quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Duas???

18 comentários:

João Mendes disse...

o que está primeiro JS, o bairrismo ou o interesse nacional??

José Santos disse...

Mendes, acho que nem uma coisa, nem outra, é a qualidade de vida das populações, e a MEU ver, acho que vai diminuir e muito...

Marco Ferreira disse...

Olá Joao e Jose,

A mim parece que defender os interesses das populações locais, que defender uma maior proximidade dos serviços do estados aos cidadãos, é também proteger o interesse nacional.

Portanto há, neste caso, uma complementariedade entre o interesse nacional e o bairrismo.

João Mendes disse...

meus caros,

Antes de mais quero salientar que ainda não estou suficientemente esclarecido sobre o tema, ainda que me sinta mais inclinado para a fusão do que para a manutenção do actual status quo.

Zé, se a qualidade de vida da população vai ou não diminuir isso é relativo. Basta ver que no actual panorama, são muitas as vertentes em que S. Martinho é beneficiada relativamente às restantes freguesias.

Marco, acho que se a reforma for bem aplicada, poder-se-ão criar condições para que os serviços do estado continuem a servir os cidadões. Da mesma forma que argumentas relativamente à necessidade de servir os cidadãos, eu argumento que mais freguesias também equivalem, em grande parte dos casos, a mais clientelismo local, mais favorecimentos e mais redes de interesses.

Pessoalmente são a favor de se diminuir o número de chefias e burocratas na adminstração pública, o que não significa que seja favorável a diminuição de serviços para o contribuinte. É necessário encontrar soluções mas a reforma parece-me também necessária.

José Santos disse...

Mendes, eu vou falar na minha freguesia, pelo que conheço. Covelas é uma freguesia pequena, e com uma população envelhecida! Por muitos atritos que eu tenha com o meu presidente de junta, não posso deixar de admitir que muita gente de covelas vê ali "um amigo" aquele que vai à Câmara e tira as licenças para eles (não me interpretem mal) mas, ele acaba por funcionar um pouco como "Moço de recados" do freguês que não tem carro, etc... Muita gente em Covelas já tem uma certa dificuldade em se dirigir à junta de freguesia, e com a possível fusão das freguesias, tenho sérias dúvidas que seja para que lado for, a junta de freguesia não ficará em covelas, e não vejo o estado a gastar dinheiro a colocar um funcionário na actual junta de Covelas de forma a servir esta freguesia. Logo, sinceramente, acho que neste nível a qualidade de vida da população vai diminuir.
Depois, vejo outra situação: A capacidade reivindicativa. Enquanto freguesia que ficava sozinha, Covelas ficava a ganhar, pois, a meu ver, a sua capacidade revindicativa aumentaria, agora, tendo em conta que passará a ser um "lugar" de S. Martinho, ou de S. Romão, temo muito que se torne um lugar esquecido, como foi durante muito tempo (pelo anterior executivo!).
Ah! E depois vão chamar o que? S. Gonçalo de onde??! LOOL

João Mendes disse...

entendo onde queres chegar. quanto aos serviços poder-se-ia manter uma espécie de departamento da freguesia, o que implicaria uma redução substancial de custos, e que permitiria manter a parte, digamos, administrativa. Os serviços podem ser assegurados se houver vontade política e criatividade.

A questão reivindicativa é mais complicada e confesso que não tinha equacionado essa variável. Não obstante, poderá passar pelos próprios habitantes organizarem-se em associações locais para lutaram pelos interesses da sua comunidade, no caso, de Covelas. Até porque a capacidade reivindicativa às vezes é bastante limitada pela cor política do presidente da junta (o que não significa que me esteja a referir a Covelas em específico).

abraço

Anónimo disse...

Boa Noite
Concordo plenamente com o Joao Mendes, e claro que mesmo com a união das freguesias é claro e obvio que se manterão departamentos porque ninguem vai deitar as sedes juntas a baixo nem deixa las para as pombas logicamente que se manterao os serviços!
Visto por outro lado e como já se nota aqui já estão a vir ao de cima os interesses politicos de cada um, preocupando se ja com as proximas eleições autarticas e digo vos que alguns certamente irão recusar a uniao sofrendo um corte de 15% no orçamemto só em beneficio proprio.
Porque analisando a lei e o seu objetivo que é redução de custos, vemos que os custos que serão reduzidos serão apenas os dos autarcas, porque funcionarios ninguem os vais depedir visto que até há funcionarios a menos!
E claro que esta lei faz sentido porque ate no nosso concelho conseguimos ver diferenças de freguesia para freguesia vemos que ha presidentes de junta a tempo inteiro e outros a parcial e resolvem se os problemas da mesma forma e ate em alguns casos os que estao a meio tempo o fazem melhor!
Por isso e resumindo fica apenas um executico com os mesmos serviços e já se poupa muito!
Obrigado

José Santos disse...

