quarta-feira, 31 de março de 2010

Uma Trofa Jovem...em todo o lado!


A Câmara Municipal da Trofa optou por uma nova forma de festejar o dia Internacional da Juventude.

Em vez de um actividade num só dia, foi um fim-de-semana inteiro de actividades diversificadas e que levaram animação desportiva e/ou cultural às varias freguesias do concelho.

É um novo modelo que agradou aos jovens da Trofa e em que vale apena apostar fazendo crescer o interesse dos jovens pelas iniciativas em comunidade.

segunda-feira, 29 de março de 2010

JS Trofa com ministro Mariano Gago

Numa reunião realizada na Zambujeira do Mar, a JS Trofa teve oportunidade de trocar algumas impressoes com o ministro da Ciencia e Ensino Superior Mariano Gago.
Um dos assuntos tratados foi a possibilidade de se instalar um pólo universitário em concelhos sem ligação ao ensino superior, tal como a Trofa.
Neste âmbito, algumas ideias ficaram, que poderão servir para reflexão futura, ficando a certeza que pode ser possivel percorrer este longo e difiicil caminho, atingindo o objectivo de ter na Trofa um pólo universitário.

domingo, 28 de março de 2010

Resultados das eleições do PS em Santiago de Bougado

Nas eleições para a secção do PS em Santiago de Bougado, a Lista A teve uma confortável vitória por mais de 70% votos.

Estas eleições foram muitos semelhantes às ocorridas há dois anos atrás em termos de nomes nas listas, mas registaram um resultado muito mais díspar.

Em 2008 a lista de António Quelhas perdeu apenas por 3 votos de diferença. Nestas eleições, a diferença avolumou-se consideravelmente.

Recorde-se que António Quelhas expressou durante a campanha eleitoral opiniões favoráveis à candidatura de Luís Cameirao para a concelhia do PS, contudo, os militantes de Santiago de Bougado não seguiram este mesmo caminho e preferiram escolher Carlos Portela para liderar a secção de Santiago de Bougado, que se mostra favorável à reeleição de Joana Lima para a concelhia do PS.

Em nome da JS, dou os meus parabéns aos jovens da lista vencida e vencedora, congratulando-os pela sua postura activa dentro do Partido Socialista.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Um País com Norte

Uma Trofa com Oportunidade
Foram reveladas as verbas atribuídas pelo PIDDAC às várias regiões do país para este ano.
Tendo este PIDDAC dado azo a algumas críticas de alguns quadrantes políticos, nomeadamente provenientes do norte do país, convém referir que “nem só de PIDDAC vivem as regiões”.
O PIDDAC é Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central e referencia as ajudas financeiras dadas pela administração central aos concelhos do país. O concelho da Trofa tem vindo a auferir de importantes verbas provenientes deste programa, este ano não será, obviamente, excepção.

Mas quando olhámos para os números do PIDDAC e reparámos na diminuição da atribuição de verbas ao distrito do Porto e aos seus concelhos podemos ser levados a crer que o investimento do estado na nossa região está a diminuir em benefício, por exemplo, da região do vale do Tejo. Nada mais enganador.
As verbas referidas no PIDDAC não contemplam as importantes obras que estão a ser executadas no nosso distrito, e são muitas. Aliás, este governo socialista ficará associado às maiores obras executadas ou em execução no distrito do Porto.
Desta forma, é um erro avaliar a política de investimentos do governo no Distrito do Porto exclusivamente através do PIDDAC. O investimento público realizado pelo governo em qualquer distrito do país pode provir de várias fontes, tal como do PIDDAC, mas também das PPP’s (parcerias publico-privadas), das empresas de capitais publicas (SA’s e Entidades Publicas Empresariais) e do QREN. Assim sendo, há muitos e relevantes investimentos no terreno sem verbas inscritas no PIDDAC, pois obedecem a outras fontes de investimento.
Em relação à Trofa, este é também o quadro em que vivemos e os exemplos são variados desde obras directamente executadas no concelho da Trofa até obras que indirectamente beneficiarão o nosso concelho.
Entres os exemplos de benefício indirecto conta-se a requalificação do Hospital São João e o Centro de Cirurgia Ambulatória do Hospital Santo António além de várias acções sobre as redes de transportes do distrito que permitirão aos trofenses melhores serviços e mais mobilidade.
Na Trofa a obra está à vista. Tivemos e teremos em poucos anos o maior volume de investimentos de sempre na Trofa. A variante ferroviária estará concluída este ano e poupará a muitos trofenses largos minutos em espera e em viagem, eliminará passagens de nível e permitirá o fim da divisão do parque Nossa Senhora das Dores, ao mesmo tempo que possibilitará a existência de um local de excelência para a construção dos nossos Paços do Concelho. Local de excelência que será também servido pela linha de Metro, estendida desde do ISMAI até à Trofa. Estas duas obras do governo socialista, também resultado do forte empenho dos deputados trofenses na assembleia da república, permitirão alterar a face do nosso concelho e abrir novas oportunidades de desenvolvimento para a Trofa.
Acrescentado a isto, temos ainda a convicção de que a curto-médio prazo a variante rodoviária da Trofa estará no terreno pronta a servir os trofenses.
São grandes investimentos, mas nada mais são do que merecidos e justos, para um concelho mal gerido durante vários anos, que tem agora uma oportunidade de voltar a nascer.
E oportunidades como estas devem ser aproveitadas. O vale do Ave e o país não vão esperar pela Trofa, por isso é que é preciso menos palavra e mais acção, menos politiquice e mais decisão!

