viste em momento algum a questionar a tua militância (que é óbvia) de modo que o teu primeiro parágrafo é puro enchimento de chouriços. De qualquer forma seria difícil analisar todos os teus comentários porque qualquer pessoa pode assinar “Hugo Soares” seja o Manuel, o Joaquim ou o António. Já agora deixa-me que te diga que, caso tivesse puxado desse tema, algo que apenas aconteceu no teu universo de vítima, tal seria tão relevante como o facto de teres apontado erros ortográficos ao Francisco Paiva.

Não preciso que me expliques o que significa “superavit” porque felizmente eu sei pesquisar o significado das palavras no Google quando não sei o que significam, o que não era o caso. Eu não te perguntei o que significa perguntei? Já agora, e como estás cheio de academismos (se calhar és académico, não sei) deixa-me relembrar-te que quando referiste o superavit pela primeira vez no teu comentário não foste claro sobre o momento em que esse superavit aconteceu. De qualquer forma volto a insistir na única pergunta que coloquei sobre o mesmo: queres desenvolver, desta vez com números oficiais e documentos concretos? Porque a informação que chega ao cidadão comum é a de que a dívida aumentou em termos absolutos apesar dos cortes efectuados e que são do conhecimento público. Guerras de palavras PSD – PS valem muito pouco até serem apresentados dados concretos. Mas se assim é, algo em que não acredito, deixo uma pergunta ao senhor académico: se a CMT é superavitária, porque raio não para de crescer a factura da água??? Ah! Espera, a Trofáguas dá muito prejuízo (o que não admira). Explica-nos: achas possível a CMT ir ao superavit e transferir parte dele para reduzir os encargos da população? Ou o povo só é invocado quando a propaganda assim o exige?
Quando ao trabalho da presidente como vereadora meu caro, se o PS não conhecia a dimensão da dívida então que se informasse melhor. Ou vais me dizer que existiam documentos apenas disponíveis para os elementos do PSD na CMT? Ah, já sei: eram as dívidas escondidas! Mas sabes, ocupar cargos políticos implica competência e trabalho duro, por isso é que este país está assim porque em vez deste tipo de pessoas temos na esmagadora maioria tachistas. A Joana Lima e quem do PS ocupava funções na CMT nesse tempo deveria ter investigado a fundo. Este post da JS fala em 36 milhões de euros dívida mas de onde surgiu este número? De um relatório e contas? Então talvez se tivesse lido o relatório do início ao fim. E para que não hajam confusões, a Joana Lima fazia parte do anterior executivo por isso se dizes que o anterior executivo só dava a conhecer aquilo que interessava estás a incluí-la no pacote.

Pena o teu academismo não se ter debruçado também sobre as falsas promessas de campanha que referi. Será que existe aqui também algo escondido que impediu a actual presidente de as cumprir? Ou será simplesmente que já sabia que não ia conseguir cumprir? Não, é a campanha que obriga a mentir não é? Se não mentes não enganas as pessoas e, sem isso, nunca poderás ser eleito não é mesmo?

Já agora queres te pronunciar sobre os empregos públicos distribuídos a alguns dos teus colegas da jota? Como te sentes sendo um socialista, um homem de esquerda que vê os seus colegas homens da esquerda a serem tratados de forma diferente e privilegiada face aos restantes? Sentes-te confortável com esta falsidade ideológica vinda de um executivo que se diz do povo?

Renato Costa disse...

A Joana nao fazia parte do executivo anterior. Era vereadora sem pelouro. O unico PS a ser do executivo foi o Afonso Paixao há muitos anos atrás.
E o acesso à informação por parte da oposição depende muitos dos documetos que obtem e da veracidade dos mesmos.
Os vereadores do PS levantaram processos contra o executivo anterior por isso mesmo: falta de prestacoa de contas, documentos secretos, obras mal cabimentadas, processos obscuros. Portanto, o não reconhecimento total da divida é uma realidade possivel.
ainda há dias saiu uma noticia no JN por causa da investigacao que esta a ser feita ao Bernardino e seus vereadores por ocultação de má procedimentacao.

