terça-feira, 17 de agosto de 2010

Prometeu...Cumpre!


Seguindo os melhores exemplos de práticas autárquicas, a Câmara Municipal da Trofa irá disponibilizar gratuitamente a todas as crianças do 1ºCiclo os seus livros escolares. Assim, garante-se que nenhuma familia carenciada ou em dificuldades seja obrigada a mais um esforço financeiro adicional neste início de ano.
Apostar na educação é crucial para garantir um melhor futuro para o concelho da Trofa.

41 comentários:

Vilela disse...

Após o corte no saneamento, a oferta dos livros. Torna-se menos dificil viver na Trofa e isso é muito importante para termos uma melhor dinamica.
São estas medidas que o povo Trofense esperava. Muito bem!

Luis Pinto disse...

Num tempo de tantas dificuldades esta ajuda é muito bemvinda.


Os pais agradecem.

Anónimo disse...

O anterior executivo sempre ofereceu os livros gratuitamente a todas as crianças do 1º ciclo só que não precisava fazer a publicidade qwue voces fazem, ainda continuo á espera para ver alguma novidade deste novo executivo.

Gustavo Sousa disse...

Excelente medida do novo executivo! Penso que é mais uma forma de tratar todos por igual, pode haver pessoas que acham injusto, pois também serão oferecidos os livros a crianças que os pais têm rendimentos altos, a meu ver, esta medida está correcta pois, as crianças de hoje vivem num mundo muito materialista e muitos deles já são bastante prespicases e entendem o mundo que os rodeia, acabando por vezes a fazer "chacota" daqueles que receberiam os livros. Com esta medida, todos são tratados por igual, combatendo assim também, a pobreza envergonhada que muitos vivem. Assim, não há crianças trofenses de primeira, nem de segunda, são todos iguais. Os meus parabéns ao executivo por esta excelente medida.

Anónimo disse...

volto a lembrar que a cidade da trofa está suja por todo o lado será que para este novo executivo a limpeza não conta. agradeço que a js me diga o que mudou na limpeza na minha cidade já que estão sempre dentro de tudo o que se passa na trofa.

Torres disse...

FIco fulo com a capacidade de alguns mentirem! Nunca a anterior camara ofereceu os livros a todas as crianças. Aliás o PSD é contra essa medida. Como se pode mentir tanto?
Aliás, basta ir à porta das escolas e lá diz que A PARTIR DE AGORA os livros sao oferecidos. Que forma feia de fazer politica!

Anónimo disse...

meu amigo torres

Se eu digo que eram oferecidos a todos os necessitados é porque eram mesmo, agora o dizer a partir de agora sao oferecidos é muito fácil de afixar quem está no poder coloca nas escolas o que quer essa é a politica suja da joana lima, mas torres informa te bem e ves que nao estou a mentir.

Gustavo Sousa disse...

Quando estudava, lembro-me dos Escalões A e B que ofereciam os livros todos (A) ou apenas alguns (B). Mas conheço mts casos de pessoas que tinham escalão e ganhavam mais que os professores, porque "faziam as coisas bem feitas", e muitos que precisavam, mas não sabiam como contornar as situações, pagavam tudo! Assim é bem mais fácil e são todos tratados de igual forma.. digam o que disserem, é uma medida socialista, e não venham com tretas de "politica suja" porque isto é tudo, menos politica suja..

Torres disse...

Então vou pedir o dinheiro dos 3 anos em que o meu filho andou na escola!
E não, os papeis nao sao o "poder" que os coloca. Posso dizer que na escola do Paranho tem um papel do agrupamento da Trofa e outro da Associação de Pais.

Anónimo disse...

Torres, já tens filhos?

O presidente da JS já tem filhos?
O Marco, és tão mentiroso, até nisso..

Anónimo disse...

"Assim, garante-se que nenhuma familia carenciada ou em dificuldades seja obrigada a mais um esforço financeiro adicional neste início de ano."

Alguma vez foram? Deitam dinheiro fora desta maneira e depois queixam-se do buraco.
É uma completa anedota

Torres disse...

meu caro, sei bem que tenta por todos os meios atacar o PS. Mas essa é mais uma de muito baixo nivel. Eu bem me lembro quando neste blog foram desmacarados uns membros do PSD que para aqui vinham dizer mentiras, agora nao tente virar esse truque contra mim.
Falo por mim, pela minha consciencia, sou o Torres. Se nao me conhece, problema seu. Também nao conheço os anonimos.