Marco Ferreira
in Jornal da Trofa

terça-feira, 23 de março de 2010

sábado, 20 de março de 2010

Limpar Portugal - Experiência de uma vida

Decorreu hoje na Trofa o projecto Limpar Portugal.

Numa experiência única, que juntou os mais variados trofenses, desde do Joaozinho dos escuteiros até à Joana Presidente da Câmara, todos sob chuva intensa, ajudaram a recolher 230 toneladas de lixo.

Foi um grande orgulho poder participar neste projecto e colaborar na limpeza das nossas florestas.

Voluntários

quarta-feira, 17 de março de 2010

Limpar Portugal - Participa

Disponibilizámos neste espaço alguma informação relevante sobre este projecto que junta hoje centenas de trofenses.



Site Oficial
Rede Social (informações uteis sobre a Trofa)


Outras informações:

Ponto de Encontro: Juntas de Freguesia.
De acordo com a disponibilidade das pessoas existirá um turno da manha e um turno da tarde.
Turno da manha
Ponto e Encontro: Junta de freguesia
Hora: 8h30m
Inicios do trabalhos: 9h30m
Fim dos trabalhos: 12h30m

Turno da tarde
Ponto e Encontro: Junta de freguesia
Hora: 14h00m
Inicios do trabalhos: 14h30m
Fim dos trabalhos: 17H

Relativamente ao transporte, este deverá ser partilhado pelos voluntários. Há, no entanto, possibilidade de haverem disponíveis carrinhas para transportes de passageiros.

Os voluntários deverão estar providos com roupa e calçado adequados, assim como, bens alimentares (água e comida). Serão fornecidos luvas de protecção e Sacos de Lixo.

Dia da Juventude mudou

Poucos se lembrarão do que foi o dia da juventude o ano passado.
Foi um dia "dedicado" à juventude mas que não colheu a simpatia da juventude trofense.

Ficou marcado o concerto que se deu durante a noite desse sábado e que não teve mais de 100 pessoas a assistir.

Este ano, a julgar pelo programa, parece ser diferente. São dois dias, descentralizados, com forte apoio das associações juvenis do concelho, levando para mais perto dos jovens, mais cultura, mais dinamismo e mais actividade.

Provalvelmente, serão gastos menos euros, mas certamente haverá mais animação.

Mais aqui

segunda-feira, 15 de março de 2010

Rolha Laranja

Acompanhei com interesse o congresso do PSD.
Foi um congresso vivo, à "antiga", daqueles que vale apena acompanhar.

Se bem que, devo ter ouvido a palavra "Socrates" e PS, mais vezes que PSD. Em termos de conteúdo e propostas para o país, o congresso pecou por defeito.

Também não é para isso que os congresso partidários servem...

Mas, o momento realmente marcante deste congresso foi a lei da rolha laranja.
A partir de Domingo, os militantes do PSD não podem criticar publicamente a sua direcção nos 60 dias antes das eleições. Uma verdadeira pérola anti-constitucional.

A questão que se impõem é esta: será que, se um dia o PSD chegar ao governo, os portugueses também serão proibidos de criticar o governo 60 dias antes de qualquer acto eleitoral?