João Mendes disse...

O facto de ser vereador sem pelouro retira acesso à informação ao vereador em questão? Afasta-o das reuniões camarárias? Se a Deloitte encontrou todos os buracos então quem está lá dentro também o poderia fazer. Não arranjemos subterfúgios para quem não precisa deles.

Notícias saem muitas, ainda à pouco tempo saiu uma que dava conta de uma espécie de tratamento VIP que a senhora presidente teve no SNS. Valem o que valem não é mesmo? Aliás, quando lidamos com políticos só costumam valer as que atacam a sua oposição mas isso é outra história.

Renato Costa disse...

Pois, mas à DELoite os documentos era disponobilizados. Mas à oposição nao era assim, por isso é que agora aparecem as facturas escondidas nas gavetas. Em portugal um vereador da oposição não tem direitos que lhe permitam efectivamente fiscalizar a actividade da camara.

João Mendes disse...

Podes me dizer então onde está consagrado na lei portuguesa que um vereador não tem acesso ilimitado à informação financeira sobre o concelho onde exerce funções para comprovares a tua teoria e ficarmos todos esclarecidos Renato?

Renato Costa disse...

O acesso a informação está escrito e é legal. mas o acesso faz-se por requerimento. que podem nao ser correspondidos... daí haver queixa para o tribunal administrativo. eu lembro-me dessa noticia, vou tentar encontrar

João Mendes disse...

e na altura foi metido algum requerimento pela então vereadora Joana Lima para o acesso à informação em questão?

Renato Costa disse...

Joao, lembro-me de terem sido colocados varios requerimentos e os mesmos nao terem sido respondidos. daí ter seguido o assunto para o tribunal.
mas isto é apenas uma memoria que tenho. tenho de procurar a noticia.

João Mendes disse...

é que isso muda tudo Renato. se realmente a então vereadora Joana Lima apresentou o dito requerimento e lhe foi vedado o acesso aos dados entao estamos perante uma obstrução grave. a confirmar-se parece-me que existem explicações a pedir ao PSD Trofa.

Anónimo disse...

Ainda me lembro da famosa entrevista na radio Trofa, com o Bernardino e Joana Lima antes das eleições, onde a Joana Lima disse que assinava os documentos de Cruz, que eram bastantes e não tinha tempo de os analisar.
Se não acreditam, peçam as gravações á radio Trofa.
Eu ouvi, por isso a Joana Lima tem muitas responsabilidade nas contas porque assinava de Cruz.
Não vale a pena dizer que é mais um anónimo, porque infelizmente não me posso identificar, mas só tem que ouvir a entrevista, está lá tudo.

João Mendes disse...

obrigado pela dica anónimo militante do PSD/JSD!!! se não for pedir muito e se realmente estamos perante um anónimo diferente, faça lá o favor de colocar aqui um link para essa entrevista para que ficamos todos esclarecidos. eu fico eternamente grato para ver se saimos deste marasmo...

Anónimo disse...

Boa tarde

Depois do que li hoje no Jornal de Noticia, não pode deixar de vir aqui responder ao Sr. Hugo Soares, isto com o intuito de não ser mal interpretado por ele, no sentido de “ Eu estar a fazer acusações graves” de saber se tenho a certeza ou não do que digo, ofendendo a moral e honra do executivo camarário.
Assim, sem me pronunciar muito aconselho todos os frequentadores deste blog a lerem a notícia que vem publicada nesse Jornal, e cada um que retire as conclusões que melhor entender!!!

E agora respondendo diretamente ao Sr. Hugo Soares, o que disse, afinal nos meus comentários anteriores não era mentira, ou alguma “realidade abstrata criada pela minha imaginação”!!! Sabe por acaso quem é o proprietário do imóvel??? Se não sabe, procure saber, veja igualmente quando é que o mesmo foi adquirido, e claro procure saber junto dos seus colegas de partido os molde do contrato que vai ser celebrado.