Anónimo disse...

Falta de coerência!
Dois pesos duas medidas!
Para os idosos introduz o pagamento das colónias pois defende que quem pode paga e quem não pode não paga! Ou seja alega o desperdício de verbas! A boa gestão deas verbas públicas!
E agora?????
Vai pagar livros aos filhos dos ricos?
Já não há necessidade de gerir os bens públicos em função das necessidades das pessoas!
Estou farto de tanta contradição!
Não me inspira qualquer confiança esta politica de Joana Lima!
O que é hoje verdade para ela amanhã é mentira!
Como posso acreditar?

Anónimo disse...

comparar a educação das crianças com os passeios dos idosos...nao me parece que haja comparação possivel.

Anónimo disse...

"comparar a educação das crianças com os passeios dos idosos...nao me parece que haja comparação possivel."

LOL esta gente não existe

Anónimo disse...

LOL acho que devia oferecer os livros só a quem precisa e o dinheiro que sobrava dos ricos oferecia aos idosos pras colonias de férias LOL.

Zé disse...

Boa tarde,

Gostaria de lançar aqui um debate relacionado com os maus cheiros que a empresa Savinor teima em largar pelo concelho, nomeadamente por São Romão. Qual a vossa opinião?!?

Henrique S disse...

Os ricassos vão agradecer os trocos que vão poupar...

Trocos esses que já dariam para tapar alguns buracos nas estradas...

Mas é nestas politiquices que não favorecem ninguem, pois os ricassos não precisam disso, que vão gerar grandes desiquilibrios noutras áreas!

De entre os milhares de euros que vão ser dados aos ricos, era sem dúvida preferivel apetrechar melhor a biblioteca municipal!!!
Assim conseguia-se uma distribuição desse dinheiro mais justa!!

Henrique S disse...

Prometream alterações na TROFAGUAS, a V/ bandeira de campanha, mas não contaram a história toda!!!

E mais meias promessas teram sido contadas...

Então sem quê nem porque lembram-se de alterar a taxação dos resíduos sólidos!

E cumprir o que a legislação obriga? Levar estas decisões a re r a reunião de câmara?

Baixaram de um lado para cumprir uma promessa mas já estão a ir buscar do outro lado!!!

Com esta alteração estão a prejudicar todos os que tem de pagar a taxa... é aqui que vão buscar o dinheiro para pagar os livros???

Noutro tópico alguem veio dizer que eu estava errado... mas não passou disso... faltaram argumentos e justificações!!!

Será que é agora que eles vão chegar?

E assim todos estamos em linha para pagar 1 pedacinho mais todos os meses !!!

Anónimo disse...

VMartins disse...
Hoje a festa na Sra das Dores foi uma demonstração do que é a Trofa agora: um concelho com esperança e uniao! a Presidente Joana Lima recebeu um grande aplauso de todos, porque reconhecem o seu esforço a sua dedicação e competencia. Em pouco tempo está a fazer muito e a limpar a imagem da camara da Trofa!
A Trofa é linda!

AGORA MISTURAM FESTA NOSSA SENHORA DAS DORES COM JOANA LIMA,AGORA A FESTA NOSSA SENHORA DAS DORES SÃO DO PS, EU COMPARTICIPAVA SEMPRE COM ALGUM DINHEIRO PRA FESTA MAS A PARTIR DE HOJE ACABOU NÃO FINANCIO PARTIDOS POLITICOS.

Anónimo disse...

Sinceramente onde estamos?
Joana Lima = festa da Senhora das Dores!
Poupem-me!
Haja um pingo de vergonha!
Não misturem o que a Trofa sempre honrou e teve de história com essa senhora!
A festa de Nossa Senhora das Dores é um património dos trofenses!
O que tem Joana Lima a ver com as festas?
Baterem-lhe palmas? Claro também çlhe bateram quando de tacões correu à frente dos touros!
Quando há circo não se batem palmas?
Joana Lima é o equivalente a um circo ambulante!
Palmas, claro que sim pelo ridículo a que se expõe!
Mas quanto a mim é vergonhoso!
Quando alguém perde a capacidade de verificar no ridículo em que cai estamos no fim do mundo!

Anónimo disse...