Esta questão irónica, é apenas um critica a um partido que durante meses se denomina arauto da liberdade e da moral, mas que, em congresso, aprova uma medida deste calibre com o apoio de Santana Lopes e Manuela Ferreira Leite.

Felizmente, para bem do PSD e consequentemente para o bem da democracia portuguesa, nenhum candidato à liderança laranja se revê nesta Lei da Rolha.

sexta-feira, 12 de março de 2010

JS Trofa com ministro António Mendonça

No passado dia 8 de Março, uma representação da JS Trofa teve oportunidade de se reunir com o ministro das obras publicas António Mendonça, no que foi um encontro muito produtivo.

Além de todas as informações sobre o investimento a efectuar no distrito do Porto, foi também possivel discutir as obras governamentais que estão previstas para a Trofa: variante ferroviaria, metro e variante rodoviária.

Estes 3 investimentos constituem o maior investimento de sempre feito no nosso concelho e permitirão revolucionar a nossa mobilidade.

A JS Trofa só pode reconhecer a disponibilidade demonstrada pelo sr. ministro. agradecendo-lhe a oportunidade.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Feira Anual foi um sucesso

Decorreu este ano a maior feira anual de sempre no nosso concelho.

Num esforço concertado entre Câmara Municipal da Trofa e Junta de Freguesia, fez-se uma feira que elevou o nome da Trofa e que registou claros desenvolvimentos relativamente às edições passadas.

Ao presidente José Sá e sua equipa, os nosso cumprimentos e felicitações.

Valem apena eventos como este.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Tinhamos avisado: Adesão ao saneamento cresce 50%

Com a redução das taxas de ligação à água e sanemento, cresceram significativamente os pedidos de ligação à rede.

Trata-se, assim, de a um preço mais junto, mais trofenses terem acesso a um seu direito básico.

Além de cumprir promessas, o PS mostra resultados!

sábado, 6 de março de 2010

Festa M&M foi um sucesso

A JS Trofa congratula a associação de estudantes da Escola Secundária da Trofa pela brilhante festa desta noite. Uma excelente organização e muito bom ambiente fizeram desta, uma noite memorável.

A JS orgulha-se de se ter associado a este evento e contribuir para uma nova energia que percorre a AE EST.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Festa Escola Secundária da Trofa

Festa m&m

Organizada pela Associação de Estudantes da Escola Secundária da Trofa e com o apoio da JS Trofa.

Junto ao Intermarché com a presença de vários DJ's convidados, entre eles o nosso DJ Live K

Hoje, Sexta-feira às 22h00

Medo

A última assembleia municipal teve, como não poderia deixar de ser, algumas intervenções relativamente à decisão que foi tomada sobre a localização dos Paços do Concelho.

Intervenções aplaudindo, congratulando, outra(s) sugerindo, e algumas que nos fazem recordar aquele passado que não se quer de volta.

Claramente, a Trofa cansou-se de esperar. E a história, ainda curta, do nosso concelho deu-nos uma importante lição: a indecisão causou e causa ainda graves prejuízos e atrasos ao desenvolvimento do nosso concelho. Além disto, causou descontentamento. Os Trofenses mostraram inclusive essa insatisfação por, ano após ano, promessa após promessa, não verem atitudes objectivas rumo à construção dos Paços do Concelho.

O povo escolheu. Escolheu ver em 100 dias uma decisão sobre a localização. Esta era a maior promessa da candidatura do PS nas autárquicas, este era o maior desejo dos trofenses. E é para os trofenses que se deve governar. Não se deve governar para os jornais, não se deve governar para as “corrente de opinião” A ou B, não se deve governar para a esquerda ou para a direita. O dever é governar para as pessoas e para aquilo que elas escolheram e decidiram. Antes de ser uma decisão de Joana Lima e do seu executivo, escolher era já uma decisão dos trofenses e foi para isso que confiaram, com o seu voto, na mudança.

O que aconteceu em Fevereiro é a mais clara manifestação de democracia representativa. Ser democrático é cumprir promessas. Os trofenses quiseram a decisão em 100 dias e votaram em alguém com coragem para o fazer. E fez-se. Da mesma maneira que se estão a cumprir integralmente as promessas do PS feitas nas ultimas eleições.

