terça-feira, 31 de março de 2009
domingo, 29 de março de 2009
Discurso de um Socialista
quarta-feira, 25 de março de 2009
CMJ - Uma oportunidade perdida
A câmara municipal da Trofa decidiu-se, finalmente, a dar os primeiros passos tendo em vista a constituição do Concelho Municipal da Juventude (CMJ).
Este órgão de carácter consultivo tem como membros um conjunto de jovens representantes de vários movimentos juvenis do nosso concelho, que irão debater e reflectir acerca das politicas da juventude levadas a cabo pela autarquia.
Para vários concelhos do nosso país, o CMJ é já uma realidade há vários anos, constituindo um espaço de debate, reflexão e de espírito democrático, sendo considerado um espaço de relevante interesse e um espaço de progresso para as comunidades jovens.
Na Trofa, o entendimento da câmara Municipal da Trofa tem sido outro. A constituição do CMJ tornou-se obrigatória por lei em Fevereiro deste ano, mas a Trofa teve a oportunidade de o fazer durante os últimos 10 anos. Oportunidade que o executivo PSD decidiu não aproveitar, e não foi por falta de aviso. Isto porque, já há largos meses que a Juventude Socialista vem alertando nas assembleias municipais para este facto. Desde 1999 que os CMJ vêm dispostos na Lei portuguesa, e desde daí vários concelhos vêm adoptando os CMJ.
O PSD num espírito autocrático, não teve a devida atenção aos apelos e apenas agora decide avançar com o processo. Tarde, pois o tempo útil para a actividade do CMJ é muito pouco, tendo em conta a proximidade de eleições. Tarde, fundamentalmente, porque em 10 anos muito mais poderia ter sido feito na área da juventude, e alguns projectos seriam melhor conduzidos contando com a opinião do povo jovem da Trofa.
Não deixámos de congratular a futura existência deste CMJ na Trofa, contudo urge perguntar ao Dr. Bernardino Vasconcelos o porquê de não propiciar aos jovens uma oportunidade, o porquê de não possibilitar aos jovens discutir o futuro da Trofa.
Este episódio da Câmara Municipal da Trofa é um exemplo de uma politica pouco aberta do PSD, de uma falta de empreendedorismo, de um PSD que não se consegue fazer ouvir mas que também não quer ouvir.
A JS acredita que a Trofa merece uma câmara com visão para o futuro, democrática, arrojada! A Trofa precisa de uma câmara atenta aos problemas do presente e aos desafios do futuro.
O CMJ é um exemplo do que a Trofa podia ser mas não é. Não eram precisos milhões para constituir o CMJ, bastava vontade e abertura democrática.
Contudo, a JS espera que o CMJ se reúna brevemente, e se debatam algumas questões essenciais sobre a juventude do nosso concelho. Será uma oportunidade de dar ideias, concelhos e opiniões, e a Juventude Socialista lá estará presente com todo o orgulho de fazer o melhor ao serviço da Trofa!
domingo, 1 de março de 2009
Congresso Nacional do PS
Nos próximos dias, neste blog, colocaremos mais informações relativas a este evento. Para hoje resta-nos o descanso de três dias intensos e a satisfação de tomarmos parte da Força da Mudança.
Dos congressistas,
José Amadeu
Filipe Portela
Daniel Bambino
Marco Ferreira