Realmente, há pessoas mesmo muito pouco inteligentes... Sinceramente! Será que voces não compreendem o que é muito facil de compreender!? A JL foi aplaudida na Srª Das Dores, e depois? Ela estava lá como convidada da Comissão de Festas para entregar o prémio ao vencedor do Festival da Canção! Se o povo gosta dela e está contente com o trabalho dela, aplaudiu-a, não houve qualquer ligação com as Festas! Vocês são muito cómicos! Mas aposto que se ela tivesse sido vaiada, voces diziam logo "ah, ela não vale nada, até na Srª das Dores quando foi ao palco foi vaiada!..." Deixem de ser cómicos e critiquem o que devem criticar! com fundamento!

Anónimo disse...

Mas a joana lima não tem que ir para o palco se exibir,juntar politica com festas nossa senhora das dores não tem nada a ver.Infelizmente estamos na trofa terra de ninguem onde tudo vale.

Anónimo disse...

NO PARQUI NÃO

sempre houvi a joana lima dizer que no parqui nem um tijolo (como ela fala infelizmente), afinal os interesses são outros e rápidamente mudou de ideias,são os politicos que temos..

Anónimo disse...

oh anónimo, quer dizer, a comissão de festas convidou e ela ia recusar?

O anonimo a quem apagaram os comentarios disse...

Deu os livros as crianças? Não fez mais que o dever dela!!! Isso não será feito em todas as camaras deste país?. Agora deixo aqui uma pergunta, existe "buraco" para tapar os buracos das estradas, existe "buraco" para iniciativas juvenis e não existe "buraco" para os livros? Foi tapado o "burraco"?

Só existe "buraco" quando vos convem....

Henrique S disse...

Alguem disse: "Joana Lima é o equivalente a um circo ambulante!"

Eu consigo estar de acordo!!!

Na entrega dos prémios da super especial da Trofa a dita senhora em vez de se retirar no fim de proceder á entrega dos ditos, não se retirou... quis ficar para uma fotografia... fotografia de onde saiu muito molhada de espumante...

Nunca tinha visto uma "ENTIDADE" porque supostamente estava lá nesse papel a passar por tamanha humilhação só porque queria aparecer na FOTO!!!

É esta a sede de protagonismo que se vê e que fica mal... e naquela altura ficou para além de mal também muito húmida!!!

Querem que cá coloque o link para o video?

Anónimo disse...

Henrique coloca o video gostava tanto de ver a nossa presidente toda molhadinha.

Ana Isabel disse...

nota-se que a presidente Joana está mesmo a espantar muita gente. Os do PSD nao esperavam que ela cumprisse com tantas promessas em tao pouco tempo, por isso, passam o tempo no mesquinho ataque pessoal. Até conseguem ser contra a oferta dos livros e o corte nas taxas de saneamento.
Quanto mais os PSDs falam, mais notório é o excelente trabalho que este executivo está a fazer.

Anónimo disse...

a partir de Julho a trofaguas como empresa municipal foi obrigada a cobrar IVA nas taxas de Lixo coisa que não acontecia antes. por isso as taxas subiram. apenas se cumpriu a lei.
esta a ver como e facil caro amigo??

Anónimo disse...

Ora bem dado que continuam a insistir que a Joana está a ser vítima de ataques pessoais, vou dizer aqui algo semelhante ao que disse já no outro blog:

Ataque pessoal é falar contra ela como pessoa, e não como presidente.
Quando criticam as atitudes que ela toma como política NÃO É ATAQUE PESSOAL!!!

Ataque pessoal é sim quando gozam com a maneira broeira de falar e com o facto de ter trabalhado num café, mas disso raramente se fala portanto por favor parem com essa desculpa esfarrapada e tão socratina...

Anónimo disse...

"Joana Lima é o equivalente a um circo ambulante!"

"NO PARQUI NÃO

sempre houvi a joana lima dizer que no parqui nem um tijolo (como ela fala infelizmente)"

isto nao sao ataques pessoais???

Anónimo disse...

não são ataques pessoais infelizmente é a realidade.

Henrique S disse...

CARO ANÓNIMO de 19 de Agosto de 2010 11:01,

Não aquilo a que me refiro não se trata do IVA que o V/ chefe maior (é assim que ele gosta de sr tratado né?) tratou de subir à pouco...

Refiro-me à mudança da fórmula de cálculo da taxa dos resíduos sólidos!!