Bom dia,
A meu ver, e no que respeita ao funcionamento das juntas de freguesia, vou ter que discordar com vocês. E volto a falar no exemplo de Covelas, tendo em conta que é a realidade que “melhor” conheço.
A implementação desta reforma administrativa procura a redução de custos e tendo em conta que a junta de Covelas já tem um horário de funcionamento muito reduzido, sinceramente, não me parece que vão pagar a alguém para estar na junta de freguesia (oxalá esteja errado!), acredito muito que devido ao número reduzido de habitantes, os serviços deixem de funcionar em Covelas. Uma visão um pouco pessimista, mas a meu ver, muito próxima do que será a realidade.
Covelas inaugurou a sua sede de junta há muito pouco tempo, um belo edifício, e com óptimas condições, no entanto, e caso se verifique a fusão, leva-me a querer que será “abandonado” até se encontrar uma solução para “dar uso” ao edifício, pois, caso se funda com S. Romão (e restantes) ou com S. Martinho (e restantes), não vejo hipótese de ser ali a sede da Junta!
Agora meus caros, deixem-me fazer um pouco de política: Ainda não vi aqueles que se apregoavam “Defensores de Covelas” a manifestarem-se contra a fusão das freguesias, a mobilizarem-se para Assembleias Municipais, e a virem para o Facebook dizer que a JS andava a incitar à violência, da mesma forma que se manifestaram contra a possibilidade da instalação de uma empresa em Covelas! Será que é por todos eles pertencerem aos partidos que constituem a maioria no Governo!?
Cumprimentos a todos!

Anónimo disse...

Bom Dia
Lamento imenso que sejas contra a junção e em consequencia és a favor de um corte de 15% no orçamento!
Conhecendo a realidade da lei e como as coisas irão funcionar é ridiculo que covelas e s mamede estejam contra, nao se percebe como preferem um corte de 15% nas transferencias do estado!
VOLTO A REPETIR É CLARO QUE NA UNIAO DAS FREGUESIAS DE S ROMAO, S MAMEDE E COVELAS CONTINUARA A FUNCIONAR AS TRES SEDES DE JUNTA !
Agora lamento que alguns estejam contra apenas porque estão a ver os seus lugares a fugirem!
Muito obrigado

PS: Organizem um debate e vemos as ideias de cada um!

José Santos disse...

O facto de ser contra a fusão, não quer dizer que seja a favor do corte de 15%! Eu tenho plena consciência do que implica a não aceitação da fusão das Freguesias! E por isso, eu sou contra TODA a forma como esta reforma administrativa está a ser idealizada, e não apenas contra a fusão com a freguesia A ou B… por favor, não venha deturpar a realidade com aquilo que lhe convém! No dia que me for mostrado que a qualidade de vida dos Covelenses será beneficiada com a fusão, eu serei o primeiro a aceita-la! Desta forma, NÃO!

Anónimo disse...

Eu compreendo a tua revolta! Ja nao podes ser candidato a covelas nas proximas eleiçoes !
ahahahah
SÊ REALISTA , A MUDANÇA NAO PREJUDICA EM NADA

João Mendes disse...

anónimo, as juventudes partidárias da Trofa não promovem debates. Tem medo de dar a cara por ideias que a maioria nem tem, tem medo uns dos outros e no geral não tem interesse nisso..

Desculpa Zé mas amizades à parte e apesar de não te considerar um "jota" limitado por motivos óbvios, esta é a verdade.

Anónimo disse...

Joao Mendes entramos os dois em contacto e promovemos o debate e vemos se os lideres da juventude se recusam a ir

Marco Ferreira disse...

Debate? Contem comigo.
Já fiz propostas a líderes de outros partidos e o convite sempre foi declinado. Adoraria ter essa oportunidade.
Obs: João Mendes a moderador!

José Santos disse...

Caro anónimo, eu seria um mau cidadão se formulasse as minhas opiniões com base nos meus interesses pessoais, por isso, chego rápido à conclusão que não me conheces, porque se me conhecesses não dirias isso!
Relativamente ao debate, concordo com voces, organiza com o mendes, e que seja ele o moderador, porque ele eu acredito é isento! Tenho a certeza de da parte da JS vais ter presença!

João Mendes disse...

Anónimo adiciona-me no facebook e falamos sobre isso. como deves imaginar, não vou deixar aqui o meu contacto telefónico...se isso é para valer podes contar comigo!

Marco e Zé, por meio que me honre a vossa sugestão, tenho plena consciência que não sou consensual para fazer o papel de moderador. Mas estou disposto a fazer isto andar para a frente e sei perfeitamente quem poderá ser o moderador mais isento neste concelho.

José Santos disse...

Ok Mendes!
Eu vou então aguardar a realização desse debate! No entanto, quero ver como é que um Anónimo te vai adicionar no Facebook.. lol
Contudo, para te ser sincero, não acredito que isso aconteça, pois esse é mais um que gosta de mandar bitaites e dar a cara, não interessa... e ao adicionar-te, terá que dar a cara... Por isso, tenho sérias dúvidas que te contacte! (oxalá esteja enganado!)

Boa sorte! Abraço

João Mendes disse...

não te preocupes Zé, se ele não der sinais de vida eu mesmo trato disso sozinho, não deve ser muito difícil!

abraço