Cumprimentos,

Francisco Paiva

Anónimo disse...

http://postimage.org/image/r0tfbs4t3/

Anónimo disse...

Joao Mendes, para começar não sou militante do Psd, não sou militante de partido nenhum, apenas não gosto de ouvir mentiras e quando as ouço tento desmascarar, a joana lima não sabia toda a situação financeira da CMT, porque não queria, dava muito trabalho ( palavras suas ).
Quanto ao link, não consigo obter, porque inclusive como toda a gente sabe o Notícias da Trofa e Radio Trofa, são todos apoiastes da joana lima. Inclusive a sua assessora para a imprensa pertence ao Jornal da Trofa.
Quem poderá pedir talvez alguém ligado á concelhia do Psd, ou o próprio PSD ter a gravação.
De facto é pena porque está tudo muito bem explicito nessa entrevista.

Anónimo disse...

A assessora da joana lima pertence ao Notícias da Trofa e não Jornal da Trofa como disse anteriormente, desculpem o engano.

Anónimo disse...

claro anonimo...claro. dava-lhe muito trabalho ler.
tao engraçado isso que a divida reportada era de 30milhoes e na DGAL eram 50.

Anónimo disse...

http://postimage.org/image/r0tfbs4t3/

Anónimo disse...

ah! e o NT tem sido mesmo um jornal do PS. O PSD nunca tem destaque nenhum no jornal pois nao?
Eu nunca vi um jornal onde a oposicao tem mais espaço que a camara!!!

Anónimo disse...

Francisco Paiva, não estou a perceber a tua conversa! Tens alguma coisa a dizer? Tens certezas daquilo que sabes? então diz, poe "nomes aos bois"... Agora, ah e tal sabes quem é, pergunta a este ou aquele, isso é paleio! Eras homem se chegasses aqui e dissesses "O armazém era de fulano tal, mas fulano X comprou e arrendou à camara!" isso sim eras homem, agora vires para aqui levantar poeira, deixa-te estar quieto...

Anónimo disse...

Estou a ver que a conversa já não está a agradar a algumas pessoas, ou então a verade incomoda a muita gente...

João Mendes disse...

só o facto da assessora de imprensa da presidente ser colaboradora do NT deixa logo no ar a possibilidade de conflito de interesses. no mínimo. ou alguém acredita que a mesma publicaria ou concordaria com a publicação de conteúdos altamente prejudiciais ao executivo? É um lol imenso que nem sei categorizar...

Já agora anónimo, o facto de se dar ou não destaque ao PSD no NT em nada influência a sua hipotética "lealdade" até porque não convém ser demasiadamente óbvio não achas? Esse é um bom argumento para encher um chouriço. Só para rematar, analisaste todos os jornais de todas as autarquias do país para sustentar a tua afirmação? É claro que não. enfim...

Finalmente, anónimo suposto militante do PSd que afinal não é, sem algo que nos permita verificar de forma cabal essa entrevista, voltamos à estaca zero não é mesmo? eu continuo a achar que haviam meios de lá chegar mas com uma entrevista da própria acho que poderiamos obter algo mais conclusivo.

João Mendes disse...

Oh Francisco Paiva, sabes quantas notícias saem por dia no JN? Podes ser um pouco mais específico por favor?

Quanto à tua acusação implícita, fico então a perceber que existe a hipótese de alguém ter comprado o edificio com o negócio já feito, é isso? Sinceramente não me admira nada porque, afinal de contas, isto é Portugal e acontece todos os dias. De qualquer forma é óbvio que o teu comentário incomodou o PS porque apareceu logo um advogado de defesa para publicar uma notícia com o mesmo teor (obrigado, vai dar me imenso jeito).

Adoro quando as peças encaixam fácil...

Anónimo disse...