Vão lá tentar arranjar a resposta para isso pois parece que a V/ chefe + directa também ainda não a têm!

Ainda bem que o pessoal ROSA também já detectou a SUBIDA das taxas que se verificou.
Obrigado por isso, anónimo de 19 de Agosto de 2010 11:01. Obrigado pela sua sinceridade!

P.S. Os moços da JS tb assinam anónimo??

Anónimo disse...

forma de calculo???
a facturaçao era trimestral e agora passou a ser mensal?e isso?
mais uma vez apenas se cumpriu a lei...
mais uma vez muito facil

Anónimo disse...

Oh anonimo, é preciso ser muito b#%%0 mesmo...

Se agora é mensal, não foi a formula de cálculo que se alterou, mas sim o tempo de facturação...

Quando se diz que a formula de cálculo foi alterada, é porque estás a pagar um preço diferente pela mesma quantidade de lixo, neste caso pagas mais...

É triste saber que a nossa câmara deixou se ser "tranparente" com os seus municipes...

Anónimo disse...

oh anonimo
ja foi dito aqui que a facturaçao de lixo passou a incluir iva.
dai ter aumentado.

E O BURRO SOU EU????????????

Anónimo disse...

Nunca vi desculpa mais esfarrapada...

Henrique S disse...

mais uma resposta para o anónimo 22 de Agosto de 2010 08:23:


Procederam a alterações na taxação dos residuos sólidos... PONTO!!!

Assim a factura dos resíduos sólidos urbanos deixa de ser calculada por tarifa fixa, passando a ser indexada ao consumo de água, sem que tenha sido, previamente, objecto de aprovação em reunião camarária.

Assim os rosas que não aderiam por birra á trofaguas nos mandatos PSD poderam passar a aderir com custos mais baixos!
Só é pena é prejudicar tantos Trofenses com esta alteração que até os próprios jotinhas já assumiram!

Se não és burro, não queiras fazer os outros passar por tal!!! ok?

Armindo Azevedo disse...

Esta é sem dúvida uma das iniciativas masis louváveis, de entre todas que este executivo camarário teve a coragem de tomar. Apesar de os livros para o 1º ciclo não terem no total um valor muito avultado para a maioria de nós, para algumas pessoas esta notícia é recebida com muita satisfação, uma vez que é menos um encargo com que se preocuparem. E, aliás, existem muitas famílias com mais do que um filho na escola, o que vem ajudar ainda mais, quando se começa em Setembro, logo a fazer contas. Acho incrível e se calhar hipócrita que venham aqui falar pessoas que acham que é uma estupidez estar a dar livros de graça às crianças, em vez de continuar a usar fundos para levar os idosos às colónias balneares gratuitamente como dantes. Pergunto, mas onde é que nós estamos, para alguém ter estas ideias?? Desde quando é prioritário levar os nossos idosos até à costa, em vez de investir nas nossas crianças, que são o nosso futuro?? Ou pior ainda, dar primazia a arranjar as estradas, em vez de apoiar as nossas crianças?? Coitados daqueles que pensam assim e que o vem partilhar com os restantes leitores deste blog. Para quem não se tiver apercebido de tal, digo-vos, esta é claramente uma política de juventude a ser posta em prática pela câmara. Tudo bem que não houveram as festas e o aparato com que temos sido habituados, mas neste panorama, devemos cingir-nos ao importante.

É verdade que a medida não distingue ricos de pobres, ou pondo as coisas noutros termos, não distingue os pais que podem e não podem pagar os livros aos seus filhos. Parece injusto, mas é a melhor forma de agir, sem descriminar, os que tem dinheiro e os que não tem. Chama-se a isto, princípio de igualdade.

Armindo Azevedo disse...

Quanto ao que dizia um anónimo no dia 17 de Agosto, tem razão e não tem. Durante os anos em que o anterior executivo do PSD andava por cá a governar, de facto eram oferecidos os livros todos aos alunos, mas só aos que possuíam o chamado escalão A. Aos que tinham
escalão B era dada uma ajuda de custos, não cobrindo a despesa total. Quem não tinha escalão(ou seja, escalão C) tinha de arcar com as despesas na totalidade. Isto era algo que acontecia e que continua a acontecer, e muito bem, não só nas escolas primárias, mas também em todos os anos lectivos posteriores até ao ensino secundário. O que está a acontecer agora é inédito, e quando se lê "a partir de agora" é mesmo.