O que vem acontecendo agora é a mais clara manifestação de politica. Com todas as virtudes e defeitos que isso comporta, todos os partidos tentam extrair dividendos da situação e mostrar as suas posições. Contudo, há posições construtivas e legítimas mas também há aquelas que são incompreensíveis dado o passado recente.

Há entidades que se esqueceram, por completo, do sentido de responsabilidade e de coerência. Isto porque, se em 11 anos não se escolheu o local de construção dos Paços do Concelho é porque o PSD não quis. Simplesmente, não quis. Por motivos politico-estratégios o PSD achou melhor não decidir, não arriscar, acomodar-se. Foi uma estratégia que deu mau fruto para os seus resultados eleitorais, mas foi a estratégia escolhida. Assiste-se assim com perplexidade às intervenções do mesmo partido e das mesmas pessoas que durante anos e anos, após maiorias absolutas, após resultados expressivos nas urnas e após todas as condições, não quiseram escolher e não quiseram decidir.

Ainda para mais, o PSD aparece com posições curiosas. Supostamente é contra a construção num local que os próprios propuseram. Incoerência. Ao que se lê são a favor de uma localização que começa na Trofa Velha e acaba na rotunda do Catulo. Conveniência. Como também foi conveniente o resultado da comissão “técnica” ter sido entregue oficialmente após as eleições autárquicas. Não, isto já não é politica; é demagogia, é medo. Medo de decidir, medo de alienar eleitorado, medo de ter ideias. Numa situação o PSD é coerente, se em 11 anos nunca decidiu, continua sem decidir.

Quanto tempo mais poderíamos continuar sem decidir? Quanto tempo os trofenses deveriam esperar para parar de deambular entre o pólo 1, o pólo 2, as finanças, os correios, para tratar dos seus problemas? Será que a politica deve, alguma vez, atrasar o desenvolvimento do nosso concelho? Não. A politica existe para acelerar as decisões, para, representando o povo, avançarmos e crescermos. Não há tempo a perder, é hora de colocar a Trofa a ganhar.

A suposta polémica a que se assiste nos jornais não é uma polémica entre o povo trofense. É uma polémica política. Porque o que aconteceu é o assunto mais pacífico que pode haver em democracia: cumprir o que foi prometido.

Como jovem, vejo a politica com coragem, com determinação. Não me identifico com “jogos políticos”, com conveniências momentâneas e com a demagogia.

A história pode não ensinar tudo, pode até nem mesmo ensinar muitas coisas, mas dá sempre importantes lições. E a história da Trofa ensinou-me e confirmou-me que vale a pena acreditar firmemente em algo e sermos coerentes e conscienciosos nas nossas atitudes. Em suma, valeu a pena mudar.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Teve mesmo de ser assim?

Em Junho de 2009 o endividamento da câmara já superava em 17Milhoes de euros o valor máximo previsto pela lei.

Sim, dava para construir mais que uns Paços do Concelho.

Trocando por miúdos: imagina que ganhas 500€/mês no teu emprego. Agora imagina que, para ires passar umas férias, pedes emprestimos ao banco. No final de tudo, o montante que tens de pagar todos os meses é de 1000€/mês. Fica complicado não fica?

Além disto, ainda imagina que vives em casa alugada, não tens carro e já não existem bancos a emprestar mais dinheiro e ainda, os teus pais já não têm capacidade para te ajudar mais.

Isto, na Câmara Municipal da Trofa, não é imaginação. É a realidade.

Mesmo assim, consegue-se decidir, construir, distribuir e avançar.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Concluir Obras

Serão inauguradas brevemente duas novas bibliotecas escolares.

São obras da mais elementar importância, e para a sua inauguração muito contribui o esforço protagonizado pela autarquia nos ultimos meses pois, como é do conhecimento geral, estas obras estavam estagnadas no anterior executivo.

Além desta inauguração outras iniciativas existem no ambito da promoção da leitura no concelho.


Para a autarquia, esta "é mais uma iniciativa que traduz o investimento que a Câmara Municipal da Trofa, liderada por Joana Lima, está a desenvolver, para que os estabelecimentos escolares locais tenham à sua disposição as melhoras infra-estruturas possíveis". Na opinião da vereadora da Educação, Maria Teresa Fernandes, este projecto mostra "a preocupação constante da Câmara Municipal da Trofa em desenvolver campanhas de sensibilização e divulgação da leitura junto dos mais jovens".