Boa noite,
Respondendo, inicialmente “ao anónimo”, a minha “conversa” é bastante simples, só alguma mente mais retrograda é que não chega facilmente à conclusão evidente!!! Por isso, se queres que “ponha nomes aos bois”, desculpa, mas não o profiro já, e isto, não “é paleio”, e pelo facto de não “dar o nome aos bois” que tu tanto queres, que sou mais ou menos Homem!

Assim, e aproveitando, respondo também ao Sr. João Mendes, mais uma vez aconselho a leitura da pag. 21 do JN de hoje(Terça-Feira, 7.11.2012), em que , de acordo com o que lá está escrito e, de acordo com o que já inicialmente disse neste blog, a Sra. Presidente de Câmara, admite claramente que está em “fase de negociações com o valor da renda, e que há uma vontade expressa das partes de chegar a acordo”. Ou seja, o que disse não era mentira.

E agora, meu caro anónimo, iletrado, para te deixar contente este imóvel, como tu bem sabes, é do Sr. Agostinho Gonçalves, procura então saber quem é, quando o adquiriu, quem apoiou nas ultimas eleições, etc, etc, etc, deixo esse trabalho então ao teu critério, e se tens tanta certeza da imparcialidade do negócio, convido-te então a dar-me provas do contrario, daquilo que eu, e hoje o jornal confirmou!!! Pois, até lá os factos são bastante evidentes.

Como rematou e bem no seu comentário o Sr. João Mendes “ adoro quando as peças encaixam fácil”…

Com os melhores Cumprimentos,

Francisco Paiva

Renato Costa disse...

É triste.
Triste que o PSD através de pessoas que pertecem aos seus quadros políticos (o Paiva não é só militante, como é dirigente) se limitem a esta politica.
Nunca há proposta alternativas, e a argumentação segue sempre uma via: ataque pessoal à presidente.
Reparem que não discutem se a solução é boa ou má, apenas dizem que há "negociatas" coisas "obscuras".
Que triste.
Actualmente todas s rendas são pagas aos Figueiredos, aos Pontes. Milhares e milhares todos os meses.
Agora, ao que parece, mudou. Vai-se pagar menos de metade (espero para ver). Eu nem sei quem é o Agostinho, mas será que alguma vez esteve nas listas do PS como estavam os figueiredos e os pontes?

Sr. Paiva, as suas acusações deviam estar no sitio certo: Tribunal. Vá lá! Assuma-se como defensor da moral e da ética politica. Vá a um tribunal e acuse a camara de favorecimentos.
Se não o fizer é apenas mais um que usando a bandeira do PSD opta por esta política rasteira e de lamaçal.

João Mendes disse...

oh Francisco Paiva, depois de ter criticado o Hugo por ter atacado a tua incorrecção ortográfica ver te a chamar iletrado a alguém apanha me no meio de uma ironia parva. afinal se calhar mereceste aquelas palavras na medida em que te defendes com o mesmo tipo de discurso. Já agora não precisas de me chamar "sr." visto termos andado na escola e nos conhecermos à muito tempo, deixa-te de formalismos desnecessários.

Tu não aconselhas uma vez mais, aconselhas pela primeira vez na medida em que é a primeira vez que referes a edição e a página da dita notícia. mas vou procurar para analisar.

Finalmente, e se tens algo em teu poder que comprove o alegado financiamento, porque não colocar tudo a nu? Ou não passará de especulação? As pessoas sabem quem tu és, já falaste tanto sobre o assunto...tens medo de quê?

P.S. Desconhecia que eras militante/dirigente da JSD. Isso explica muita coisa. mais uma vez afirmo que adoro que as peças encaixam simples...

João Mendes disse...

Não percebo a tua indignação Renato Costa, quem te ouve pensa que o PS/JS não seguem inumeras vezes pela mesma via, a do ataque pessoal. Não foi o teu actual líder que ofereceu uma garrafa de vinho ao anterior presidente numa assembleia ou algo assim? Isso realmente foi muito bonito, maduro diria. Da mesma maneira que incitas o Francisco a ir a tribunal porque não vais tu também falar desses Pontes e Figueiredos que referes? Ou é tudo paleio de saco?